O engajamento dos colaboradores de uma empresa é fundamental para garantir sua produtividade elevada, bem como o estímulo para atuações inovadoras. O endomarketing funciona como o combustível que alimenta esse engajamento, pois consiste em um conjunto de estratégias de marketing com foco no público interno, que é formado exatamente pelos funcionários.
Motivar os colaboradores a entregar o seu melhor é a forma mais profícua de obter bons resultados e se posicionar de forma consolidada em seu mercado. O endomarketing tem um papel crucial na atração e retenção de talentos. Continue lendo para entender melhor esses recursos e como utilizá-los para tornar a sua empresa mais produtiva.
[php_everywhere instance=”2″]
Entenda o que é Endomarketing
Trata-se, em linhas gerais, de uma estratégia de marketing voltada para o público interno da empresa, ou seja, os funcionários. Pode ser chamado também de marketing interno e tem o objetivo de engajar e motivar os colaboradores de tal forma que reduza o turnover (índice de rotatividade).
As pessoas que trabalham em uma empresa são as que possuem maiores chances de influenciar outros públicos e gerar uma imagem da companhia para quem é de fora. Profissionais satisfeitos com o seu trabalho tendem a falar de maneira mais positiva a respeito do seu ambiente de trabalho e da marca para seus familiares, amigos e conhecidos.
Aos poucos, esses indivíduos ajudam a construir uma imagem mais consolidada do negócio no mercado. Além disso, o engajamento dos funcionários contribui exponencialmente para que seus produtos/serviços sejam cada vez melhores para quem os consome.
Endomarketing não é o mesmo que comunicação interna
Endomarketing e comunicação interna são complementares, mas não são a mesma coisa, isso deve ficar claro. O papel da comunicação interna de uma empresa é estabelecer e melhorar o elo entre os diferentes setores da companhia. Por sua vez, o endomarketing tem como função principal melhorar a motivação dos funcionários.
Uma comunicação interna falha gera uma série de ruídos que leva a conflitos e desmotivação, logo, é crucial investir em uma estrutura bem desenvolvida para a comunicação interna para ter um bom endomarketing. Essas duas bases de atuação devem estar alinhadas para alcançar os mesmos objetivos e metas.
RH + Marketing
Como ficou claro acima, o endomarketing não se resume a ações de marketing focadas na comunicação interna, é um trabalho com maior complexidade que demanda a colaboração do departamento de Recursos Humanos. Devemos nos lembrar que cabe ao RH das empresas identificar as principais necessidades dos colaboradores. A partir dessa detecção de problemas, é possível dar início ao desenho de estratégias de marketing focadas na melhoria do dia a dia dos funcionários.
O marketing direcionado para o público interno deve focar em fazer com que os funcionários se sintam como uma parte ativa da companhia, sem a qual o empreendimento não consegue se posicionar no mercado. Ações de endomarketing de sucesso contribuem para formar equipes mais engajadas e preparadas para enfrentar situações variadas.
Ações de endomarketing
Há uma grande diversidade de possibilidades de ações de endomarketing com foco no engajamento dos colaboradores. Algumas ações podem ser direcionadas para estimular uma maior participação dos familiares dos colaboradores na vida profissional deles. A realização de festas abertas para a presença de alguns familiares e eventos em que a companhia esteja aberta para eles, contribuem para a humanização da marca e o sentimento de acolhimento por parte dos funcionários.
Também faz parte do endomarketing ações com foco em capacitação dos colaboradores, como a oferta de treinamentos e cursos. Quando essas ações são coordenadas com planos de carreira, tendem a tornar os funcionários ainda mais inclinados à possibilidade de permanecer nos quadros de colaboradores. Programas de bonificação e valorização dos resultados alcançados também contam com destaque dentre as estratégias de endomarketing.
Vantagens do endomarketing
A seguir vamos apresentar alguns dos principais benefícios de investir em endomarketing na sua empresa.
1 – Aumento da motivação
O entendimento de que há uma preocupação da companhia em tornar o ambiente corporativo mais agradável e oferecer melhores oportunidades, faz com que os colaboradores se sintam mais motivados a desempenhar as suas tarefas. A liberdade criativa incentivada pelas ações de endomarketing se refletem em resultados bastante positivos do ponto de vista produtivo.
2 – Aumento da produtividade
É notório que empresas que investem em endomarketing tendem a ser mais profícuas do ponto de vista criativo. A criação de um ambiente acolhedor para novas ideias estimula que os profissionais se engajem cada vez mais em desenvolver estratégias inovadoras e com grande potencial competitivo. Pessoas que se sentem satisfeitas com o seu ambiente de trabalho tendem a se tornar mais produtivas.
3 – Redução de turnover
Funcionários satisfeitos com o ambiente de trabalho e com suas atividades têm bem menos chances de deixar a empresa. Com o passar do tempo do investimento em ações de endomarketing, é possível observar uma redução considerável de turnover, ou seja, a sua companhia passa a reter mais os funcionários. Vale dizer, ainda, que um bom ambiente de trabalho pode pesar mais do que o salário na hora de decidir permanecer.
4 – Maior lealdade dos colaboradores
A valorização feita pelo endomarketing corrobora para que os funcionários se tornem mais leais às companhias para as quais trabalham. Logo, tornam-se divulgadores de uma imagem mais positiva da empresa, assim como se preocupam mais em oferecer soluções criativas para um posicionamento mais competitivo. Funcionários leais são os melhores divulgadores de uma marca.
5 – Melhora da saúde mental dos colaboradores
Ainda que os profissionais tenham grande apreço pela profissão escolhida, existem grandes chances de se estressarem em seu ambiente de trabalho. O cotidiano das empresas apresenta uma série de desafios que precisam ser superados, além da necessidade de manter boas relações com os colegas.
De maneira geral, o endomarketing ajuda a tornar o ambiente de trabalho menos estressante e isso se reflete em funcionários com mais saúde mental. Estar em um local que desperta sentimentos negativos faz com que bons profissionais percam o desejo de realizar as suas atividades com o mesmo engajamento.
O endomarketing é uma ferramenta que contribui para aumentar o engajamento dos colaboradores e impacta diretamente nos resultados do negócio. Se gostou, deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!
[php_everywhere instance=”1″]