O que você entende por gestão de vendas? Muitas pessoas podem responder que o conceito significa apenas motivar a equipe a vender mais. Mas ele vai muito além! Há outras atribuições e responsabilidades para quem está à frente do cargo de gestão de vendas. Ao longo do texto vou explicar mais sobre esse setor, sua profundidade e como ele é essencial para muitas empresas. Acompanhe!
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O dever do setor de vendas
Por ser um setor que tem contato direto com os clientes, é dever do gestor de vendas garantir que os consumidores tenham voz ativa em todos os setores da empresa. Uma empresa que sabe o que o seu cliente necessita consegue prestar um atendimento mais efetivo, o que a torna diferente dos concorrentes.
Mas, para que isso aconteça de forma eficaz, é necessário que o gestor de vendas desenvolva planejamentos, estratégias, ações do marketing e o gerenciamento de pessoas e recursos baseado nas informações factuais e histórico. Saber gerenciar vendas não é simplesmente liderar equipes, mas também buscar soluções táticas para garantir bons resultados, como o cumprimento de metas e a satisfação dos clientes.
Aliás, fica aqui uma dica para quem acha que algumas profissões são fáceis ou simplistas demais. É primordial que você tenha e demonstre respeito pelo trabalho do outro. Uma pessoa que desdenha de determinado cargo deve olhar para si e buscar pelos pontos fracos que tem. Com certeza, a falta de humildade e empatia estará lá. E esses são sentimentos que não precisam estar guardados dentro de ninguém dessa forma. Reveja seus conceitos e esta com a mente aberta para aprender.
As 5 atribuições de um gestor de vendas de sucesso
Para exercer esta função com excelência, cabe ao gestor ou líder de vendas desenvolver habilidades que causam profundo impacto no seu modo de liderar equipes e de administrar o setor com assertividade. Eu sei que bem que essa não é uma tarefa fácil, mas também sei que ela não é impossível. Com dedicação e esforço é possível chegar e ultrapassar patamares. O primeiro passo é você começar a mudança que deseja que aconteça.
Para ajudar você a entender melhor quais são as principais atribuições desse cargo eu fiz uma lista com os pontos de destaque que envolvem essa profissão. Conheça os 5 principais compromissos desses profissionais:
1 – Liderança pelo exemplo: criar estratégias e metas possíveis de serem executadas e atingidas, cumprir acordos estabelecidos com a equipe e vivenciar os princípios em que acredita são atitudes fundamentais para um líder. Não adianta recomendar algo e agir de forma totalmente contrária mais tarde. Isso desmotiva a equipe e, por consequência, reflete nas vendas.
2 – Identificar as melhores práticas do mercado: um gestor de vendas que acompanha a concorrência e aprimora seus conhecimentos tem mais chances de identificar as práticas de mercado que podem ser mais rentáveis para o negócio. Identificar essas práticas também resulta em saber o que é preciso ser feito para garantir a estabilidade do negócio seja a médio ou a longo prazo.
3 – Atualizar os conhecimentos: esse tópico está diretamente conectado com o item acima. Um bom profissional de qualquer área deve estar atento às mudanças do setor em que trabalha, do mercado em geral e, é claro, dos clientes.
Existem diversas maneiras de se manter atualizado. Uma delas é ler notícias relacionadas em portais especializados. Outra forma é manter relacionamentos interpessoais com outros profissionais da área e trocar práticas e conhecimentos. Ainda existe a opção de estudar. A fonte de sabedoria pode vir de um curso complementar, de um treinamento promovido pela empresa, de cursos online e gratuitos da própria internet e do coaching.
O coaching busca pela excelência de qualquer pessoa. Com ferramentas especiais e técnicas de sucesso, o método traz a luz todos os seus pontos positivos que merecem fortalecimento. Também coloca holofotes em cima do que é considerado ponto fraco, pois estes merecem atenção e desenvolvimento para que não sabotem suas possíveis conquistas.
No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) existem diversas formações que podem ajudar a empoderar profissionais. Com certeza, existe uma que é ideal para o seu momento pessoal e de carreira. Agora vou focar no curso Coaching em Vendas, excelente para quem deseja ampliar e aperfeiçoar a performance própria e/ou da equipe.
Os benefícios para o profissional que praticar essa formação são incríveis! Entre eles estão o autoconhecimento, otimização do poder de persuasão, desenvolvimento de inteligência emocional, aprendizagem a fazer escuta ativa e ouvir na essência, conhecimento profundo em como criar uma relação de confiança com o consumidor e agilidade nas tomadas de decisão. Além disso, o profissional passa a ter uma visão panorâmica do negócio e do mercado podendo opinar de forma contundente.
A empresa que tem o colaborador empoderado pelo coaching também apresenta resultados positivos. A equipe em que essa pessoa está ficará mais motivada terá o talento de cada um valorizado e utilizado de forma correta, fará uma gestão melhor de atividades e do tempo aumentando a produtividade, terá um planejamento estratégico melhor construído e argumentado e ainda terá comunicação fluída e integração entre o time e as áreas da empresa que são parceiras.
Tá vendo como o coaching pode lhe ajudar? Esse é um investimento que vale a pena, pois traz resultados em curto, médio e longo prazo. Nunca deixe de insistir na ideia de aprender mais, evoluir um pouco todos os dias e de ser uma pessoa melhor. O cineasta e escritor inglês Charles Chaplin (1889 – 1977) já diz que “A persistência é o caminho do êxito.”. Então, não tem erro!
4 – Organizar equipes e delegar funções: um gestor de vendas conhece as habilidades, valores e talentos de seus colaboradores. Como consequência, ele sabe distribuir responsabilidades condizentes com as capacidades de cada um.
Como eu falei acima, a formação Coaching em Vendas também tem esse papel. Com teoria e prática, o curso mostra como é essencial encontrar qual é o talento que cada um da equipe possui e como este pode ser utilizado de maneira inteligente pela empresa. Claro que, enquanto isso acontece, o funcionário em questão se sentirá valorizado. Todo esse processo também é extremamente importante para atrair outros talentos e reter aqueles que já estão na empresa.
5 – Analisar, definir e compartilhar as estratégias definidas: o gestor de vendas tem a responsabilidade de planejar e definir as estratégias e processos de venda. Além disso, é fundamental que toda a empresa tenha ciência do que será feito para que não haja ruídos na comunicação com o cliente no futuro.
Assim como eu também falei, a otimização da comunicação também é um aprendizado que você terá durante o Coaching em Vendas do Instituto Brasileiro de Coaching. De nada adianta ter as melhores táticas e não as compartilhar com quem irá executá-las todos os dias, que é a equipe.
Após ler esse artigo não há problemas em se afirmar que o coaching pode ajudar você a construir uma carreira de sucesso acompanhado de uma vida pessoal estável. Se você tem algum ponto a acrescentar ou questionar que não escrevi por aqui é só colocar nos comentários! Aproveite para me escrever o que pensa a respeito de gestão de vendas. Não tenha medo de compartilhar sua opinião!
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Imagem: Zadorozhnyi Viktor / Shutterstock