Cliente satisfeito? Melhore ainda mais para não perdê-lo

clientes satisfeitos

A satisfação do cliente é a melhor maneira de não perdê-lo para outra empresa

A missão mais importante de uma empresa é conquistar clientes. Quem atende o consumidor sabe, especialmente no início, como é difícil ganhar um espaço no mercado, começar a aparecer para o público e, finalmente, garantir os primeiros clientes. A satisfação desse pessoal é crucial para a manutenção de um negócio e, por isso, quando temos clientes satisfeitos, precisamos nos transformar para não perder ninguém para a concorrência.

Você já deve ter ouvido por aí a frase em que “difícil não é chegar no topo, mas sim se manter nele”, não é mesmo? Portanto, o empreendedor de sucesso tem que estar preparado para prolongar a satisfação do seu cliente. Caso você não saiba como atingir o próximo nível, separamos algumas dicas rápidas abaixo para ajudar você nesse processo tão importante:

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Atendimento é palavra-chave

Um dos grandes focos que devem ser trabalhados desde o início de um empreendimento é o seu atendimento. O cliente não costuma esperar, aliás, pode até cobrar agilidade de uma empresa, especialmente se há algum problema envolvido. Sua equipe deve estar de prontidão para conversar com o consumidor, atender suas necessidades e apresentar soluções que, de preferência, não causem transtornos ou quaisquer danos a ele. Um atendimento forte garante a satisfação do cliente e passa credibilidade para compras futuras. Além disso, ele estará seguro para recomendar sua empresa para seus conhecidos. Entre as características de um bom atendimento, destacam-se:

  • Velocidade: a capacidade de responder rapidamente, em poucas horas ou até minutos, se possível;

 

  • Informação: ter as respostas na ponta da língua ou, caso não seja possível, buscar a informação o mais rápido que conseguir;

 

  • Resposta firme: receba o atendimento, trate a reclamação com educação e garanta uma solução plausível para todos;

 

  • Alternativas: estar sempre preparado para oferecer diversas soluções para o cliente. Qual a que mais lhe agrada?

 

  • Surpresa: pegue o consumidor de surpresa ao ser ágil e eficiente no atendimento. Ele ficará ainda mais impressionado.

 

  • Motivação: ninguém merece ser atendido por uma equipe desanimada, sem simpatia. Garanta que seu atendimento esteja sempre motivado e determinado a atender bem.

 

Procure conhecer o cliente a fundo

Muitas empresas, especialmente a que estão em crescimento, não fazem o dever de casa de conhecer, de fato, quem é o seu público. Nesse sentido, procure ser o mais detalhista possível e reúna o máximo de informações sobre o seu cliente. Uma das maneiras de se conseguir isso é através de ações digitais, como campanhas de e-mail ou cadastros em seu site ou redes sociais. Esse tipo de dado é extremamente valioso para que você saiba exatamente o perfil do seu comprador, podendo criar ações exclusivas para ele posteriormente.

Elabore estratégias de fidelização

O próximo passo da retenção de um cliente é fideliza-lo. Você deve conhecer dezenas de exemplos de pessoas, conhecidos ou até familiares que amam determinadas marcas e sempre estão falando positivamente delas, recomendando a todos que conhecem. Então, esse é o perfil exato de um cliente fiel, que está engajado com uma empresa. Procure elaborar formas de criar esse vínculo. Ofereça produtos com desconto para aqueles que compram mais, envolva esse grupo em ações exclusivas, faça com que eles se sintam prestigiados. Esse tipo de consumidor nunca vai procurar a concorrência!

Mantenha contato e ouça o cliente

Diferente do atendimento eficiente, esse é um tópico que visa estreitar as relações. Você já deve ter visto em diversas lojas aquele cantinho para enviar um recado. A famosa “caixinha de sugestões” é um grande aliado para que você mantenha o cliente próximo. Incentive esse tipo de feedback, leia e, principalmente, coloque em prática as sugestões que fazem sentido. Nada melhor que ir moldando sua empresa de acordo com o gosto do freguês, não é mesmo? Em paralelo, encurte os laços com campanhas de e-mail marketing ou pesquisas de satisfação do cliente.

Seja ético com o cliente

A ética é uma característica muito importante na relação cliente-empresa. Procure ser sempre transparente com consumidor, faça-o entender sobre seu negócio, como seu produto é criado e outros tópicos relacionados. Além disso, nunca se aproveite da satisfação dos clientes para tirar algum proveito. Mantenha o sigilo de seus dados e garanta sua segurança, especialmente em se tratando de uma loja virtual. Evite entrar em guerra com algum concorrente e mantenha-se sempre em linhas legais.

Para se conectar com o cliente e ter sucesso é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo.
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Participe de ações. Envolva-se

Nos tempos atuais, é muito importante se mostrar engajado com causas que são favoráveis ao ser humano ou ao meio ambiente, por exemplo. Uma das atitudes que mais causa boa impressão no consumidor é participar de campanhas ou ações específicas que visam trazer algum benefício para a comunidade ou para a natureza. Demonstre que sua empresa vai além de números e produtos e mostre-se mais humano. Você ganhará pontos, com certeza!

Conscientize sua empresa

Por fim, de nada adianta pensar em tudo para o seu cliente se você não organizou o lado de dentro da casa. Trabalhe com sua equipe a importância de manter clientes satisfeitos e fieis, enquanto vocês seguem na busca por novos consumidores. Promova reuniões, treinamentos, qualifique sempre seu time de atendimento… São atitudes que farão com que sua empresa se mantenha motivada para seguir no topo, mantendo-se com uma boa imagem perante aqueles que estão buscando seus produtos ou serviços.

Essas são apenas algumas das ações que você pode começar a por em prática para não perder aqueles clientes que fazem a diferença para o seu negócio. Não deixe o ânimo cair e siga trabalhando duro para manter o sucesso que você tanto buscou! Se você tem alguma dica ou experiência para compartilhar sobre como manter os clientes satisfeitos, deixe o seu comentário abaixo para inspirar outros empreendedores.

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