Saber precificar é uma tarefa que pode se tornar um tanto quanto complicada quando não temos experiência. É preciso encontrar uma fórmula que seja justa para cobrir os custos, além de fazer com que o consumidor não saia prejudicado e que essa relação seja proveitosa para ambos os lados.
Mas qual a melhor forma de encontrar esse preço? Quais os critérios que precisam ser avaliados para chegar a um número adequado? A falha de alguns empreendedores está em não observar todos os pontos e em não considerar cada fator atuante em determinada produção. Além do óbvio valor de despesa pelos materiais utilizados no processo, é preciso incluir impostos, custos fixos e outros detalhes para que a organização não saia no prejuízo.
Caso a tarefas seja um tanto quanto complicada, existem algumas ferramentas no mundo do empreendedorismo que ajudam nesse sentido e uma das mais usadas e conhecidas é o Markup. Atuando diretamente nos custos de uma produção, o Markup trabalha para encontrar um valor que cubra as despesas e, ao mesmo tempo, ofereça um lucro adequado para a empresa.
De cálculo mais simples, direto e prático, o Markup tende a ser a ferramenta mais utilizada pelos empreendedores. Com ela, é possível calcular o valor de um produto unitário ou de um novo serviço que será colocado à disposição do público consumidor. Nesse sentido, na hora de negociar, é sempre bom ter à mão todos os mecanismos e recursos para garantir o sucesso da venda.
O Markup pode ser um bom aliado nesse momento, pois com esse índice multiplicador é possível formar o preço com base no custo. Formado por despesas fixas, despesas variáveis e também pela margem de lucro estimada, o Markup permite ao negociador cobrir todos os custos sem perder a lucratividade desejada.
Confira abaixo um pouco mais sobre a ferramenta e saiba como aplicá-la no seu dia a dia:
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As variantes do Markup:
Para lidar com o Markup, é preciso entender as suas variantes para, posteriormente, colocá-las na fórmula que explicaremos mais abaixo. É importante que você faça uma lista das informações, recolha os dados essenciais e mantenha-os próximos para que o cálculo seja bem-sucedido.
- Margem de lucro: rendimento que se espera obter sobre o preço unitário de um produto ou serviço.
- Custo direto: valor investido para a produção e/ou aquisição de um produto.
- Despesas variáveis: estas acontecem junto com a realização da venda. Exemplo destas variáveis são os impostos sobre vendas e comissões pagas para vendedores.
- Despesas fixas: aqui entram todos os gastos que não fazem parte do custo do produto ou do serviço. Despesas comerciais (comissão de vendas, royalties, entre outras) são algumas destas despesas fixas.
Como e por que calcular o Markup?
Um dos pontos que mais chama a atenção para a ferramenta, além da sua facilidade de cálculo, é que o Markup se encaixa em qualquer empresa. Não importa o segmento, muito menos o tamanho da organização. Todas podem se aproveitar do cálculo para conseguir uma precificação justa.
Com o Markup definido, as negociações de vendas ocorrem com mais flexibilidade, autonomia e segurança, garantindo a rentabilidade da sua empresa e a competitividade do seu negócio no mercado em que ele está inserido. Como ressaltamos, o método faz com que você obtenha o preço correto e essa prática traz outros benefícios, como:
- Maior lucro nas operações diárias. Lucrar é uma das premissas para a sobrevivência de um negócio, por isso não perca dinheiro ao precificar um produto ou serviço de forma equivocada;
- Preços corretos ajudam a empresa e agradam o consumidor. Ainda que muitos prefiram pagar mais barato, valores muito baixos podem afastar o cliente por ser associado a uma baixa qualidade e, quando o preço está lá em cima, fica mais difícil reter o público. Pense nisso;
- Seja transparente, jogue limpo com seus clientes e ofereça esse valor adequado. Quem joga limpo pode ganhar a simpatia do público, além de se sobressair no concorrente mercado em que vivemos. Preço pode fazer toda a diferença nessa disputa!
O Markup pode ser calculado individualmente para cada produto ou ser estipulado um único índice para todos os produtos. Analise qual é a melhor estratégia para o seu negócio. Outro item a ser considerado na hora de calcular o markup é o histórico dos valores que entrarão no cálculo. Verifique o histórico e, caso haja uma oscilação grande em algumas destas variáveis (despesas fixas, despesas variáveis, margem de lucro, custo direto), use o índice praticado em seu segmento para calcular o markup.
Outro fator importante a ser considerado na hora de calcular o Markup é o enquadramento de sua empresa. No Brasil, cada enquadramento de empresa (Simples Nacional, Microempresa, Pequena Empresa, entre outras) tem uma tributação específica. Se for o caso da sua empresa, utilize dois multiplicadores: antes dos impostos e depois com os impostos.
Feito isso, o próximo é colocar a mão na massa e calcular! Para fazer este cálculo, você pode adotar a seguinte fórmula:
100/[100-(DV+DF+LP)]
- 100 = preço unitário total de venda
- DV = despesas variáveis
- DF = despesas fixas
- LP = lucro pretendido
Atente-se aos dados e refaça as contas caso tenha dúvidas. Lembre-se de não esquecer nenhuma informação, visto que cada uma das variáveis são cruciais para encontrar um valor final ideal para a sua empresa.
Depois de conhecer e entender um pouco mais sobre o markup, analise se a sua empresa tem feito este cálculo da forma correta. Se preferir, entre em contato com outros profissionais, empresas parceiras ou um expert no assunto para pedir apoio e entender mais sobre a ferramenta e sobre a importância da precificação. Não deixe sua empresa à mercê da sorte ou do “chute” sobre os valores de produtos ou serviços.
Se você tem mais informações ou experiência com o markup, não hesite em utilizar o espaço abaixo para nos contar a sua opinião e como é feito o cálculo de preços em sua empresa. Se este conteúdo lhe ajudou de alguma forma, curta e compartilhe em suas redes sociais.
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Imagem: bikeriderlondon / Shutterstock