São inúmeras as conquistas das mulheres nos últimos anos: independência, mais participação na política, novas oportunidades no mercado de trabalho e maior participação no mundo empreendedor.
As mudanças sociais, culturais e econômicas do País, as novas tecnologias e o despertar das mulheres foram alguns fatores que refletiram diretamente no perfil do empreendedorismo brasileiro. É crescente o número de pessoas do sexo feminino à frente de negócios de sucesso, o que contribui para o aumento da autonomia financeira e participação mais efetiva das mulheres no orçamento familiar, além de gerar mais empregos e impulsionar a economia brasileira.
Apesar do crescente número de empreendedoras brasileiras, os desafios ainda são grandes: muitas mulheres ainda não possuem a confiança que o meio corporativo exige, enfrentam barreiras em um ambiente que ainda é de maioria masculina, sofrem discriminação de gênero, vivem dupla jornada e enfrentam as barreiras da maternidade versus carreira.
Como o Coaching pode ajudar mulheres empreendedoras
Devido aos obstáculos que ainda são enfrentados pelas mulheres que ingressam no meio corporativo, o Coaching é um processo que pode auxiliar muito as empreendedoras nesse momento de desafios e quebra de paradigmas.
Isso porque a metodologia permite que a mulher passe por um processo de autoconhecimento em que ela se torna capaz de identificar suas qualidades e pontos de melhoria, além de discernir suas crenças e comportamentos limitantes, aprendendo a vencê-los ou modifica-los. As ferramentas proporcionadas pelo Coaching também fazem com que as empreendedoras definam metas e objetivos assertivos, ressignificando experiências que afetaram seu crescimento profissional.
Todo esse processo permite que a mulher empreendedora alinhe sua vida profissional e pessoal, potencializando seus resultados. Outros pontos trabalhados pelo Coaching são:
- Melhoria da comunicação;
- Promoção do relacionamento interpessoal;
- Aprimoramento da inteligência emocional;
- Desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança;
- Aumento da produtividade;
- Melhor capacidade de gestão do tempo;
- Permite uma gestão financeira mais assertiva;
- Ampliação da visão estratégica dos negócios;
- Melhoria das técnicas de liderança e negociação;
- Viabilização da adaptação às mudanças;
- Alta performance;
- Potencialização dos resultados do empreendimento.
Quais foram as dificuldades que você já enfrentou por ser uma mulher empreendedora? O que você fez para reverter tal situação? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: iko / Shutterstock