Distrações no trabalho: como lidar com elas sem se prejudicar?

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Mantendo o controle para não perder o foco. / Copyright: Minerva Studio

Uma notícia que chama a sua atenção, uma mensagem nova no celular, um e-mail na caixa de entrada, uma ligação no meio da manhã, alguém te chama para tirar uma dúvida e pronto, lá se foi metade do seu dia. Já percebeu a quantidade de coisas que podem acontecer e que conseguem tirar o seu foco e a sua atenção do trabalho?

Esses são pequenos exemplos que conseguem mostrar o quanto de “jogo de cintura” uma pessoa precisa ter para conseguir cumprir com suas atividades sem deixar que as distrações atrapalhem. 

É interessante fazer uma relação desse assunto com a Lei de Pareto, essa lei diz que uma pessoa conquista 80% dos seus resultados com 20% de seus esforços. Percebe que não é grande a porcentagem de esforços que uma pessoa precisa fazer para conquistar os resultados almejados?

A questão é simplesmente saber aplicar a quantidade de atenção certa para focar no que verdadeiramente deve ser feito. Fazer tudo de uma só vez pode não ser a melhor saída, já que provavelmente a maioria das tarefas não terá um bom resultado. No artigo a seguir vamos te ajudar a entender qual é a melhor forma de lidar com as distrações. 

Como lidar com distrações no trabalho sem se prejudicar?

Você tem sempre a impressão de que poderia ter feito mais em menos tempo? Saiba que provavelmente essa percepção está correta. Em boa parte dos casos, as distrações impedem a sua produtividade. 

Algumas dessas distrações são inevitáveis, ou seja, é melhor aprender a como lidar com elas para evitar que elas prejudiquem seu desempenho. Confira abaixo algumas dicas pontuais de como lidar melhor com o que interfere no seu trabalho. 

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1. O benefício das pausas

Fazer pausas durante o dia é saudável para o seu rendimento e claro para o desenvolvimento da empresa. O colaborador que trabalha oito horas por dia sem fazer pausas, com toda certeza, possui um nível de estresse elevadíssimo. 

O estresse acaba influenciando na entrega das tarefas. Por isso, é fundamental entender que as pausas devem existir, mas também devem ser muito bem calculadas. Esse artigo começou citando alguns momentos de distrações de uma pessoa ao realizar o seu trabalho. 

Pois bem, é de extrema importância que o colaborador saiba o momento certo para dar uma espiada no celular, ou abrir um e-mail pessoal e até mesmo trocar uma palavrinha com o colega do lado. Pensando assim, fica claro que o descanso é permitido e também bem-vindo, porém, precisa ser controlado.

Muitas vezes, para algumas pessoas, controlar os momentos de descontração e saber lidar com as distrações, durante um dia de trabalho, é um desafio e tanto. A dica é ter disciplina para saber quando parar e quando retomar suas atividades. Confira as outras dicas dessa lista para lidar melhor com as distrações. 

2. Tenha uma lista de tarefas 

Comece o dia listando seus afazeres, coloque-os em ordem de prioridade, assim fica mais fácil saber o que fazer primeiro. Quem não tem uma lista acaba perdendo a referência do que precisa fazer. 

Se você não faz ideia de quantas tarefas de trabalho precisa concluir durante o expediente, dificilmente terá foco para evitar as distrações. Para tornar a sua lista ainda mais eficaz é interessante determinar um tempo para cada tarefa. 

Assim você sabe quanto o seu tempo está comprometido e quando for interrompido por um colega conseguirá pedir para responder depois. A tentação de verificar as redes sociais também diminuirá se você souber que tem tarefas importantes na sua agenda. 

3. Evite o celular 

Guarde o celular, mantenha o foco no seu trabalho. Só o fato de manter o celular sobre a mesa já é uma forma de se distrair. Basta que a tela acenda com uma notificação para que você queira saber do que se trata. 

Além disso, com o aparelho ao alcance das mãos você acabará conferindo mais vezes as notificações. Se você usa o celular no trabalho, é recomendável silenciar as notificações pessoais para não se distrair durante as atividades. 

4. Tenha disciplina nas pausas

Estabeleça os horários para as suas pausas e não prolongue mais do que 5 minutos. Essas pausas devem ser usadas para dar um respiro para a sua cabeça, então tente evitar atividades que vão sobrecarregar seus pensamentos.

A menos que você esteja esperando alguma mensagem importante, é válido evitar as redes sociais nessas paradas. É mais interessante levantar da sua cadeira, se alongar e tomar uma xícara de café. Use suas pausas com sabedoria e não se perca no tempo, afinal o trabalho ainda te espera para ser concluído. 

5. Evite conversas pessoais

Deixe aquela conversa dispensável com o seu colega para o horário do almoço ou do lanche. Fazer amizades no escritório é positivo, porém, é fundamental que haja a separação entre o que é relação profissional e o que é pessoal. 

6. Tire um tempo para você

Após finalizar suas tarefas, reserve um tempo ao final do dia para ler um ou dois e-mails pessoais, descanse a mente um pouco. Entenda essa concessão como uma recompensa por ter feito aquilo que precisava. Caso tenha se deixado levar pelas distrações e esteja com o trabalho atrasado, você não poderá se dar esse benefício.

7. Saiba retomar sua atenção

O telefone tocou? Atenda e volte o quanto antes para aquilo que estava fazendo, se possível anote onde estava quando foi interrompido, dessa forma fica mais fácil voltar com o foco. 

Algumas distrações são inevitáveis e entender isso é um passo crucial para lidar com elas. O segredo é não se deixar levar por essas distrações, busque retomar a sua atenção ao que importa. 

8. Não seja multitarefa

Sua caixa de e-mail não para e você precisa terminar um trabalho anterior? Não queira fazer tudo ao mesmo tempo, decida qual delas é a mais importante e faça. Há um mito de que ser multitarefa é sinônimo de produtividade, mas não é.

Quando se faz muitas coisas ao mesmo tempo, é bem provável que pelo menos uma delas não seja tão bem feita quanto o esperado. Evite ter muitas abas abertas no seu navegador. Abrir uma delas “por engano” pode se tornar uma longa distração e prejudicar a entrega de um trabalho que seria importante.

Crie regras sobre distrações no trabalho e as siga

Deixar uma conversa com um colega para outro momento, não atender uma ligação que você já sabe que não é tão importante, deixar para mais tarde aquela resposta no WhatsApp, pode parecer ser o fim do mundo, mas não é. Se policie e crie regras para você mesmo enquanto estiver no ambiente de trabalho.

Pare e pense, o seu trabalho é o meio que você tem para conquistar todas as outras coisas, por isso, faça o possível para continuar com ele. Tenha em mente que primeiro você deve dar atenção às suas obrigações e tarefas, depois a diversão e descontração.

Sabendo equilibrar uma distração com uma tarefa, com certeza não será prejudicial ao seu trabalho. Sendo assim, tenha seus momentos de distrações sem deixar que eles sejam maiores que o seu tempo com suas obrigações no trabalho. Evite se colocar de propósito numa situação difícil com trabalho acumulado.

Lidar bem com as distrações se reflete em ter mais sucesso em seu trabalho. Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

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