4 exemplos de metas SMART e como aplicar o conceito na sua empresa

Smart

Metas SMART é uma ferramenta que tem o objetivo de definir metas construídas de forma a se considerar 5 atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

 

Ao longo do tempo, é possível notar o quanto é constante e importante, tanto para as pessoas quanto para as empresas, a busca por metas. Estabelecer objetivos parece ser uma tarefa simples e comum, pois a impressão que se tem é de que as pessoas já estão familiarizadas com o processo de pensar, elaborar e colocar em prática as estratégias necessárias para atingir as metas pré-estabelecidas.

Comprar um carro, adquirir um imóvel, aumentar a rentabilidade do negócio, conhecer outros países e expandir os negócios para outras regiões são alguns exemplos das metas traçadas por pessoas e empresas no mundo todo.

Todavia, o que muitas pessoas não sabem, ou descobrem tardiamente, é que, na prática, a realidade é outra. Estabelecer metas não é um processo tão básico e simples quanto parece. Na verdade, ele requer estudo, informações, ferramentas e metodologia.  Nesse sentido, uma das ferramentas utilizadas no processo tem um nome curioso: metas SMART (que significa “inteligente”, em inglês).

Mas afinal, o que são as metas smart? Preparamos este conteúdo para ajudar você a compreender essa ferramenta e mostrar como ela pode ser útil na sua empresa, querida pessoa!

Por que precisamos definir metas?

As metas são pequenas frases que definem o nosso estado desejado. Assim, as pessoas podem definir para si metas em diferentes setores da vida: cargos, salários, peso ideal, dinheiro para comprar bens, conhecimentos a serem adquiridos, objetivos para a família, e por aí vai. Também as empresas precisam de metas gerais e específicas de cada departamento, de modo que norteiem as suas estratégias de crescimento.

Sem metas, as pessoas e as organizações ficam perdidas. Elas não sabem para onde ir e comportam-se como um barco à deriva. Quem não tem objetivos perde motivação para agir e basicamente faz o que outras pessoas pedem ou mandam.

Dessa forma, definir metas e colocá-las em prática é um meio de ser autor da sua própria história. Conduzir a vida com autonomia e limitar a influência externa é algo que as metas fazem por nós. Por isso, todo o processo de coaching é pautado na definição de metas inteligentes, pois são elas que determinam as estratégias a serem adotadas para que possamos deixar o estado atual e alcançar o estado desejado.

O que são as metas SMART?

As metas SMART são uma ferramenta que auxilia na definição de metas, o que pode ser útil tanto para as pessoas quanto para as empresas. O importante é entender que essa é uma importante ferramenta de coaching que auxilia de maneira poderosa e objetiva a estabelecer as suas metas.

A esse respeito, é importante ressaltar que, ao definir metas, as pessoas precisam entender que elas devem ser extremamente diretas e objetivas. Isso é importante para que não haja espaço para suposições ou dúvidas.

Quer alguns exemplos?

  1. Uma pessoa que estabelece como meta: “No ano que vem, eu vou me atentar mais à minha saúde”.
  2. Uma pessoa que estabelece como meta: “No semestre que vem, eu vou implantar novas ideias na equipe de vendas”.

É um ponto de partida satisfatório, mas percebe o quanto tudo isso é vago? Não há objetividade e tampouco prazos para o cumprimento das metas. Para que as metas mencionadas acima consigam ser aplicadas como metas SMART, é fundamental que sejam reformuladas a fim de se tornarem mais precisas e diretas. Da forma como estão, elas podem ser consideradas metas utópicas e dificilmente serão cumpridas.

Como deve ser uma meta SMART?

Como mencionado anteriormente, as metas SMART servem tanto para metas pessoais quanto para metas corporativas. Neste artigo, o contexto será voltado para empresas.

Quando uma meta é traçada, fica claro para uma empresa que aquele é o estado ou o lugar que ela pretende alcançar. Entretanto, é importante que os responsáveis por estabelecer as metas, entendam o que verdadeiramente é uma meta e o que não é.

Por exemplo: desejos não são metas. Outra confusão bastante comum é colocar tarefas como metas ou dizer que buscará e adquirirá mais conhecimentos para a empresa. Por isso, antes de estipular metas, é importante que gestores, líderes, executivos entendam que o conceito de metas vai muito além de tarefas e desejos.

