Empresas do país e do mundo estão sempre em busca de ferramentas eficazes para avaliar e selecionar os melhores profissionais do mercado. Uma das ferramentas utilizadas tem um nome curioso: Teste G36. Quer saber como funciona e como ele foi desenvolvido? Então, confira este artigo para saber isso e muito mais, querida pessoa!
O que é o Teste G36
Antes de saber sobre o Teste é importante conhecer o contexto que deu origem a ele. O Teste G36 foi desenvolvido pelo psicólogo inglês Charles Spearman. Ao longo de sua carreira, Spearman se tornou conhecido por seus estudos estatísticos e é considerado um dos pioneiros nos estudos fatoriais. Foi Charles Spearman que desenvolveu uma teoria chamada Bifactorial de Inteligência. Vale dizer ainda que Spearman defendia a predominância do Fator G como sendo responsável por 50% da inteligência humana.
A partir destes estudos, Spearman chegou a inúmeras conclusões, dentre elas que pessoas que têm notas elevadas em alguns testes tendem a repetir o mesmo resultado em outros testes. Foi com base nestes estudos que Spearman desenvolveu o Teste G36. Mas, o que é o Teste G36?
O teste G36 é um método utilizado para a seleção de candidatos a uma vaga de emprego. Trata-se de um teste psicológico que foi desenvolvido em 1904 e que pode ser aplicado em pessoas dos mais variados níveis de escolaridade, uma vez que esta avaliação não tem o propósito de checar os conhecimentos adquiridos e sim, os conhecimentos e saberes que são pertencentes a cada indivíduo.
Teste G36: como funciona?
O G36 possui uma metodologia simples e objetiva e pode ser aplicado de forma individual ou coletiva. É válido dizer também que seu tempo de duração é em média 30 minutos. Ele funciona como uma prova de múltipla escolha – como o Enem e provas de concursos públicos – com um caderno de perguntas e um cartão de respostas.
O propósito do Teste G36 é identificar e analisar as capacidades intelectuais a partir dos seguintes quesitos:
- Raciocínio por analogia através da mudança de posição
- Raciocínio por analogia através de números, mudança de posição e espaço
- Relação simples de identidade
- Relação de identidade e analogias
A partir dos estudos de Charles Spearman a respeito do fator G, outros testes psicológicos foram desenvolvidos. Um destes testes se chama G38. Assim como o G36, o Teste G38 serve para avaliar a capacidade intelectual dos indivíduos a partir dos fatores citados acima. Mas, quais são as contribuições destes testes para as organizações empresariais?
Teste G36 v.s. G38: quais as vantagens para a sua empresa
Uma das principais diferenças entre os testes G36 e G38 está no público que pode responder cada um. Enquanto o teste G38 pode ser aplicado somente em pessoas de nível superior, o G36 é aplicável para todas as pessoas de quaisquer níveis de escolaridade.
As contribuições destes testes para as organizações empresariais são positivas. Tanto o G36 quanto o G38 medem o conjunto de qualidades, habilidades e conhecimentos que o indivíduo realmente possui. Para o setor de RH é muito válido saber as características de seus colaboradores tomando como base de que todas as habilidades podem ser desenvolvidas e trabalhadas.
Conhecer os colaboradores é fundamental para as organizações. Quanto mais um gestor conhece seus colaboradores, mais íntimo será o contato da empresa e maior será a produtividade da equipe. Afinal, é através do conhecimento das habilidades e saberes que será possível que gestores e líderes reconheçam os talentos de seus colaboradores. Testes como o G36 e o G38 são poderosos aliados para identificar até mesmo os pontos de melhoria dos membros da equipe.
É importante salientar que apesar de ter públicos diferentes, ambos os testes possuem suas eficácias comprovadas nos ambientes corporativos. Por se tratar de públicos distintos, cada um pode ser aplicado em momentos e grupos específicos dentro das empresas. Por exemplo, o teste G36 – que é mais abrangente – pode ser aplicado em grupos maiores, com maior número de pessoas ao mesmo tempo. Já o G38 pode ser aplicado em grupos de pessoas que possuem formações acadêmicas. Assim como no G36, aqui também será possível identificar as habilidades e os conhecimentos que cada um possui e como estes conhecimentos podem contribuir com o crescimento da empresa.
Se você em sua empresa tem uma visão colaborativa e participativa, esta pode ser uma boa ocasião para pensar em formas de aplicar os testes mencionados acima.
Espero que este conteúdo contribua de maneira positiva e poderosa com o sucesso da sua empresa,querida pessoa. Que novos talentos sejam identificados de maneira eficaz e segura! Agora, eu quero saber: quais os testes psicológicos costumam ser aplicados em sua empresa? Você já conhecia o Teste G36? E o G38? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.
Imagem: Pressmaster / Shutterstock
[php_everywhere]