É provável que você já tenha ouvido falar a respeito branding, mas, assim como acontece com outros termos do universo corporativo, muitos não sabem exatamente o que significa. Neste artigo vamos desmistificar esse conceito e apresentar fatos que comprovam a sua importância. Continue acompanhando e entenda por que deve investir na sua marca para se consolidar no mercado.
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O que é Branding?
Branding é uma prática de marketing que consiste em criar uma marca para uma empresa, incluindo um logotipo, um nome e outros elementos de identidade visual que façam com que as pessoas, ao olharem para eles, logo saibam do que se trata. Isso é muito importante porque forma a identidade da organização, expressando seus valores, visão e outras características.
Um bom exemplo de branding bem feito é do banco Itaú, que, não à toa, já foi eleito por diversas vezes consecutivas a marca mais valiosa do Brasil. Em seus comerciais para a TV, a marca costuma aparecer apenas no final, mas ainda assim conseguimos perceber logo no início do que se trata, especialmente pela presença de elementos na cor laranja e da linguagem utilizada.
Por que o Branding é importante?
Uma empresa precisa mais do que um nome para ter sucesso, ela precisa de uma identidade. A forma como uma organização se apresenta perante o mercado e a sociedade determina como as pessoas irão enxergá-la, se irão confiar nela, indicar para os amigos e assim por diante.
Através de cores, formas, linguagem e outros elementos é possível passar mensagens valiosas sobre um negócio e torná-lo memorável. Assim, sempre que as pessoas precisarem de algo do segmento em questão, irão se lembrar exatamente daquela marca. É por isso que é importante contratar um profissional especializado em branding, porque ele saberá exatamente como criar uma identidade coerente com a mensagem que a empresa deseja passar.
7 Motivos que provam a importância do Branding para uma pequena empresa
Muitas pessoas acham que apenas grandes empresas devem investir em branding, julgando ser um detalhe sem importância para pequenos negócios. A verdade é que, hoje, todos precisam de branding, até mesmo profissionais liberais, como advogados, médicos, dentistas, entre outros.
Estamos vivendo a era da informação, em que os aspectos visuais contam muito, então, quanto melhor for a imagem, no sentido metafórico e literal, passada para a sociedade, maiores são as chances de reconhecimento. Veja, a seguir, alguns motivos que provam a importância do branding também para os pequenos negócios.
1 – Torna a empresa memorável
Quando as pessoas veem a imagem de duas letras C entrelaçadas, logo se lembram da grife francesa Chanel, assim como o famoso símbolo da Nike. São muitos os exemplos de marcas memoráveis, que basta bater o olho para remeter a uma empresa, seus produtos e serviços. Empresas pequenas também podem, e devem, buscar isso para serem a primeira lembrança dos consumidores.
2 – Transmite confiança
É incrível o poder que uma marca bem construída tem sobre as pessoas. Contar com uma identidade visual na fachada do estabelecimento, uniforme dos funcionários, redes sociais, propagandas e nas redes sociais faz com que os consumidores se sintam mais confiantes sobre a empresa, gerando credibilidade. E isso vale para qualquer tipo de negócio, de supermercados a salões de beleza.
3 – Dá força para a publicidade
Quando uma empresa tem uma marca bem definida e a utiliza em suas embalagens e produtos, isso dá força para a publicidade. Quando um cliente sai de uma loja usando uma sacola com a marca impressa, por exemplo, está fazendo com que ela seja vista pelas ruas. Quanto mais forte é uma identidade visual, mais ela se fortalece de forma indireta.
4 – Torna os funcionários mais engajados
As pessoas precisam mais do que o salário no final do mês para se sentirem motivadas no dia a dia, por isso, conhecer a visão e os valores da empresa para as quais trabalham é fundamental. Dentro do conceito de branding, essa é uma informação que é apresentada com clareza para a equipe, o que impacta diretamente no seu desempenho, fazendo com que todos sintam orgulho de ser parte daquele time.
5 – Cria valor financeiro
Todos os outros aspectos citados até aqui resultam em uma maior valorização da empresa. No caso de uma venda ou entrada de um sócio, por exemplo, o valor se torna mais alto quando se tem uma marca já consolidada no mercado e na mente dos consumidores.
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5 Dicas de Branding para aplicar na sua empresa
Depois de entender a importância do branding para o sucesso de uma empresa, confira cinco dicas para construir uma marca forte.
1 – Defina quem é a sua empresa
O primeiro passo para criar uma marca poderosa é definir quem é a sua empresa. Para facilitar o processo, pense nela como se fosse uma pessoa. Quais são as características mais marcantes? Essas respostas darão o direcionamento para seguir os próximos passos.
2 – Encontre os diferenciais
É bem provável que existam diversas empresas que fazem o mesmo que a sua no mercado. Por isso, é preciso ter diferenciais que façam o seu negócio ter a preferência do público. Essas informações precisam ser expressas de alguma maneira ia identidade visual.
3 – Defina a missão da sua marca
Toda empresa tem uma missão e é fundamental que se tenha clareza em relação a ela, para que as decisões tomadas sejam coerentes com os objetivos pretendidos. Lembre-se que a missão é muito mais do que uma frase bonita e deve ser levada a sério.
4 – Pense nos valores que deseja transmitir
Uma empresa também precisa ter valores que irão direcionar o desenvolvimento dos seus produtos, o atendimento, a abordagem em anúncios e publicações nas redes sociais, enfim, tudo o que diz respeito à sua atuação.
5 – Saiba que tipo de cliente deseja atrair
Por fim, é necessário entender exatamente o perfil de cliente que deseja atrair, para direcionar a abordagem a ele. Fazer isso não restringe o público e sim direciona esforços, aumentando as chances de sucesso.
Para a criação de um branding verdadeiramente eficaz, é preciso contar com o suporte de um profissional especializado, que saiba expressar através de cores, formas e outros detalhes a identidade que deseja para a sua marca.
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