De maneira sucinta e prática, metas são objetivos quantificados e devidamente especificados. Assim, é importante lembrar que as metas são temporais e totalmente ligadas a prazos.

No caso de metas SMART, cada letra desta sigla possui um significado que consegue traduzir corretamente o que é e, principalmente, como deve ser uma meta para uma organização empresarial. Vamos compreender melhor as 5 características que definem uma meta SMART.

 S — Specific (específica) 

Uma meta deve ser específica naquilo que se propõe. Se o objetivo é aumentar vendas, por exemplo, o gestor deve ser prático e objetivo para definir que quer aumentar as vendas em 20, 30 ou 40% em um período de 10 meses, por exemplo. O importante é ser minucioso. Se uma meta é vaga, ela perde a sua eficácia. Em contrapartida, uma meta específica é mais fácil de ser visualizada, planejada e alcançada.

M — Measurable (mensurável)

O segundo item nos mostra que é necessário determinar um indicador tangível e com possibilidade de mensuração. Esse indicador contribui para a organização atingir a meta traçada. No caso do aumento nas vendas, o principal indicador seria o valor do faturamento durante os 10 meses em cima dos produtos e serviços. Assim, trata-se de quantificar a meta, ou seja, de atribuir um valor numérico para que possamos mensurar se estamos próximos ou distantes de alcançá-la.

 A — Achievable (alcançável)

Desejar obter resultados incríveis é o que todos querem, mas o gestor deve ter em mente que as metas devem estar em uma realidade possível. Nesse sentido, vale lembrar que uma meta em vendas, por exemplo, leva tempo e dedicação. Alcançar uma evolução de 100% em 5 meses pode ser complicado para as equipes e também para a empresa. Portanto, verifique se as metas traçadas são realmente alcançáveis. Caso não sejam, recalcule a rota para um cenário factível.

R — Relevant (relevante)

Não é interessante criar metas que não façam sentido para as equipes e que não vão gerar resultados positivos dentro da empresa. Por isso, toda meta traçada deve ser relevante, ou seja, importante naquele contexto. Por exemplo: se uma empresa praticamente não utiliza o LinkedIn nas suas estratégias de comunicação, será que é necessário definir metas de seguidores nessa rede social? É preciso definir prioridades e estabelecer metas que sejam significativas.

 T — Timebound (com prazo definido) 

Dentro do método SMART, o T vem de time. Pensando nisso, fica a ideia de que para toda meta é preciso determinar um tempo para que ela se cumpra. Estabelecer uma meta sem um prazo não faz sentido. Sem esse prazo, ela não será levada a sério da forma como deveria ser levada. Assim, podemos cair em um ciclo de procrastinação. Por esse motivo, sempre que definir uma meta, estabeleça um prazo. Mas atenção: deve ser um prazo que possa ser cumprido e que faça sentido para os envolvidos.

Exemplos de metas SMART nas organizações

Ao analisar o que de fato é uma meta SMART, é possível compreender como ela deve ser tratada nas empresas. As metas SMART exigem que a organização trace metas com especificidade, relevância, prazos e ferramentas para mensurar tudo o que será produzido até que essa meta seja alcançada. Com isso, percebemos que as metas SMART seguem basicamente os modelos a seguir:

  1. Abrir 2 filiais da loja de multimarcas. A primeira será em São Paulo até outubro de 2025, e a segunda será no Rio de Janeiro até março de 2026.
  2. Contratar 20 novos colaboradores para a equipe de vendas até o mês de fevereiro de 2026.
  3. Aumentar 30% das vendas no setor de roupas femininas da loja de departamentos até janeiro de 2026.
  4. Implantar uma ação social dentro da empresa até dezembro de 2025, com o objetivo de ajudar crianças com câncer que fazem tratamento no hospital da cidade.

Esses são alguns exemplos de metas SMART. Nota-se que são metas específicas, que são claramente alcançáveis, com um prazo previamente estabelecido e que apresentam congruência para a empresa. Portanto, ao utilizar as metas SMART, será possível traçar metas que, além de serem alcançáveis, trarão grandes benefícios e resultados satisfatórios para a organização empresarial.

Que este conteúdo contribua com o sucesso da sua empresa! Agora, aproveite para contar a sua experiência com o processo de estabelecer metas. Analisando todas essas informações, a sua empresa tem metas SMART? Como anda o processo para estabelecer as metas da empresa em que você trabalha?

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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