Dinâmica do Presente: uma maneira interativa de motivar os colaboradores

Dinâmica do Presente Motivação: Saiba mais sobre a dinâmica do presente

 

Dinâmica do presente: uma maneira interativa de motivar os colaboradores

 

As dinâmicas são excelentes ferramentas para o ambiente organizacional, podendo servir para melhorar o clima na empresa, identificar perfis comportamentais, desenvolver habilidades, promover o trabalho em equipe, entre diversos outros objetivos.

Independentemente da sua finalidade, uma dinâmica sempre traz ensinamentos e mudanças positivas na vida, não só dos colaboradores, como da empresa como um todo, que se beneficia bastante desse tipo de recurso no dia a dia.

Se você é empresário, gestor, líder ou empreendedor, convido você a conhecer a dinâmica do presente e descobrir como ela pode ser útil para solucionar problemas referentes à motivação e ao relacionamento interpessoal dentro da sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

Dinâmica do presente: instruções

O líder da dinâmica deve entregar uma caixa embrulhada (em papel que não revele o seu conteúdo) a um dos participantes. Nessa caixa, haverá o número de chocolates equivalente ao número de colaboradores participantes — que, por ora, não saberão qual é o conteúdo do embrulho.

Para dar início à dinâmica, os participantes devem estar dispostos em um círculo. A pessoa que está com a caixa na mão deve entregá-la a outro colaborador, atribuindo um adjetivo a ele. Por exemplo: “Eu te entrego esta caixa, pois te acho uma pessoa gentil”.

A partir daí, a caixa deve ser repassada de um em um, sempre com a atribuição de um adjetivo. A escolha das qualidades fica a critério dos participantes, mas algumas sugestões são: simpatia, coragem, organização, ousadia, criatividade, felicidade, persistência, inteligência, serenidade, entre diversos outros. A última pessoa a receber a caixa deve abri-la e distribuir o conteúdo a todos os envolvidos na dinâmica.

Adjetivos utilizados na dinâmica do presente

O objetivo fundamental da dinâmica é reconhecer as melhores características de cada profissional dentro da empresa, incentivando-os a fortalecê-las cada vez mais no dia a dia. Por isso, vou falar sobre cada uma delas, para que, na hora da “brincadeira”, todos saibam como devem repassar esse feedback aos colegas.

Parabéns!

Esse é o momento em que a dinâmica é iniciada. A pessoa que vai conduzir o processo o inicia, escolhendo um dos profissionais que estão participando e parabenizando-o por ter sido o escolhido para iniciar e dar continuidade à dinâmica. Para seguir, é preciso que essa pessoa que ficou com a caixa escolha aquela que considera a mais organizada entre todas.

Organizado

O ponto importante a ser destacado nesse momento é o quanto esse profissional é organizado, reconhecendo que o seu senso de organização ajuda a empresa e a equipe a crescer continuamente.

Otimista

Todos nós sabemos que é necessária sempre uma dose de otimismo para lidar com as mais diversas situações do dia a dia. Sendo assim, a pessoa organizada deve escolher aquela que mais inspira todos a serem o mais otimistas possível na rotina de trabalho.

Proativo

proatividade é algo que as organizações têm buscado cada vez mais entre os seus profissionais. Dessa maneira, é fundamental reconhecer essa grande habilidade e entre todos, para que, assim, seja possível incentivar os demais colaboradores a desenvolverem essa competência.

Resiliente

Além da proatividade, a resiliência também é algo que faz toda a diferença no ambiente de trabalho, pois ela ajuda as pessoas a lidarem da melhor maneira possível com as frustrações e com as possíveis falhas que venham a surgir na execução dos projetos.

Criativo

O profissional criativo é aquele que auxilia a equipe a encontrar as melhores soluções para os problemas e também para colocar a organização sempre à frente dos seus concorrentes. Assim, aquele que foi escolhido como o resiliente do grupo, deve, nesse momento, reconhecer o indivíduo que é criativo e que faz toda a diferença para a empresa.

