Entenda o conceito de coopetição e como pode colaborar para uma empresa

A coopetição é um conceito empresarial que alia a competição à cooperação, favorecendo o crescimento de duas ou mais empresas ou profissionais.

Apesar de pouco conhecida e difundida no meio corporativo, a palavra coopetição é um conceito muito importante para o dia a dia empresarial. Derivada da união das palavras competição e cooperação, a coopetição consiste em uma estratégia mercadológica de competir e cooperar em prol de um objetivo comum.

Trata-se de uma maneira de as empresas se unirem e se fortalecerem para conquistar um objetivo conjunto, em vez de guerrearem entre si. Este conceito parte do princípio de que os concorrentes nem sempre são inimigos, podendo muitas vezes ser aliados.

[php_everywhere instance=”2″]

Apesar de parecer improvável para muitos, trabalhar em coopetição pode ser uma atitude benéfica e que gera resultados positivos para ambas as empresas. Neste sentido, muitas organizações devem encarar seus competidores como possíveis parceiros para expandir negócios e, consequentemente, aumentar a lucratividade.

Quer um exemplo prático de como a coopetição pode ser utilizada no dia a dia? Você certamente já viu um caixa eletrônico interligado, os famosos “Banco 24 horas” em que diversas instituições financeiras compartilham seus caixas em um mesmo terminal, evitando que as pessoas se desloquem para outros locais em busca de caixas exclusivos. Essa ação aumenta o fluxo de clientes que utilizam os terminais e favorece a utilização dos serviços bancários.

É importante ter em mente que, apesar do uso do conceito comumente ser aplicado principalmente de empresa para empresa, a coopetição também pode gerar muitos benefícios quando exercitada dentro da própria organização, em que funcionários colaboram entre si e estimulam a produtividade geral da empresa. Neste caso, a coopetição trabalha com uma competição saudável, que é aliada à cooperação.

Benefícios da coopetição para as empresas

  • Criação de parcerias de grande sucesso;
  • Acúmulo de novas experiências;
  • Surgimento de novas ideias corporativas;
  • Expansão do mercado;
  • Redução de custos e despesas;
  • Oportunidade de inovação;
  • Compartilhamento de experiências;
  • Aperfeiçoamento de produtos e serviços;
  • Desenvolvimento e crescimento profissional;
  • Abertura de novos horizontes;
  • Descobrimento de novas soluções de negócios que uma empresa ou um profissional talvez não conseguisse fazer sozinho;
  • Oportunidade de novos investimentos.

E você, já conhecia este conceito? De que maneira ele tem contribuído com a sua empresa ou seu negócio? Deixe o seu comentário e continue acompanhando nossos conteúdos.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: alphaspirit / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010