Lidar com uma crise econômica requer preparo e planejamento estratégico para que os negócios da empresa sofram impactos mínimos ou, de preferência, não sofram impacto algum. Uma das principais preocupações de gestores e líderes em tempos de crise está ligada aos clientes: afinal, em tempos assim, o comportamento do consumidor muda bastante e o volume de compra fatalmente diminui.
Se você acredita que crise econômica significa perda de clientes, está redondamente enganado. É possível manter os consumidores e até mesmo conquistar novos clientes mesmo diante de um momento crítico. Descubra como fazer isso a seguir:
Dicas de como conquistar novos clientes em tempos de crise
Mantenha os investimentos em marketing
Quando a crise começa, a primeira medida que as empresas adotam é a contenção de gastos. Embora esta seja uma atitude inteligente e saudável, reduzir ou cortar de vez os investimentos nas ações de marketing é um erro. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é justamente nos momentos de crise que é preciso manter a comunicação com o público. Portanto, esta é uma economia que pode ter um custo muito alto para a sua empresa.
Invista na excelência do atendimento
Em tempos de crise econômica, é fundamental que o atendimento se mantenha excelente para garantir que as vendas continuem em um nível satisfatório. É importante que o cliente perceba que a sua proposta é um bom negócio e que sua empresa não está desesperada por novas vendas.
Tenha uma equipe motivada e capacitada
Não deixe de investir na capacitação de seus colaboradores. Não deixe também de investir em estratégias e ações que incentivem as equipes a continuar com a excelência em seus trabalhos. Uma equipe capacitada e motivada a seguir em frente nos momentos de crise garante resultados satisfatórios em qualquer ocasião.
E você, tem alguma dica para compartilhar conosco? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe-o em suas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: alphaspirit / Shutterstock