A cocriação significa trazer inovação por meio da associação de pessoas de fora da empresa, agregando valor, conteúdo ou marketing ao negócio e recebendo algum tipo de benefício por terem contribuído. A cocriação em marketing busca de inovação por meio de engajamento e participação das pessoas, trazendo benefícios para todos os envolvidos neste processo. Trata-se, portanto, de uma maneira de utilizar a inteligência coletiva a seu favor.
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Como funciona a cocriação em marketing?
A empatia é o ponto principal deste conceito, pois une pessoas com diferentes experiências para o aprimoramento das ideias. A cocriação permite que várias pessoas participem de um projeto, sejam elas fornecedores, compradores, parceiros, clientes ou qualquer outra pessoa que tenha algo para agregar.
Desafios da cocriação em marketing
Um dos grandes desafios que afetam os empreendedores é manter em segredo as inovações e controlar o processo de criatividade. Entretanto, para algumas empresas, é tudo uma questão de timing do mercado e o melhor conhecimento disponível para inovar. Uma coisa boa é fazer com que o projeto seja constantemente adaptado.
Casos de sucesso
- Seara: cocriação através de colaboradores;
- Google: cocriação de marketing através de uma área de negócios;
- Tecnisa: cocriação em marketing usando redes sociais.
O mundo atual é muito inovador e a todo momento aparece um modo diferente de interagir e negociar. A cocriação em marketing é a prova viva de que estas novidades estão mais próximas do que nunca. A participação criativa de pessoas fora do cerne do projeto possibilita mais criatividade e possivelmente mais lucratividade para a empresa.
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Imagem: vectorfusionart / Shutterstock