Ao longo de nosso dia a dia profissional, nossa mente costuma fervilhar de ideias. Pensamos constantemente em novas maneiras e estratégias, capazes de contribuir para que nossos negócios sejam sempre prósperos e bem-sucedidos. Acontece que, não adianta apenas ter ideias. É preciso ir além, estruturando-as e também executando-as, para que, dessa forma, seja possível alcançar os resultados extraordinários almejados.
É exatamente neste cenário que a gestão ou gerenciamento de projetos se encaixa. Com as ferramentas propostas por esta área da administração, empresas e suas equipes conseguem colocar em prática as ideias sugeridas, de forma verdadeiramente eficiente, ou seja, com a possibilidade de que todos atinjam as metas e objetivos que os negócios necessitam para serem bem-sucedidos.
No artigo de hoje vamos falar bastante sobre o que é e também sobre a importância do gerenciamento de projetos para todo e qualquer tipo de negócio. Convidamos você a nos acompanhar nesta leitura e aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre este assunto.
[php_everywhere instance=”2″]
O que é gerenciamento de projetos?
Quando falamos em gerenciamento de projetos, estamos falando de um conjunto de ferramentas, que permite que se reúna ideias e práticas, capazes de contribuir para a planejamento, execução, acompanhamento e finalização de determinado projeto. Trata-se de um processo, que torna toda esta jornada muito mais segura, para todos os seus envolvidos.
Dessa maneira, entende-se que a gestão de projetos serve como um grande auxílio na gestão de todo o escopo do projeto, da comunicação, entre diversos outros elementos fundamentais, que vão contribuir, efetivamente e na prática, para que se obtenha bons resultados, no tempo determinado no cronograma de execução.
Todo projeto possui um ciclo de vida e etapas, que se dão da seguinte forma:
- Fase inicial: trata-se do momento em que o projeto começa a ganhar forma e definição;
- Organização e preparo: este é o momento em que é realizada a coleta de informações e dados, em que são estipulados os custos, as atividades que serão executadas por cada setor, bem como cronograma de entrega das demandas;
- Execução e monitoramento: esta etapa diz respeito à execução de tudo o que foi planejado, com o devido monitoramento e acompanhamento de cada uma das ações colocadas em prática;
- Encerramento: depois de executadas todas as etapas anteriores, é feito o levantamento dos resultados obtidos e, assim, o projeto é encerrado.
Qual a importância do gerenciamento de projetos?
O gerenciamento ganhou e continua ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas e nos mais variados contextos. Isso porque, conforme pudemos perceber, ele nos dá a oportunidade, não só de tirar nossas ideias do papel, mas também de obter êxito a partir disso.
Continue conosco e veja o que mais torna a gestão de projetos tão importante para negócios e também para a carreira de todo e qualquer tipo de profissional.
Alinhamento estratégico
O primeiro fato que faz com que o gerenciamento de projetos seja importante é que ele nos dá a garantia de que todas as demandas entregues, serão entregues de maneira correta, levando um valor real ao projeto como um todo e também à empresa.
Isso quer dizer, que, ao contar com as suas técnicas e ferramentas, é possível garantir, com segurança, que haja alinhamento entre os objetivos dos projetos e também os objetivos estratégicos do negócio, de forma geral.
Liderança e direção
Outro ponto importante que a gestão de projetos oferece a equipes e empresas é a oportunidade de levar liderança e direção para os projetos propostos. A partir disso há a segurança e garantia de que todos os envolvidos nas ações, farão o seu melhor trabalho, para que os resultados extraordinários, de fato, sejam alcançados.
Foco e clareza de objetivos
Seguindo adiante, contar com o gerenciamento de projetos é também essencial, porque possibilita que haja um plano de ação a ser seguido por todos, bem como objetivos estratégicos bem definidos, algo que dá clareza de execução a cada um dos membros da equipe.
Planejamento realístico
Ao invés de elaborar um planejamento totalmente fora da realidade, o gerenciamento de projetos permite que este seja elaborado de forma realista, ou seja, com expectativas alcançáveis, levando em consideração o que de fato pode ser entregue, quando e por qual valor estas entregas poderão ser realizadas.
Controle de qualidade
Além de tudo isso que citamos, algo que traz importância para o uso desta poderosa ferramenta é o fato de que ela garante também que haja realmente qualidade em tudo aquilo que está sendo entregue pela equipe. Assim, se torna totalmente possível que a marca definida seja alcançada por todos.
Gestão de risco
Tudo que executamos em nossa vida, seja pessoal, profissional ou empresarial, está passível de riscos. Sabendo disso, o gerenciamento de projetos permite que estes mesmos riscos sejam controlados, e até mesmo eliminados. Com isso, há uma tranquilidade maior na execução das ações e também no alcance dos resultados.
Conforme conseguimos perceber, é essencial contar com o gerenciamento de projetos, para que se tenha a chance de obter êxito nos projetos propostos dentro dos negócios, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Invista nesta poderosa ferramenta e veja o sucesso chegando cada vez mais perto de você e de sua equipe.
Agora conte-nos: o que você achou deste conteúdo? Gostou de entender um pouco mais sobre o gerenciamento de projetos? Deixe suas impressões nos comentários e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares.
Imagem: Por NicoElNino
[php_everywhere instance=”1″]