A palavra valuation tem sua origem do termo em inglês “value”, cujo significado é valor. Logo, refere-se ao processo de avaliação que determina o valor de uma empresa. Esse processo permite determinar o valor da companhia e por qual preço ela pode ser vendida em um determinado momento.
Conhecer o valor de uma empresa é fundamental para uma possível venda, a seguir explicaremos melhor esse conceito. Entenda o que é valuation e quais são os passos para realizar esse cálculo.
O que é valuation?
Valuation consiste em um processo sistematizado de estimar o valor de uma empresa através de um modelo quantitativo. Contudo, em certo ponto possui algum caráter subjetivo, uma vez que é necessário escolher as fontes dos dados e definir premissas. Para que o resultado desse cálculo seja confiável, é importante estar apoiado na percepção do mercado e na lógica de gestão do empreendedor.
Companhias que acabaram de entrar no mercado têm mais dificuldades para fazer esse cálculo devido à falta de históricos numéricos e dados. A compreensão do valor real de um negócio é imprescindível para não estimar um valor muito alto ou muito baixo. Mais do que ser usado para estimar um preço de venda, o valuation também é utilizado para atrair investidores.
[php_everywhere instance=”2″]
Valuation: como efetuar o cálculo?
A seguir apresentaremos alguns métodos para o cálculo do Valuation.
Cálculo do valuation pelo fluxo de caixa descontado
Esse é considerado como o melhor método de avaliação do valor de uma empresa por ser mais exato. No entanto, pode ser bastante complexo se o fluxo de caixa não estiver devidamente organizado. Muitas empresas que decidem usar esse método acabam apostando na contratação de um corretor de negócio ou um avaliador para realizar o processo.
A premissa desse método é que o valor da empresa corresponde ao que ela é capaz de gerar para os sócios futuramente. Sob esse ponto de vista, uma companhia apenas tem valor se ela tiver a capacidade de gerar lucros aos seus sócios. A seguir apresentaremos os quatro passos para fazer esse cálculo.
Passo 1. Cálculo do fluxo de caixa histórico
O primeiro passo consiste em calcular o fluxo de caixa dos últimos anos. Fluxo de caixa nada mais é do que a organização do que entra (receitas) e do que sai (despesas). Entra no fluxo de caixa o quanto é pago de impostos e os investimentos.
No final se tem a conclusão de lucro ou prejuízo. Os resultados possibilitam analisar o quanto a empresa tem capacidade de gerar lucro para os sócios. No passo seguinte faremos uma projeção a partir desse resultado.
Passo 2. Análise e projeção do fluxo de caixa
Nesse passo deve ser feita a análise do histórico do fluxo de caixa para que sejam estabelecidas as premissas de projeção. Essa projeção deve levar em conta as finanças futuras para os próximos 5 ou 10 anos. Nesse contexto, as premissas são as regras para fazer a previsão dos resultados financeiros futuros.
Para que fique mais claro, imagine que a análise indicou crescimento em média de 5% das despesas da empresa ao ano. Essa é a regra a ser utilizada para fazer as projeções. Se as receitas em questão tiveram uma média de queda de 2% ao ano, essa será a premissa a ser utilizada.
Uma dica relevante é se atentar para acontecimentos raros e esporádicos que podem interferir no resultado. Uma multa inesperada, por exemplo, deve ser desconsiderada para que haja maior linearidade.
Outra dica fundamental é utilizar premissas realistas, apostar em um otimismo desproporcional reduzirá a confiabilidade do seu cálculo. Mais vale ser conservador e fechar o negócio de venda do que ser otimista e não vender o empreendimento.
Passo 3. Calcule a taxa de desconto
A taxa de desconto também é conhecida como WACC e seu papel é trazer o fluxo de caixa para o presente. Essa taxa leva em consideração os riscos da atividade, assim como as oportunidades de investimento.
Imagine a seguinte situação: um investidor obtém um retorno de 12% ao ano investindo no Tesouro Direto (tipo de investimento seguro). Por que esse investidor deveria trocar o investimento no Tesouro para sua empresa? A taxa de desconto deveria ser maior do que 12% nesse caso.
Passo 4. Cálculo do valor presente do fluxo de caixa projetado
Tendo as projeções para os próximos anos e a taxa de desconto, chega o momento de calcular o valor presente do fluxo de caixa projetado. Para trazer o valor do caixa para o presente utilize a seguinte fórmula básica no Excel: Valor Presente Líquido (VPL). Com todos os passos seguidos corretamente você chegará ao valor do empreendimento.
Cálculo do Valuation pelo Valor Patrimonial
Essa abordagem é interessante para as empresas que não estão fechando no azul e para aquelas que possuem capital elevado como maquinário caro, por exemplo. Nesse método, o valor da empresa é calculado a partir dos seus ativos tangíveis e intangíveis. Tudo o que pode ser convertido em recursos financeiros deve ser considerado, incluindo as contas a receber.
É necessário fazer, também, o cálculo dos passivos (contas a pagar, passivos trabalhistas e tributários e dívidas). Com isso, se tem o conhecimento do valor dos ativos e dos passivos, na sequência basta usar a seguinte fórmula:
Ativos. Passivos = Valor Patrimonial
Basta subtrair os passivos dos ativos da companhia para chegar ao seu valor. Embora seja um método bem mais simples, também é bastante útil.
Atenção!
Se ao utilizar os dois métodos apresentados, Fluxo de Caixa Descontado e Valor Patrimonial, chegou a um valor maior no último, considere liquidar os ativos do empreendimento. A venda dos ativos pode gerar mais capital do que a venda da empresa em si.
Lembrando que, para ambos os métodos, é imprescindível manter as finanças da empresa organizadas. Os dados devem corresponder à realidade para que possam levar a um resultado consistente. Essa avaliação deve ser feita, sobretudo, de maneira realista para que leve a bons negócios.
Agora você já conhece o passo a passo para calcular o Valuation com dois métodos distintos! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!
Imagem: Por mojo cp
[php_everywhere instance=”1″]