Tratar os conceitos de lucratividade e rentabilidade como sinônimos é um erro comum entre as empresas. Porém, fazer a diferenciação desses dois termos é essencial para que haja uma gestão mais adequada e para a saúde de qualquer negócio. Lucratividade e rentabilidade caminham juntas e estão relacionadas com o lucro líquido de uma empresa, mas os dois conceitos se diferem. Entenda as diferenças entre eles:
Lucratividade
A lucratividade está ligada ao lucro de uma empresa, que se refere à receita da organização sem os impostos e despesas operacionais. Em outras palavras, a lucratividade é o indicador de quanto uma organização ganhou em relação ao que recebeu.
Quando uma empresa efetua a venda de um produto/serviço, ela não recebe todo o valor referente a ele, pois existem custos referentes à produção, manutenção, mão de obra, entre outros. Nesse sentido, parte do que a organização recebe é destinado ao pagamento desses processos, então o lucro líquido corresponde ao valor que a empresa possui após tais descontos.
A partir da lucratividade, verifica-se quanto a empresa ganhou ou pretende ganhar com a venda de seus produtos/serviços. O resultado gerado servirá de parâmetro para que a organização defina seu preço, gere lucro e estabeleça estratégias que reduzam custos e aumentem a receita.
Rentabilidade
A rentabilidade, por sua vez, refere-se ao investimento inicial a estimativa de quanto tempo levará para que o empreendimento gere retorno. Se a rentabilidade for alta, portanto, o investimento resultará em lucro para a empresa. Para o cálculo, o empreendedor deve saber se os ganhos obtidos são superiores ao investimento (seja ele em um produto/serviço específico ou na empresa como um todo).
Com a diferenciação dos conceitos, verifica-se que a lucratividade diz respeito aos ganhos diretos do negócio em determinado intervalo, enquanto que a rentabilidade é o retorno sobre o investimento realizado. Nesse sentido, as duas definições estão relacionadas aos ganhos financeiros da empresa.
Com o cálculo correto de cada conceito, o empreendedor consegue visualizar se o negócio está crescendo, se os seus compromissos financeiros estão sendo cumpridos, além de ser capaz de fazer investimentos assertivos e otimizar as despesas. Sendo assim, os dois cálculos são importantes para verificar se a empresa é bem-sucedida e conseguirá se manter atuante no mercado.
Você sabia a diferença de lucratividade e rentabilidade? Consegue estipular o valor de cada conceito na sua empresa? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: CA-SSIS / Shutterstock