A criação de um plano de ação com foco em alcançar um objetivo desejado é o que melhor configura o processo de planejamento. Combinado com previsão, preparação e ação, o planejamento é uma das ferramentas, adotadas por grandes e pequenas empresas, mais importantes para o gerenciamento de projetos e a viabilidade deles. A empresa que planeja bem, ganha também no tempo, e tempo hoje é dinheiro!
Se o planejamento envolve uma sequência de etapas, de ações para atingir o objetivo desejado, se uma pessoa ou empresa seguir o passo a passo conforme planejou, é fato que reduzirá, e muito, seu tempo e esforço para isso. Um plano bem traçado dá condições de visualizar melhor o quanto progrediu em relação ao início do projeto e precisar com mais eficiência quando chegará ao seu destino.
Não existe previsão sem planejamento, pessoal ou organizacional. Para uma empresa se manter saudável, é salutar e imprescindível que hajam previsões.
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PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL: Qual o seu papel dentro de uma gestão?
O planejamento organizacional é um contínuo e sistemático processo de planejar o futuro, organizando as atividades necessárias para a execução dos planos e monitorando os resultados dos planos, através do que chamamos em marketing de feedback. Este processo tem que ser contínuo pois, permitirá a qualquer organização a visão para qual direção ela está indo, de que forma ela caminha para esta direção e o que fazer se houver qualquer mudança de planos durante o caminho, que estratégia tomar.
Através do planejamento organizacional a empresa fará um melhor uso de seus capitais e assim, será capaz de alcançar os resultados que deseja.
A sociedade como um todo é organizada e funciona a partir de um planejamento. Da mesma forma, uma empresa também precisa ser regida a partir de tal ótica, quando isso não ocorre, ela não possui metas e objetivos definidos e assim, acaba perdendo o foco, produtividade e os resultados não são alcançados.
Nesse sentido, é fundamental que a empresa desenvolva um Planejamento Organizacional eficaz. Para que isso ocorra, ela deve conhecer bem o seu negócio e mercado de atuação, ter missão, visão e valores bem definidos, além de ter metas e objetivos congruentes. Com tais informações em mãos, a organização fará um melhor uso de seus capitais e assim, será capaz de alcançar os resultados que deseja.
Tipos de Planejamentos e suas características:
- Planejamento Estratégico: com base na análise dos fatores internos e externos da empresa, bem como sua missão, visão e valores, os profissionais de nível hierárquico mais elevado definem objetivos e ações a longo prazo, auxiliando a empresa a reagir positivamente às alterações internas e externas explorando melhor o mercado. Contempla também implantações de novas técnicas dentro da empresa;
- Planejamento Tático: esse tipo de planejamento transforma os objetivos definidos em ações mais específicas, por área da empresa. O propósito aqui, é o de otimizar as tarefas e promover melhorias nos diferentes setores da organização;
- Planejamento Operacional: a partir das ações definidas do planejamento anterior, são implementadas estratégias de menor abrangência junto aos colaboradores da empresa. Nesse momento, são estipulados os recursos necessários para a realização das atividades, prazos e entregas, qualidade esperada do produto e/ou serviço oferecido, etc.
- Planejamento Organizacional: Ele é integrado. Envolve hierarquia. Facilita e unifica as tomadas de decisão da empresa.
- Planejamento de Marketing: Esse é de geração de resultados, de coordenação de pessoas, recursos financeiros, comunicação, marketing com o objetivo de observar e atender com satisfação os desejos dos consumidores. Captar leads e transformá-los em clientes satisfeitos, gerando resultados positivos para a empresa.
- Planejamento de Campanha: Organizar as estratégias com criatividade, detectar e solucionar dores e problemas. Neste planejamento é onde se define o público-alvo e qual a estratégia para alcançá-lo, quais os meios de comunicação serão usados para transmitir a mensagem e quais as métricas serão usadas para os resultados.
- Planejamento de produtos e Serviços: O objetivo é criar um mix de produtos ou serviços mais atraente em relação ao da concorrência. Esta função é do departamento de marketing, finanças e operações.
