A vida do ser humano é cheia de altos e baixos, isso faz com que nem sempre estejamos bem perante às circunstâncias com as quais nos deparamos ao longo da nossa trajetória. Nesse sentido, o que a pessoa pode fazer para se sentir segura, enfrentar os obstáculos de cabeça erguida e alcançar o sucesso? A chave para essa pergunta está no autoconhecimento.
O autoconhecimento diz respeito à prática de conhecer a si mesmo, ou seja, é quando o ser humano identifica suas qualidades, pontos de melhoria, sonhos, expectativas, medos, anseios, emoções, comportamentos e limitações. Através desse exercício, a pessoa possui subsídios para:
- Traçar metas e objetivos condizentes com o que deseja para a sua vida;
- Eliminar hábitos sabotadores;
- Potencializar suas habilidades e competências;
- Enfrentar as adversidades com congruência;
- Desenvolver a autoconfiança;
- Dominar suas emoções;
- Ter mais autonomia;
- Encontrar oportunidades de crescimento e muito mais.
Além de todos esses benefícios, o autoconhecimento minimiza sentimentos negativos como, a falta de autoestima, ansiedade e frustração. Ou seja, quando adquirimos consciência de quem nós somos, passamos a ter uma visão menos distorcida de nós mesmos, não nos surpreendemos com nossos sentimentos e reações frente às circunstâncias da vida, além de tomarmos atitudes mais conscientes e coerentes.
[php_everywhere instance=”2″]
O conceito de auto-aperfeiçoamento
Quando falamos em auto-aperfeiçoamento, estamos falando do movimento que o indivíduo realiza, no sentido de conhecer suas principais habilidades, capacidades e competências e de aprimorá-las constantemente, para que, dessa maneira, consiga alcançar os objetivos que almeja em sua jornada, tanto pessoal, quanto profissional.
Este processo tem grande importância na vida de todo e qualquer tipo de pessoa, porque, em determinado momento de nossa vida, tendemos a acreditar que não precisamos mais buscar conhecimento e, principalmente, que não temos a necessidade de desenvolver o nosso autoconhecimento. Pensar assim prejudica o nosso crescimento e também o alcance dos resultados extraordinários que almejamos em nossa trajetória.
Diante disso, é preciso que tenhamos em mente que o processo de aperfeiçoamento, seja ele pessoal, profissional ou empresarial, nunca para. Ele deve ocorrer de maneira constante, sendo que, para que isso aconteça, é necessário que empreguemos esforços próprios, capazes de nos levar ao alcance de patamares cada vez mais elevados em nossa vida.
Auto-aperfeiçoamento na carreira
Como visto, o autoconhecimento traz inúmeros benefícios, sejam eles em âmbito pessoal ou profissional. Quando falamos de carreira, é essencial evidenciar que antes mesmo de procurar um emprego, se recolocar no mercado ou tentar uma nova profissão, a pessoa precisa se conhecer enquanto profissional.
De nada adianta possuir um currículo impecável, presença em workshops e palestras e uma vasta experiência, se você não tiver consciência sobre suas habilidades e competências, sobre o que você ainda precisa aprimorar, sobre o que te motiva e sobre suas emoções e comportamentos enquanto profissional.
Quando você não conhece o seu “eu”, diversas oportunidades são perdidas sem que nem ao menos você perceba, além de abrir espaço para os concorrentes. Já quando a pessoa desenvolve o autoconhecimento profissional, ela aprimora suas competências, toma decisões de forma assertiva, otimiza resultados, além de estar em constante crescimento e aperfeiçoamento.
O auto-aperfeiçoamento é fundamental para que o indivíduo alcance seu objetivo enquanto profissional, pois através de tal prática, a pessoa:
- Torna-se mais capacitada;
- Adquire disciplina;
- Maximiza seu foco;
- É mais eficiente na realização das atividades;
- Controla suas emoções e comportamentos;
- Lida melhor com os problemas organizacionais;
- Inspira os colegas de trabalho;
- Amplia seu networking;
- Aumenta sua produtividade;
- Garante diferencial competitivo;
- Possui mais chances de ser promovido;
- Contribui com o crescimento da empresa.
Como alcançar o auto-aperfeiçoamento?
O auto-aperfeiçoamento requer que coloquemos em prática alguns pilares, que nos levarão ao seu alcance. Entre eles está:
Hábitos
O primeiro passo é modificar hábitos prejudiciais, colocando em prática aqueles que verdadeiramente contribuem para o seu crescimento. Comece de imediato esta mudança e persista, por mais que no início seja algo difícil.
Metas
Para que este processo faça sentido para você, é preciso determinar as metas e objetivos que você deseja alcançar. Ao fazer isso, você terá forças e a motivação necessária para aperfeiçoar-se constantemente.
Ferramentas
Utilize ferramentas, técnicas e sistemas a seu favor, porque eles vão te ajudar a se manter firme no caminho do auto-aperfeiçoamento.
Inteligência emocional
No meio do caminho pode ser que você encontre desafios e adversidades. Para lidar com eles da melhor maneira possível o ideal é contar com a inteligência emocional, que vai te ajudar a administrar seus sentimentos e emoções, sem deixar que eles te desviem do seu foco.
Papel do Coaching no auto-aperfeiçoamento
O auto-aperfeiçoamento não é possível sem que antes o profissional faça um planejamento do mesmo. Isso quer dizer que a pessoa precisa ter uma visão clara das suas metas e objetivos, além de definir estratégias para que eles sejam alcançados. Nesse sentido, o profissional pode contar com o auxílio do Coaching.
A metodologia tem como foco, através de técnicas, ferramentas e perguntas poderosas, evidenciar ao indivíduo como ele se comporta dentro da organização, fornecer subsídios para que ele melhore seus comportamentos, supere obstáculos, desenvolva a autoconfiança, potencialize suas competências, identifique suas expectativas e ainda, adquira habilidades de liderança.
Com todo esse processo, o profissional é capaz de definir e alcançar suas metas e objetivos de maneira mais estruturada, com base em ações e prazos, além de crescer e evoluir de forma contínua e assim, aumentar seu valor na empresa, abrir espaço para oportunidades dentro da mesma e alcançar resultados extraordinários.
Você pratica o auto-aperfeiçoamento na sua carreira? O que você faz para colocá-lo em prática? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: pathdoc