No segmento de filmes e séries é bastante comum o uso do termo “spin-off”. Quando alguns personagens ou atores se destacam, é natural que ganhem produções próprias. Mas, você sabe o que a expressão significa no mundo dos negócios? Continue lendo e descubra o que é uma empresa spin-off!
Afinal, o que é uma empresa Spin-off?
O termo em inglês spin-off pode ser entendido como “derivado” em português. No contexto empresarial, refere-se a uma empresa independente que se originou de outra companhia (que pode ser considerada como a empresa-mãe).
Uma empresa spin-off utiliza o conhecimento e as estruturas que já existem para a ampliação e inovação do empreendimento. Contudo, deve ficar claro que não se trata de uma franquia. Franquia é um modelo de negócios usado para vender e distribuir uma marca a partir do compartimento de faturamento.
Na franquia, tudo gira em torno de uma mesma companhia. Já no spin-off, a nova empresa tem como foco um produto ou negócio da empresa-mãe que se destacou a tal ponto de se tornar independente. O foco da spin-off pode ser um mercado específico que não é abrangido pela empresa original.
Quando criar uma empresa spin-off?
O crescimento das empresas deve ser acompanhado de perto pelos gestores. Se um determinado produto demonstra grande potencial de sucesso, é necessário analisar se ele não ofuscará os outros produtos do portfólio da companhia.
Será que esse produto vai demandar o trabalho de muitos colaboradores, deixando os demais projetos “abandonados”? As equipes dos outros produtos vão ficar desfalcadas? O produto em questão conseguirá desenvolver todo o seu potencial na empresa-mãe? Não seria uma excelente oportunidade de negócios criar outra empresa?
A partir das respostas para essas perguntas, fica mais fácil entender se a criação da spin-off é necessária ou não. Também é uma forma de avaliar se a empresa de origem tem condições para dar início a uma derivagem.
Empresa Spin-off: conheça as vantagens
Agora que já apresentamos o conceito de empresa spin-off, vamos elencar as vantagens desse modelo de negócios. Assim, é possível avaliar mais criteriosamente se é ou não um bom passo criar um empreendimento derivado.
Foco
A criação de uma empresa derivada permite que cada companhia tenha como foco sua própria atividade. O empreendimento de origem pode se manter investindo tempo e recursos em seu core business e em seus outros itens.
A empresa spin-off, por sua vez, pode se dedicar totalmente ao desenvolvimento do produto, com mais chances de sucesso. Assim é possível que os dois negócios sejam alavancados e contem com equipes totalmente focadas em suas lógicas de mercado.
Aumento do alcance de mercado
Normalmente, as empresas derivadas atuam com foco em nichos de mercado que o empreendimento principal não alcança. Dessa forma, a criação de uma spin-off contribui para aumentar o alcance de mercado. Novos públicos são conquistados e a empresa de origem aumenta a sua competitividade.
Início com experiência
Uma empresa derivada tem como grande vantagem sobre as demais iniciar a sua trajetória de mercado com a experiência e estrutura da empresa-mãe. Além disso, esse novo negócio terá à sua disposição colaboradores especializados e que conhecem o mercado.
Independência
Ainda que algumas empresas derivadas utilizem recursos das empresas-mãe, há independência. O novo empreendimento não precisa estar ligado à empresa de origem. Há a combinação de experiência com a liberdade para inovar e seguir seu próprio caminho.
Empresa Spin-off: dicas de como criar uma
A criação de uma empresa, mesmo sendo uma spin-off, demanda alguns estudos e análises preliminares. É preciso entender o mercado, os clientes e analisar como o novo empreendimento poderá desenvolver um diferencial relevante. A seguir listamos algumas dicas relevantes para levar esse processo adiante.
1. Definição do produto ou serviço
Uma empresa spin-off pode ser posicionada no mercado com inovação e independência da empresa-mãe. Isso significa que pode estar direcionada para atender nichos que não eram cobertos pela companhia de origem.
Para iniciar o processo de derivagem, é essencial decidir em qual nicho atuar e então definir qual é o produto/serviço que pode oferecer diferenciais. Essa etapa de definição deve ser feita com cuidado para evitar erros.
2. Estude o mercado
Para entrar em um mercado novo é fundamental fazer um estudo completo do cenário. Conhecer o cliente é o primeiro passo para se estabelecer. Faça pesquisas do nicho de mercado e entenda quais são as necessidades desse público. A partir desses dados será mais fácil dar início a criação do Produto Mínimo Viável (MVP).
3. Gerencie o projeto
Para que um empreendimento alcance o sucesso, é necessário ter um bom gerenciamento. Os planejamentos devem ser feitos a partir de estudos de mercado. Defina objetivos e metas.
Nessa etapa é importante analisar os aportes financeiros e desenvolver um cronograma que seja viável observando o orçamento. Defina estratégias de marketing e vendas para alcançar o nicho de mercado pretendido.
4. Monte um bom time
As empresas spin-off já nascem com o suporte da estrutura da empresa-mãe. Isso permite montar uma equipe enxuta e competente. Escolha colaboradores da empresa principal que tenham experiência e que possam contribuir para o desenvolvimento desse novo produto.
Seguindo essas dicas a sua empresa spin-off tem ótimas chances de alcançar o sucesso no mercado.
Qual é a diferença entre spin-off e startup?
Por fim, é válido que expliquemos a diferença entre empresas spin-off e startups. Uma empresa spin-off é derivada de outra empresa que já existe. Trata-se da criação de um braço da companhia que já opera no mercado.
Uma startup, por sua vez, é um modelo de empreendimento que se caracteriza por ser repetível e escalável. Normalmente, está associado à tecnologia e pode surgir a partir de empreendedores independentes. Quando esses empreendimentos alcançam êxito, geralmente recebem aportes de grandes companhias para que o projeto seja financiado.
Startups são negócios que se baseiam na inovação para garantir um espaço no mercado. Uma empresa spin-off pode nascer de uma startup, contudo, os dois conceitos se referem a modelos de negócios distintos.
Gostou de saber mais sobre empresas spin-off? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!