Você já pensou em fazer lives para alavancar o perfil da sua empresa nas redes sociais? O recurso de fazer transmissões ao vivo antes era usado em sua maioria para que artistas e influenciadores digitais conversassem com o público. Hoje, se transformou em uma ferramenta promissora para os negócios.
Algumas empresas já vinham usando as lives para se aproximar do público. Com a pandemia e a necessidade de manter lojas físicas fechadas, essa se tornou uma até mesmo uma forma de vender, conhecida como live shop.
Quer saber mais sobre como fazer lives no perfil da sua empresa para gerar engajamento e vender? Siga a leitura para conferir as dicas!
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Como fazer lives no Instagram e alavancar o perfil da sua empresa?
Para uma live de sucesso é preciso muito mais do que selecionar a opção de transmissão ao vivo no Instagram ou outra rede social. É necessário ter um planejamento que envolve preparação, divulgação e outros detalhes que poderá acompanhar a seguir.
1. Divulgue a live com antecedência
Por mais que uma live, sobretudo no Instagram, apareça em destaque para os seguidores, é preciso divulgá-la com antecedência. Afinal, assim conseguirá alcançar dois tipos de público: pessoas que irão se programar para assistir e outras que irão saber na hora e clicar para acompanhar.
Para essa divulgação, lembre-se de citar argumentos que convençam as pessoas a assistirem, mais adiante daremos dicas de como fazer isso. Utilize o recurso do Instagram de contagem regressiva, assim, quando o dia e hora da live chegarem os usuários serão notificados.
2. Utilize os recursos disponíveis para gerar engajamento
O Instagram oferece um conjunto de recursos para aproximar os perfis de seus seguidores e é importante explorar todos eles. Em primeiro lugar, fazer isso é interessante para oferecer diferentes tipos de conteúdo e atrair a atenção das pessoas.
Já o segundo motivo está relacionado aos algoritmos. A plataforma costuma valorizar os usuários que a utilizam por inteiro, fazendo posts no feed, reels, stories, IGTV, entre outras funcionalidades. Isso faz com que suas publicações sejam entregues para uma porcentagem maior de usuários.
3. Crie um roteiro de tudo o que será mostrado
Para evitar se perder no meio da live, crie um roteiro listando tudo o que será mostrado e as informações que serão compartilhadas. Não é preciso fazer nada muito elaborado, o importante é ter uma lista de apoio para acompanhar e garantir de citar tudo o que é necessário.
4. Organize o cenário
O cenário de uma live é muito importante, especialmente se for apresentar produtos que precisam de um ambiente com um foco mais amplo, como roupas e calçados. É interessante criar um banner ou usar uma parede que tenha a logomarca da sua empresa. Pode parecer que não, mas esse cuidado faz toda a diferença para alcançar um bom resultado.
5. Prepare e teste os equipamentos
Em uma produção ao vivo tudo pode acontecer, contudo, existem formas de minimizar os riscos. Para isso, é preciso que prepare e teste os equipamentos. Verifique a conexão com a internet, se o smartphone está com a bateria totalmente carregada. Lembre-se de deixar também um carregador próximo caso seja necessário.
Recentemente, o Instagram liberou uma nova funcionalidade, que é o teste de lives. Através dela é possível realizar uma live teste apenas com convidados selecionados. Essa é uma forma de se preparar, caso nunca tenha feito uma transmissão ao vivo.
6. Carisma é fundamental
É crucial que a pessoa que irá apresentar a live seja carismática e tenha desenvoltura. Independentemente do conteúdo que será mostrado, é o carisma do apresentador que irá atrair a atenção do público em primeiro lugar.
É claro que nas primeiras experiências ao vivo é natural se sentir um pouco retraído. Contudo, é fundamental que haja o interesse em evoluir cada vez mais. Se você tem essa disposição, ótimo, porém, se tem o perfil totalmente reservado e não gosta de aparecer, peça para outro membro da empresa realizar a apresentação.
7. Realize sorteios de brindes
Os sorteios de brindes são uma ótima forma de atrair e manter o interesse do público. Inclusive, é válido iniciar antes mesmo da live, como forma de intensificar a divulgação. Faça assim: peça para que as pessoas compartilhem em seus perfis o anúncio da live e marquem a loja. Assim, estarão automaticamente participando do sorteio.
Todos os nomes dos participantes deverão ser anotados para que o sorteio seja feito ao longo da live. Os prêmios podem tanto ser produtos da própria empresa quanto de parceiros.
8. Mostre as peças em detalhes
Independentemente do tipo de produto que for ser vendido ou divulgado, é necessário mostrá-lo em detalhes. Se forem peças como roupas, calçados e acessórios, é importante que uma pessoa os vista.
Além da exibição dos itens é interessante dar dicas, por exemplo, de como combinar as peças, criar looks e usar os produtos. Outros tipos de itens podem ser testados ao vivo. Quanto mais realista e interessante for a apresentação, maiores são as chances de as pessoas se interessarem.
9. Faça promoções exclusivas para as lives
É preciso fazer com que as pessoas que estão assistindo à live sintam que terão acesso a benefícios exclusivos. Dessa forma, terão interesse em participar das próximas. Por essa razão, é interessante fazer promoções exclusivas para quem estiver acompanhando.
Deixe claro que aquele valor é válido apenas durante a live e que, assim que encerrar, os preços retornam ao padrão. Cumpra sua palavra e não estenda o desconto, caso contrário, as promoções não irão gerar o efeito desejado, pois não irão ativar o gatilho da escassez.
10. Interaja com os espectadores
Não é à toa que as lives contam com a funcionalidade de os espectadores enviarem comentários, pois a interação é muito importante. Dessa forma, procure interagir com as pessoas, citar o nome delas, responder e fazer perguntas. Isso dará um toque mais pessoal ao encontro, o que é fundamental para gerar engajamento e alavancar o perfil da sua empresa.
Gostou das dicas para fazer lives? Tem mais alguma sugestão a fazer? Compartilhe abaixo e envie este conteúdo para amigos que possam se interessar pelo assunto.
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