Investir em um produto para ser comercializado é muito importante. Procurar diferenciais para que este produto seja escolhido pelos consumidores também é de extrema importância para que a empresa se sobressaia no mercado. Mas, como fazer deste produto algo atraente em meio a tantas ofertas e opções? Existem várias estratégias e ferramentas de marketing que podem fazer isto, dentre elas está o marketing de produto. Quer saber mais sobre este tema e como ele pode ser aplicado de maneira correta em sua empresa? Continue a leitura,querida pessoa.
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Afinal, o que é marketing de produto?
O marketing de produto é um segmento do marketing que tem o objetivo de conectar produtos e pessoas. Nesta modalidade, a empresa identifica e vai atrás dos consumidores corretos para seu produto, ao mesmo tempo em que cria uma forma de vender sua mercadoria de maneira convincente para atrair e conquistar novos clientes.
O marketing de produto desenvolve o posicionamento do produto perante o mercado, além da mensagem que será passada para o público e o diferencial competitivo do item. A abordagem serve tanto para um produto novo quanto para um item que já é comercializado e vai ser inserido em um novo mercado.
Estágios do marketing de produto
O desenvolvimento e aplicação do marketing de produto passa por oito estágios. Confira nos próximos tópicos quais são estes estágios e a importância de cada um deles:
1 – Desenvolvimento do cliente
Neste primeiro estágio é importante que os envolvidos no processo definam quem faz parte do público-alvo. Isso precisa ser feito com base em pesquisas para levantamentos de dados seguros e precisos. Importante dizer que as informações obtidas nesta etapa influenciarão as demais etapas do processo. Por isso, esta etapa precisa ser feita com bastante cautela e comprometimento.
2 – Posicionamento do produto e da marca
Aqui precisa ficar claro e definido como este produto será apresentado para o cliente. Já que está claro para quem se destina o produto, agora é hora de definir como este produto se destacará dos concorrentes para que o cliente faça sua escolha na hora da compra.
3 – Divulgação para colaboradores
Esta etapa é pouco respeitada e isso é um grande erro. Antes de vender e apresentar o produto para os consumidores finais, os colaboradores precisam conhecer este produto. É importante que eles também tenham experiências com o produto para que a venda seja ainda melhor. Portanto, conquiste os consumidores internos para que os consumidores finais (os externos) também fiquem encantados com as características e diferenciais do produto que a sua empresa vende.
4 – Prepare sua equipe
A próxima etapa é garantir que sua equipe tenha os argumentos necessários para fechar vendas. É importante também que a equipe de pós venda e os demais colaboradores tenham informações para atender o cliente. Por isso, investir em treinamentos para que a equipe esteja preparada para os atendimentos é fundamental.
5 – Planejamento do lançamento
Agora que está claro quem é o cliente, como o produto funciona e a equipe está pronta para atender, o próximo passo é estruturar o lançamento deste produto no mercado. Aqui entram as datas de cada etapa bem como as ações estratégicas.
6 – Conteúdo de lançamento
Esta é uma etapa para pensar e traçar peças publicitárias, conteúdos para plataformas digitais, forma de comunicação com o cliente nas redes sociais, promoções, ações em blogs e demais portais de comunicação.
7 – O lançamento
Sim, esta é uma etapa fundamental. A mais importante de todas neste processo de marketing de produto. É hora de ver o produto em ação, de ver como será a recepção do cliente e também do mercado.
8 – Análise dos resultados
Após o lançamento, reúna com os profissionais envolvidos com o marketing de produto para analisar de maneira imparcial os resultados que foram obtidos com as estratégias. Verifique se há a necessidade de ajustar alguma estratégia ou alguma funcionalidade do produto. Veja também quais foram as ações que trouxeram resultados satisfatórios.
Marketing de produto X Gestão de produtos: quais os principais diferenciais?
Enquanto a gestão de produto lida com o desenvolvimento de novos produtos, o marketing de produto lida com a distribuição dele para os clientes e consiste no processo de promover e vender a mercadoria para uma audiência específica.
Para aplicar o marketing de produto, é necessário que você tenha uma persona atualizada para o seu produto, conheça o plano de negócios da sua empresa e saiba como os clientes estão usando o item. Também é importante que você entenda a partir de onde clientes e usuários estão chegando à sua empresa, de modo a manter um controle sobre seus passos.
Ligado diretamente ao consumidor, esta modalidade de marketing tende a auxiliar sua empresa no que diz respeito ao posicionamento e diferencial competitivo. Trata-se de um segmento do marketing que traz todas as informações necessárias para aumentar suas vendas e fazer com que sua empresa cresça cada vez mais.
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