Sabe aquelas pessoas que se preocupam e se importam verdadeiramente com as marcas dos produtos que usam? Você costuma ser esse tipo de pessoa? Normalmente, quando alguém costuma se apegar a marcas, ela quase nunca escolhe uma concorrente, ou seja, a fidelidade com as marcas tem sido cada vez mais crescente.
Por conta disso, saiba que existem pessoas que não só possuem suas preferências, como também são fiéis e não trocam suas marcas favoritas por nenhuma outra, e é exatamente por conta dessa fidelidade e do marketing boca a boca dos clientes, que essas marcas se tornam cada vez mais famosas.
[php_everywhere instance=”2″]
E por falar em marcas valiosas, a metodologia usada para considerar uma marca digna de estar no ranking das marcas mais valiosas do mundo contém uma análise de indicadores de toda a performance financeira dos produtos e serviços da marca em questão; além de analisar o papel da marca na disposição do consumidor, e a força da marca para garantir questões como o preço premium ou os ganhos futuros para a organização.
Talvez você pode estar se perguntando: será que nesse ranking terá alguma empresa brasileira? Infelizmente não! Segundo a Interbrand, as empresas brasileiras não atendem os critérios e normas por não possuírem ainda presença global — mesmo apresentando um alto valor financeiro.
Nesse artigo você irá conhecer as 17 marcas mais valiosas do mundo. Aproveite e veja se alguma delas é a sua marca favorita.
Empresa | Setor | País | Valor | Variação em relação a 2015 |
Apple | Tecnologia | USA | US$ 178,119 bilhões | +5% |
Tecnologia | USA | US$ 133,252 bilhões | +11% | |
Coca-Cola | Bebidas | USA | US$ 73,102 bilhões | -7% |
Microsoft | Tecnologia | USA | US$ 72,795 bilhões | +8% |
Toyota | Automotivo | Japão | US$ 53,580 bilhões | +9% |
BM | Tecnologia | USA | US$ 52,500 bilhões | -19% |
Samsung | Tecnologia | Coreia do Sul | US$ 51,808 bilhões | +14% |
Amazon | E-commerce | USA | US$ 50,338 bilhões | +33% |
Mercedes-Benz | Automotivo | Alemanha | US$ 43,490 bilhões | +18% |
General Electric | Serviços e Tecnologia | USA | US$ 43,130 bilhões | +2% |
BMW | Automotivo | Alemanha | US$ 41,535 bilhões | +12% |
McDonald’s | Alimentação | USA | US$ 39,381 bilhões | -1% |
Disney | Entretenimento | USA | US$ 38,790 bilhões | +6% |
Intel | Tecnologia | USA | US$ 36,952 bilhões | +4% |
Tecnologia | USA | US$ 32,593 bilhões | +48% | |
Cisco | Tecnologia | USA | US$ 30,948 bilhões | +4% |
Oracle | Tecnologia | USA | US$ 26,552 bilhões | -3% |
O poder das marcas mais valiosas do mundo
Ao analisar o quadro acima é possível compreender que das 17 marcas mais valiosas do mundo, 10 ou a maioria delas está no setor de tecnologia, o que faz muito sentido já que hoje em dia a tecnologia vem crescendo, aprimorando e facilitando cada vez mais a vida das pessoas.
Nesse sentido, convido você a refletir sobre como uma marca pode influenciar a sua vida e o seu dia a dia. Pense por exemplo nas empresas que estão no topo das mais valiosas do mundo, Apple, Google, Coca-Cola e Microsoft; todas essas empresas são consideradas grandes empresas não só por valerem Bilhões de dólares, mas sim por serem empresas que conseguem ficar na mente das pessoas mesmo sem dizer que são elas. É o que a Apple faz com sua maçã, o Google faz com suas cores, a Coca-Cola com sua tipografia e vinheta e a Microsoft com seu logo.
Todas essas empresas conseguem estar presente na vida das pessoas sem que seja necessário usar propagandas invasivas. Sons, tipografias, cores, ícones e até mesmo uma frase é capaz de fazer com uma pessoa se lembrem de que marca estamos falando. Quando uma empresa conquista esse patamar é sinal que ela está mais que consolidada no mercado em que atua, esse reconhecimento é o que vale, afinal, o que seriam das marcas sem seu público?
O que as marcas mais valiosas fazem para ter sucesso?
Quantas vezes você já se perguntou o que a Apple ou o Google fizeram e fazem para ter tanto sucesso e reconhecimento no mercado em que atuam? Quem não gostaria de ter uma empresa que esteja nesse patamar, não é mesmo?
Bom, todas as empresas listadas anteriormente de alguma forma conquistaram o título e o poder de estar entre as mais valiosas do mundo, contudo, a Apple e o Google são empresas que conseguiram transformar a vida de milhares de pessoas, e através disso puderam crescer e evoluir cada vez mais.
Acredito que o resultado extraordinário dessas empresas é altamente vem das pessoas que trabalham nelas, e de como as empresas tratam seus colaboradores. Nesse sentido, para o Google por exemplo, veja que os fatores abaixo devem levar um certo destaque:
- Humildade para reconhecer erros e aceitar opiniões distintas;
- Mantém o ambiente com boas energias, divertido, descolado e responsável sem ter que usar roupas formais como terno e gravata;
- Feedback é algo que acontece constante para que eles consigam se desenvolver de uma maneira mais assertiva;
- Existe uma liberdade para criar, agir e pensar, porém, a demanda por entrega e resultados é grandiosa;
- Ideias são pensadas e testadas pelos colaboradores, e com o tempo os usuários podem colaborar com sugestões, o que aprimora cada produto e serviço lançado;
- Reuniões semanais sempre são bem-vindas, além disso, todas as ideias são compartilhadas e lançadas para toda a equipe;
- Cada pessoa tem sua responsabilidade e exerce um diferencial dentro da empresa, contudo, a cultura da empresa faz com que cada um deles potencialize suas habilidades para cumprir com a missão da mesma.
Nota-se que os fatores que norteiam o sucesso do Google são extremamente relevantes, por isso, reflita em todas as ações que sua empresa vem exercendo e comece a pensar em como uma empresa extremamente valiosa agiria em determinados momentos como os que você enfrenta. Atitudes como as que foram citadas acima podem ser eficazes e importantes para o crescimento de uma organização. Reflita sobre isso!
O que você achou desse artigo? Você consegue analisar se alguma dessas marcas é verdadeiramente importante em sua vida? Use o espaço abaixo e deixe um comentário. Se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 285974414 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vanatchanan%20buahom