Entenda o conceito de Marketing One-To-One e sua eficiência nas vendas

Com foco na fidelização do cliente, o Marketing One-to-One aplica estratégias de maneira individualizada, personalizando o atendimento oferecido ao consumidor.

 

Ao estudar marketing é possível encontrar diversas áreas, tais como o marketing de conteúdo, marketing B2B e B2C e por aí vai. Hoje vou trazer a luz mais um conceito dessa família: o marketing one-to-one, o famoso “cara a cara”.

Enquanto o marketing tradicional caminha alinhado às estratégias de comunicação e fidelização, o marketing one-to-one utiliza os mesmos conceitos só que com táticas ainda mais individuais e personalizadas. Para que esta metodologia traga resultados satisfatórios, é preciso ter conhecimento e relacionamento profundo sobre os consumidores.

Em um exemplo prático, pense em um estabelecimento de qualquer produto ou serviço que você goste muito, que consuma com frequência e que recomende sempre que pode. Muito mais do simplesmente ter apego ao que está sendo vendido ali, você é fã do contexto: a experiência de compra, o atendimento, ao produto ou serviço em si e ao pós-vendas. Continue lendo o texto para saber mais!

 

[php_everywhere instance=”2″]

Descubra quais são as vantagens

Existem diversos pontos positivos que podem ser o resultado de uma estratégia de marketing one-to-one bem planejada. A assertividade, a aproximação, a redução de custos e o aumento de vendas são alguns dos itens que merecem luz dos holofotes. Conheça melhor quais são os pontos mais benéficos de usar esse tipo de marketing na sua empresa:

 

O relacionamento entre cliente e empresa fica mais estreito

Por ser uma estratégia pautada no conhecimento a respeito do cliente, a empresa não pode se manter distante ou ter uma política de relacionamento focada exclusivamente na compra e na venda. É preciso ampliar essa relação para que o marketing one-to-one seja eficaz, assertivo e traga resultados satisfatórios para a sua empresa.

Entre muitas ações, para contribuir com a ideia de proximidade no mundo digital, a empresa cria mais canais de comunicação e os mantêm ativos. Por exemplo, a organização pode ter um perfil em redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram, G+ e LinkedIn. Será preciso recheá-las com conteúdo relevante diariamente e ainda ter um controle de respostas eficiente para perguntas, observações e reclamações. Ainda é possível trabalhar com plataformas como o Reclame Aqui e Consumidor.gov.

No mundo offline é interessante trabalhar com ações em que o consumidor interaja com a marca de forma divertida em espaços físicos em que geralmente ele está. Pode ser a criação de festas especiais ou a instalação de dispositivos na rua que provocam uma reação de quem está passando.

Outra tática interessante para indicar é o programa de fidelização, que pode ter vantagens tanto mundo online quanto no mundo offline. Um serviço que traga benefícios reais para o cliente que se mostra fiel à marca cria aproximação e abre as portas para novos consumidores.

E muito mais! O marketing funciona como uma arte: ele não para de se reinventar, pois está sempre atualizado com as tendências e mudanças de comportamento tanto das empresas quanto dos clientes e seus hábitos de consumo. Se você quiser destacar mais uma medida que deixa o relacionamento negócio-cliente mais alinhado é só escrever nos comentários!

 

Identificação do público-alvo

Quando se trabalha com marketing one-to-one, é possível identificar quem faz parte do seu público-alvo com mais facilidade e fazer disso uma estratégia assertiva. Uma área de marketing que retém conhecimento a respeito do seu produto e serviço e do seu público está sempre bem munida. Veja alguns pontos interessantes para destacar:

 

  • Autoconhecimento: ter consciência das qualidades e dos defeitos do seu produto e serviço ajuda a criar uma comunicação honesta. Claro que não é obrigatório destacar os pontos fracos, mas é preciso ter um plano pronto para reagir e responder a comentários e reclamações relacionados a eles.
  • Avaliação do contexto: entender quem é o público-alvo, quais são seus desejos de consumo, como você pode atender a alguns dos seus anseios de compra é fundamental. Dessa forma, é possível criar conteúdo relevante e pensar em novos produtos e serviços mais adequados. Ainda é possível prever mudanças de hábitos de compra e apresentar novidades.

 

Redução de custos

Por conhecer bem o seu público-alvo, você sabe quais são os meios de comunicação mais eficientes, além de ter plena consciência do tipo de linguagem que deve usar em cada um deles. Portanto, se é mais eficaz enviar um e-mail ao invés de ligar, você não perderá tempo com ligações. Até mesmo a frequência de contato será mais assertiva justamente por você conhecer bem o seu cliente.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Crescimento de vendas

Claro que, após implementação e com o monitoramento e atualização constantes, a estratégia de marketing one-to-one se torna um poderoso aliado ao time de vendas. Aliás, esse é o melhor argumento para que as áreas de vendas e comercial trabalhem em conjunto com o time de marketing.

 

Como conhecer o meu cliente

É impossível entender quem é o seu público sem perguntar o que ele gosta e o que ele quer no momento certo. Infelizmente, não existe uma regra para isso. Existem muitas variáveis, tais como: tipo de produto e serviço, posicionamento da marca, disponibilidade de plataformas, verbas e cultura da empresa.

De qualquer forma, existem alguns métodos muito praticados que podem ser eficientes em diversos casos. Confira:

  • Envio de pesquisa de satisfação ou para entender hábitos de consumo por meio do e-mail marketing ou em um totem nas lojas físicas;
  • Monitoramento e análise constante do retorno investido em mídia online e offline;
  • Monitoramento e análise constante das vendas;
  • Estudo regular do mercado em que está inserido e de tendências dos consumidores.

 

Importância do coaching

O coaching funciona como uma ferramenta de transformação na vida pessoal e profissional de qualquer um. É possível descobrir fatos sobre você mesmo que você nem sabia ou entendia e também a como ser uma pessoa mais evoluída em todos os âmbitos.

A formação Leader Coach Training (LCT) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é ideal para quem deseja buscar pelo progresso pessoal. Mas, não é só para quem é ou deseja ser líder? Não. Tanto esse público quanto outros profissionais podem se beneficiar com as ferramentas usadas nessa metodologia.

Entre as muitas vantagens está a obtenção de habilidades de coaching para aplicação imediata em diversos setores relacionados ao trabalho de líder, tais como a liderança de si mesmo, na família e na empresa. Quem não é esse tipo de profissional especificamente, pode agregar o conhecimento e a prática no seu dia a dia para estar em constante evolução. Além disso, o curso traz a luz uma nova filosofia para alcançar resultados, desenvolvimento de comprometimento, exercícios de gerenciamento de tempo e produtividade, aprendizado sobre feedback assertivo, administração de prioridades, otimização da comunicação efetiva e pessoal, autogestão e aperfeiçoamento do relacionamento com colaboradores de diferentes gerações.

Viu como é possível relacionar essa formação do IBC com a sua carreira e com a vida pessoal? Basta que você queira obter conhecimento e ser uma pessoa mais evoluída todos os dias. Agora é sua vez! Reflita sobre a importância desse investimento em você mesmo.

Para finalizar, quero saber se, depois de ler esse artigo, você acredita que o marketing one-to-one pode alavancar as vendas da sua empresa e trazer resultados extraordinários? Traga sua reflexão a respeito do tema nos comentários. E se este conteúdo foi relevante para você, curta e compartilhe nas suas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: Antoniu / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010