O engajamento nas redes sociais funciona como o termômetro do relacionamento entre empresas e clientes. A conquista de um bom nível de interação deve ser, inclusive, um dos principais objetivos do seu planejamento de marketing.
Para alcançar o sucesso nesse envolvimento, é necessário que a empresa se dedique a algumas estratégias. A seguir vamos explicar um pouco melhor o que significa engajamento nas redes sociais da empresa e como conquistá-lo.
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Engajamento nas redes sociais: o que significa?
Engajamento pode ser definido como sendo o estabelecimento de uma relação de confiança e empatia. Pessoas que interagem com as redes sociais da sua marca demonstram que se identificam com seu posicionamento e tom das postagens. Esse indivíduo pode se tornar um cliente em médio e longo prazo.
Em linhas gerais, o engajamento consiste na comunicação entre o usuário e a marca. Pode ser identificado através das curtidas nos posts, comentários e respostas às solicitações feitas. Refere-se ao grau de interesse e envolvimento que as pessoas demonstram ter com a página da sua companhia e com seus produtos.
É importante esclarecer também que números não devem ser vistos como o mais relevante nessa relação. Eles podem ser vazios caso não sejam utilizados da forma correta. Não adianta ter um número expressivo de seguidores se eles não interagem ou visualizam os posts. O nível de engajamento é o que determina o sucesso das redes sociais da sua empresa.
Estratégias para aumentar o engajamento nas redes sociais da sua empresa
O engajamento nas redes sociais da sua empresa pode ser consideravelmente aumentado com ações simples, mas que fazem bastante diferença. Confira a seguir seis estratégias para potencializar a capacidade de suas redes engajarem o público.
1. É fundamental conhecer seu público
Para conquistar um bom nível de engajamento é fundamental conhecer o público-alvo. Saber com quem se está falando é crucial para acertar no discurso. Para entender quem é o público das redes sociais da sua marca, busque respostas para as seguintes perguntas:
- Qual o gênero de maior número entre os seguidores?
- Qual é a sua faixa etária?
- Qual é a sua região geográfica?
- Qual a renda familiar?
Com tais características delineadas, é possível definir uma persona, ou seja, uma personificação desses dados. A partir da criação da persona, se torna mais fácil direcionar as postagens das redes sociais com mais precisão. Fica mais fácil entender como moldar o tom das postagens.
2. Conteúdo relevante
As empresas devem sempre se lembrar que na internet as pessoas podem escolher os perfis que desejam seguir. Isso significa que se a página da sua empresa não tiver um conteúdo relevante, será facilmente deixada de lado. Com o conhecimento do público obtido no passo anterior, é possível trabalhar na produção de conteúdos autorais relevantes.
Tenha certeza de que os posts irão impactar de maneira positiva os seguidores das suas páginas. As redes sociais da sua marca não podem ser voltadas apenas para a postagem de ofertas dos produtos/serviços. Para aumentar o engajamento é importante postar e debater conteúdo de verdade.
3. Utilize técnicas de interação
Existem várias formas de estimular a interação nas redes sociais e elas podem ser empregadas para aumentar o engajamento. No Instagram, por exemplo, é possível usar a ferramenta de enquetes para obter uma interação mais direta com os seus seguidores. O Facebook, por sua vez, permite que sejam feitos questionamentos que levam as pessoas a inserirem comentários.
As publicações devem ser pensadas para estimular a interação dos seguidores, considerando o perfil que eles têm. Os conteúdos que estimulam o engajamento são acessíveis e amigáveis. Também é possível apostar na resposta dos comentários que os seguidores deixam nas postagens.
4. Atenção ao design das postagens
O design das postagens tem um papel imprescindível para aumentar o engajamento nas redes sociais. Publicações com um visual bonito e bem planejado têm muito mais apelo junto ao público. Sua marca precisa se esforçar, para isso aposte em vídeos, fotos com alta qualidade e GIFs.
Lembre-se, também, de que é fundamental que as boas imagens sejam coordenadas com textos bem escritos. Saiba que postagens com bom texto e imagem bonita têm 323 vezes melhores resultados do que postagens sem imagem.
É possível captar a atenção do usuário e transmitir uma mensagem de maneira simples. Vale a pena também investir em produzir bons vídeos, esse tipo de publicação rende maior alcance e consequentemente engajamento.
5. Invista em bons CTAs
A sigla CTA se refere a Call To Action ou, em português, chamada para a ação. Trata-se de uma das mais simples estratégias para aumentar o engajamento, mas que tem grande potencial. A mecânica é simples, se propõe alguma conversão para aqueles que estão acompanhando as redes sociais.
O CTA consiste em estimular o seguidor a fazer algo para obter um resultado positivo. Por exemplo, imagine uma empresa de cosméticos que acabou de lançar um creme hidratante com uma proposta diferente do restante da sua linha. É interessante que essa marca elabore uma postagem com uma foto de qualidade e um texto descritivo do item.
Além disso, é importante saber o que o público achou do produto, não é mesmo? Um CTA válido é “conta pra gente o que você achou do nosso novo hidratante”. Trata-se de uma estratégia com grandes chances de obter ótimo engajamento através das respostas desse post.
6. Frequência é fundamental
A marca que deseja obter mais engajamento em suas redes sociais deve ser constante. O contato frequente entre a marca e os usuários é determinante para estimulá-los a interagir. É importante ter um planejamento de como alimentar as redes sociais do seu empreendimento.
Uma boa dica é organizar o agendamento de alguns conteúdos de maneira que eles sejam postados automaticamente. É uma forma de otimizar o seu trabalho e garantir que as postagens serão entregues para os seguidores com boa regularidade. Além de manter as redes alimentadas, é fundamental responder aos comentários dos usuários e resolver suas eventuais demandas.
Gostou de saber mais sobre como aumentar o engajamento das redes sociais da sua empresa? Tem mais alguma dica a acrescentar? Deixe seu comentário abaixo!
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