A economia colaborativa, também chamada de economia compartilhada, é uma ação que consiste em alugar algum item que está parado e só ocupando espaço. Esta é uma ação que promove a sustentabilidade, devolve a função de produtos que estavam em desuso, garante a economia e ainda pode render uma renda extra para o proprietário do objeto.
Na economia colaborativa, é possível alugar um eletrodoméstico está parado e em desuso ou até mesmo um vestido, uma raquete de tênis ou o carro. Muitas pessoas têm investido neste novo modelo de negócio como forma de economizar e até mesmo dar início a um empreendimento.
Ideias de economia colaborativa
- Alugar um quarto sobrando para estrangeiros que vêm estudar no país;
- Alugar um vestido de festa que foi usado uma única vez;
- Alugar um carro que está parado na garagem;
- Alugar uma impressora que está em desuso na sua casa.
O mundo e a economia colaborativa
Você sabia que até a União Europeia pediu fomento ao governo para a economia colaborativa? Um exemplo muito famoso é o Uber, serviço internacional em que pessoas alugam seu carro para viagens em troca de um valor determinado. Esta é uma excelente forma de gerar renda e ajudar o meio ambiente, já que muitas pessoas estão deixando de adquirir carros novos para andar apenas de Uber.
Quando uma empresa adora o conceito de economia colaborativa, ela passa a se relacionar com outras organizações por meio da troca e do estabelecimento de parcerias. Além disso, este tipo de ação favorece a economia e pode até gerar um negócio extra para a empresa.
Gostou deste artigo? Deixe sua opinião no espaço para comentários!
[php_everywhere]
Imagem: venimo / Shutterstock