Muitos brasileiros têm e sempre tiveram o sonho de iniciar seus próprios negócios. Este é um fato que ficou ainda mais evidente no último ano, quando muitas pessoas viram, de perto, a necessidade de empreender, de alguma forma, para não ficarem totalmente sem renda, em decorrência da pandemia.
Acontece que, mesmo sendo um grande desejo, a verdade é que fazer uma empresa dar os seus primeiros passos, não é bem umas das tarefas mais fáceis. A realidade pode ser mais difícil e complicada do que muitos imaginam, principalmente quando o assunto é fazer um negócio realmente prosperar.
Porém, mesmo sendo um processo árduo e desafiador, isso não quer dizer que não seja possível encontrar maneiras de incentivar pessoas, que têm a alma empreendedora, a realizarem o sonho de ver seus negócios tomando forma. Entre estes recursos, está a chamada incubadora de empresas.
Se você ficou curioso ou curiosa sobre este assunto, vem com a gente nessa leitura e tire todas as suas dúvidas relativas a ele.
[php_everywhere instance=”2″]
O que é uma incubadora de empresas?
As chamadas incubadoras são instituições que prestam auxílio para micro e pequenas empresas iniciantes, oferecendo suporte técnico, gerencial, administrativo e mercadológico. Além disso, algumas empresas incubadoras oferecem espaço físico para as incubadas se instalarem temporariamente.
Trata-se de um processo, que oferece aos mais variados tipos de empreendedores a oportunidade de desenvolverem seus negócios, tornando suas jornadas menos desafiadoras e com mais chances de serem prósperas, como todo empresário realmente almeja.
Como funciona uma incubadora?
Para entender melhor como uma incubadora de empresas funciona, devemos pensar e associá-las às incubadoras que observamos nas maternidades. O papel destes equipamentos é manter bebês, em geral, prematuros, vivos, recebendo o auxílio que necessitam, para que tenham um crescimento saudável.
É exatamente isso que as incubadoras de empresas. Veja de que forma elas se estruturam, a seguir:
Pré-incubação
As incubadoras de empresas se estruturam por meio de etapas, sendo que a primeira delas é a pré-incubação. Aqui é a fase em que a ideia do negócio será analisada pelos especialistas que fazem parte da instituição. Eles conferem se a empresa é realmente viável ou não e definem o melhor caminho para tirá-la do papel e fazê-la, de fato, funcionar.
Nesta etapa ocorre a criação do plano de negócios, sendo que, mesmo que a empresa já o tenha, este é otimizado, para trazer os resultados almejados por seu idealizador. Além disso, os mesmos especialistas que citei acima, ajudam o empreendedor a definir qual a melhor maneira de aliar a ideia do negócio, à execução do plano de ação.
No que diz respeito ao tempo de duração desta etapa, ela pode ocorrer, mais ou menos, durante seis meses.
Incubação
A segunda etapa é a incubação. Nesta fase todos os esforços serão direcionados para iniciar o projeto, a partir do plano de negócio elaborado. Aqui o empreendedor vai continuar recebendo toda a assistência e auxílio que precisa para que a sua empresa tenha o sucesso que ele espera.
Esta é a etapa em que os responsáveis pela empresa vão receber a orientação e acompanhamento necessários, para que o negócio funcione bem e de forma satisfatória. Aqui ocorre capacitação constante dos empreendedores, pois isso os ajudará a desenvolver cada vez mais autonomia, para administrarem suas organizações, direcionando-as ao sucesso total.
É importante ressaltar que a etapa de incubação tem duração variada, pois vai depender do tipo de negócio que está sendo auxiliado, bem como de suas características e necessidades. No entanto, em grande parte, trata-se de uma fase que dura aproximadamente um a dois anos.
Pós-incubação
A pós-incubação é o momento em que entende-se que a empresa já atingiu a maturidade necessária, para começar a caminhar com as próprias pernas. Isso não quer dizer que ela não vá receber apoio nesta nova jornada de independência. Haverá sim auxílio, acompanhamento e assessoria, para que o seu desenvolvimento seja contínuo, mesmo estando fora do espaço físico oferecido pela incubadora.
Assim como a pré-incubação, a pós-incubação pode durar, em média, de seis meses a um ano. Isso vai depender, é claro, das necessidades que vão surgir ao longo desta etapa.
Vantagens de ser uma empresa incubada
Conforme pudemos perceber, uma incubadora de empresas só traz benefícios para os negócios, pois lhes dá a chance de se tornarem viáveis e bem-sucedidos. Confira, abaixo, quais são as principais vantagens de se recorrer a este tipo de instituição.
Troca de conhecimento
A convivência com profissionais com mais experiência de mercado permite que o empreendedor e seus colaboradores adquiram conhecimentos, que podem contribuir para o crescimento da empresa e das habilidades profissionais de cada um.
Cultivo de relacionamentos interpessoais
Estar em uma empresa incubadora significa conhecer pessoas que podem se tornar amigas, colegas e até sócias. Trata-se de uma excelente oportunidade para criar relações saudáveis e prósperas.
Oportunidade de desenvolver sua empresa com quem entende
A incubação de sua empresa é uma oportunidade preciosa para que o seu negócio se desenvolva em um ambiente próspero e consolidado no mercado.
Que empresas podem ser incubadas?
Para que sua empresa seja selecionada por uma empresa incubadora, você deve ir até a instituição de sua preferência para averiguar o procedimento para a inscrição. Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem se inscrever.
E você, acredita que as empresas incubadoras podem contribuir para o fortalecimento do mercado em que seu negócio está inserido? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião sobre o assunto e, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, compartilhe-o em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Sergey Nivens / Shutterstock