Como desenvolver um Planejamento Organizacional
A seguir, as etapas para o desenvolvimento do Planejamento Organizacional:
Análise de mercado
A empresa analisa a sua atuação no mercado, ou seja, os fatores internos e externos que impactam no negócio, a trajetória da organização até o momento, sua gestão, sua estrutura, o que ela alcançou desde então, etc. Com esses dados, a empresa é capaz de identificar seus pontos fortes a serem explorados e os pontos de melhoria a serem trabalhados.
Definição das metas e objetivos
De acordo com as informações adquiridas na etapa anterior, a organização define metas e objetivos desafiadores, mas que condizem com a sua realidade e suas limitações.
Definição das estratégias
Com base na análise de mercado e nas metas e objetivos que foram definidos, a empresa estabelece estratégias de acordo com a sua necessidade. Para que elas ocorram de forma eficaz, todos os departamentos devem trabalhar de forma holística.
Plano de ações
Com as estratégias traçadas, essa fase diz respeito à definição de quem será responsável por determinada ação, do recurso financeiro necessário para que elas aconteçam, quais serão os equipamentos e tecnologias necessárias, quais serão os prazos de entrega, etc.
Monitoramento e controle
Através de mecanismos de controle, a empresa deve monitorar a execução e a viabilidade do Planejamento Organizacional. Através dessa análise, ela consegue verificar o desempenho dos colaboradores para que as ações sejam concretizadas e se o cronograma está funcionando de forma eficaz. Caso algo não esteja acontecendo como planejado, a organização pode mudar de estratégia caso necessário.
Benefícios do Planejamento Organizacional
O Planejamento Organizacional, quando desenvolvido e implementado da maneira correta, traz benefícios para a organização e seus profissionais. Saiba mais:
- Estabelece metas e objetivos condizentes com a realidade da empresa;
- Utiliza de forma correta os recursos;
- Reduz os custos operacionais;
- Identifica fatores internos e externos que impactam na organização;
- Define as responsabilidades de cada colaborador;
- Desenvolve a comunicação entre os departamentos;
- Promove rapidez nos processos;
- Aumenta o foco, a motivação e o comprometimento dos profissionais;
- Gera flexibilidade quanto a realização das ações;
- Evidencia as oportunidades e riscos;
- Estipula prazos de entrega;
- Gera otimização do tempo;
- Reduz discrepâncias na estrutura da empresa;
- Maximiza os lucros da organização.
As organizações operam em ambientes distintos, com produtos e estratégias diferentes. Por isso, em uma estrutura organizacional, vários fatores são levados em consideração.
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8 Dicas úteis para um Planejamento Organizacional Eficaz:
- Analise os pontos fortes e fracos da sua empresa
- Estabeleça metas e objetivos desejados.
- Analise os relatórios, em vigor, constantemente.
- Fique atento aos padrões de crescimento da sua empresa
- Faça uma análise do ambiente interno e externo
- Conceda autonomia adequada aos seus colaboradores, em vários níveis da empresa
- Avalie os resultados finais de sua empresa
- Leia tudo sobre formas e estruturas organizacionais.
O mercado passa por inúmeras mudanças, como, o surgimento de novas empresas, a criação de produtos e serviços inéditos, alterações no perfil de consumo dos clientes, a chegada de novas tecnologias, entre outras mudanças. Nesse sentido, é fundamental que a organização desenvolva um Planejamento Organizacional coerente, e assim, trace metas e objetivos, examinados e combinados em uma estrutura organizacional eficaz, utilize de forma correta seus recursos, se mantenha atuante no mercado e alcance resultados extraordinários com uma probabilidade muito maior de sucesso.
Sua empresa possui um Planejamento Organizacional eficiente que possibilita uma visão melhor de suas metas? Quais foram seus resultados alcançados? Saiba que o seu sucesso pessoal e o sucesso de sua empresa está condicionado a estratégia que você irá planejar. Compartilhe o conteúdo nas redes sociais.
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