Entenda a diferença entre administração direta e indireta

A administração direta diz respeito à serviços públicos diretamente ligados ao Estado, enquanto a administração indireta é mais descentralizada.

Existem dois tipos de administração: a privada e a pública. A primeira se refere à gestão de empresas privadas e visa o andamento e rentabilidade da organização e benefícios de proprietários, gestores e colaboradores. E a pública é relativa ao poder de gestor do Estado.

A administração pública, por sua vez, refere-se à gestão de empresas e instituições públicas e governamentais. Sua verba é destinada ao Estado, e tem como propósito diminuir a burocracia do que se diz respeito aos direitos e ao bem comum da sociedade em áreas como saúde, educação, segurança e cultura.

É dentro da administração pública que se enquadram os conceitos de administração direta e indireta. Conheça a seguir o significado de cada uma ao longo do texto!

O que é administração direta

Nesta esfera acomoda-se a prestação de serviços públicos diretamente ligados ao Estado e órgãos referentes ao poder federal, estadual e municipal. A administração direta possui autonomia, uma vez que seus orçamentos são subordinados às esferas das quais fazem parte. A presidência da República, os ministérios do governo federal e as secretarias dos estados compõem esse tipo de gerenciamento.

O que é administração indireta

Caracteriza-se por administração indireta quando o Estado transmite a realização de determinadas funções para outras pessoas jurídicas que possuem autonomia administrativa e financeira, mas não política. Aqui, a administração é descentralizada e está ligada à criação de entidades administrativas que têm personalidade jurídica. São exemplos de empresas que constituem esse conceito o Banco do Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Banco Central.

Como classificar empresas de administração indireta

Existem algumas categorias que têm personalidade jurídica própria: as autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mistas e as fundações públicas. Veja mais sobre cada uma delas:

  • Autarquia: são as entidades administrativas autônomas que possuem leis específicas e imunidade tributária, patrimônio, renda e serviços ligados aos seus processos essenciais.
  • Fundação pública: de acordo com o art. 5º, IV do Decreto-Lei nº 200/67, com redação dada pela Lei nº 7.596/87, fundação pública é a “personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.”.
  • Empresa pública: são pessoas jurídicas com capital público, que podem realizar atividades ou serviços públicos pertencentes à administração indireta;
  • Sociedade de economia mista: personalidade jurídica formada por capital público e privado. O Estado tem a maior parte das ações, mas as empresas não são conceituadas como públicas, mas como sociedade anônima.

Como o coaching pode contribuir

O coaching é um método que busca trazer o que há de melhor no profissional. Engana-se quem acha que é um método feito somente para profissionais que estão em busca de recolocação no mercado ou de melhores posições. O coaching serve como ferramenta para que um bom colaborador se torne melhor ainda.

Independemente do tipo de coaching que você escolher fazer, saiba que o método sempre irá encontrar as características que fortalecem você como ser humano e as tornarão ainda mais poderosas dentro de você. Também irá investigar quais são os pontos que podem estar colocando sua autoestima para baixo ou lhe atrapalhando no trabalho e na vida pessoal. Com essas características identificadas, o coaching irá trabalhar a aniquilação ou a modelagem delas para que não influenciem tanto no dia a dia.

Além disso, o procedimento irá ensinar sobre a essencialidade da combinação da mente, da linguagem e do corpo para o alcance de um objetivo com a programação neurolinguística; os benefícios de aprender e aplicar a psicologia positiva; a importância de se desenvolver a inteligência emocional; a relevância dos bons relacionamentos interpessoais e muito mais.

Claro que todo esse conhecimento pode ser drenado para um só objetivo e ele pode ser relacionado a questões administrativas. Existem formações de coaching específicas para quem deseja se aperfeiçoar nessa área e ser um destaque no mercado de trabalho. É possível ser um profissional mais completo do que você é hoje em dia e ainda ser bem sucedido.  

A formação MBA Executivo em Gestão Empresarial & Coaching é uma especialização que amplia a visão de mercado e o ramo de atuação dos líderes, gestores que profissionais que buscam por métodos mais assertivos e que prezam pelo desenvolvimento humano.

O MBA (Master in Business Administration) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é dividido em etapas baseadas em poderosas técnicas do coaching. A primeira é o Professional & Self Coaching (PSC) e o Business and Executive Coaching (BEC) que servirão como base para captar toda a essência do coaching. Durante esse período, o coachee irá desenvolver sua capacidade de aprendizado, de mudança de postura e comportamento, por exemplo. As sessões individuais e em grupo que fazem parte de todos os módulos do curso, trabalham com avaliação comportamental e ferramentas exclusivas do IBC. O próximo passo do MBA trabalha com matérias sobre gestão estratégica e empresarial.

Outro curso muito bacana para quem está interessado em aprender sobre os tipos de administração, e que foi citado acima, é o Business and Executive Coaching (BEC) do Instituto Brasileiro de Coaching. Essa é uma excelente oportunidade de aprimorar seus conhecimentos a respeito dos tipos de administração que existem no nosso País e também para se aperfeiçoar em outros temas!

Com o curso, será possível potencializar sua atuação como coach no ambiente organizacional e como profissional executivo. O aprendizado será focado em desenvolver o estabelecimento e cumprimento de metas, o trabalho em equipe, o planejamento de relacionamentos interpessoais, a criação e aplicação de planos de negócios e de ação, a participação na construção do planejamento estratégico da empresa e a influência de destaque na gestão de mudanças. Além disso, o coachee (aluno) poderá aplicar na prática o progresso das habilidades de comunicação, negociação e delegação, a potencialização de equipes e a característica de liderança.

A formação Professional & Self Coaching (PSC) também foi citada quando falei do MBA. Essa é a formação mais completa em coaching do Brasil. Com ela, é possível aprender sobre autoconhecimento, inteligência emocional, gerenciamento de pessoas, atividades e do tempo, administração, programação neurolinguísticas, perfis comportamentais e muito mais. O coachee terá a oportunidade de aprimorar sua liderança e até de se tornar um coach! São aulas referentes à história e evolução do coaching, técnicas, ferramentas, roteiros estruturados, formulários de atendimento, processos de identidade, código de ética, crenças limitadoras entre outros temas super poderosos!

Reflita sobre esse assunto como um investimento de você para você. É uma aplicação de tempo e dinheiro não somente na sua evolução profissional, mas pessoal também. Imagine que a medida que você se torna um colaborador melhor, também se torna uma pessoa melhor fora do ambiente de trabalho. São benefícios que você irá levar em curto prazo para todos os setores da sua vida.

Gostou de saber mais sobre o conceito e a diferença de administração direta e administração indireta? E sobre as recomendações de coaching? Escreva o que achou nos comentários!

Imagem: chanpipat / Shutterstock

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