Extrovertido

Muitas vezes, somos tão absorvidos pelos problemas do dia a dia, que nos esquecemos de levar a vida com um pouco mais de leveza. É por isso que o profissional extrovertido precisa ser reconhecido, uma vez que ele ajuda a todos ao seu redor a serem mais leves e a encararem as situações com mais tranquilidade, sem desespero.

Gentil

Já ouviu falar que gentileza gera gentileza? Pois é, este é o papel da pessoa considerada gentil, e essa característica precisa ser reconhecida entre todos, de modo que a equipe o tenha como exemplo e passe a espalhar atitudes gentis por todo o ambiente de trabalho.

Prestativo

Sabe aquele colega que está sempre pronto para ajudar a todos e atender às suas demandas da melhor maneira possível? Ele também precisa de reconhecimento. Pessoas assim não ficam focadas apenas nas suas atividades, já que elas sentem que também têm a missão de contribuir para o crescimento e aprimoramento de todos ao seu redor.

É importante enfatizar que estas são apenas sugestões de elogios que podem ser feitos e adjetivos que podem ser utilizados. Se, enquanto condutor da dinâmica, você acreditar que podem ser inseridos outros tipos de pontos positivos, fique à vontade para utilizá-los durante a brincadeira. Considere o contexto e as características dos envolvidos.

Objetivos da dinâmica do presente

A intenção é que, a cada qualidade escolhida, os participantes sintam que os seus pontos positivos estão sendo verdadeiramente vistos, reconhecidos e valorizados pelos demais, principalmente pelos seus colegas. 

Por mais que pareça algo simples, investir na aplicação desse tipo de ferramenta no ambiente organizacional tem real importância, pois, no dia a dia profissional, tudo acontece de forma tão acelerada, que muitas vezes acreditamos que as nossas qualidades e esforços não estão sendo observados por aqueles que estão ao nosso redor. Isso pode fazer com que as pessoas se sintam verdadeiramente desmotivadas, conforme o tempo vai passando. 

Dessa forma, investir um tempo em atividades como a dinâmica do presente tem chances reais de trazer resultados extraordinários, tanto para os colaboradores, quanto para a empresa de forma geral. Elas têm o poder de amenizar situações negativas que atrapalham o bom andamento dos processos organizacionais, como intrigas, fofocas, conflitos e comentários de cunho pejorativo no ambiente profissional.

Outros exemplos de dinâmicas motivacionais

Até aqui, tivemos a oportunidade de compreender o quanto investir em motivação é algo que tem verdadeira importância no contexto empresarial. Motivar os profissionais faz com que eles consigam construir a carreira de sucesso que almejam e contribuir, efetivamente e na prática, para que a empresa alcance os resultados extraordinários e objetivos que traçou.

Diante disso, resolvi compartilhar mais alguns exemplos de dinâmicas, que você pode utilizar, levando em consideração o tipo que mais se adéqua ao seu negócio e ao perfil dos seus colaboradores. Continue a leitura e confira:

Dinâmica de motivação “Sociograma”

Esta é uma excelente dinâmica, pois ajuda líderes, gestores e empresários a entenderem melhor as suas equipes e elaborarem estratégias, a partir dos seus próprios membros, com o objetivo de motivá-los.  Assim, a atividade tem como finalidade descobrir quem, entre os colaboradores que fazem parte de determinada equipe, é visto como “líder” e pessoa de confiança por todos os outros profissionais.

Para a empresa, ter consciência dessa informação é primordial, pois ela pode transformar o profissional em alguém capaz de ajudar no processo de motivação, não só dos colaboradores da equipe, mas também de todos os demais que fazem parte do quadro de funcionários.

Trata-se de uma dinâmica bem simples de ser aplicada. O condutor da brincadeira vai precisar apenas de caneta e papel, que serão distribuídos a todos os colaboradores da equipe.

Em seguida, o instrutor deve pedir que cada um responda, em até 1 minuto, às seguintes perguntas:

  • Se você tivesse que viver em uma ilha deserta por um tempo, quem desta equipe você levaria para acompanhá-lo (a)?
  • Você precisa elaborar uma festa. Qual ou quais pessoas desta equipe você recrutaria para ajudá-lo nesta missão?
  • Você foi sorteado em um concurso promocional e ganhou uma super viagem. Quais são as 3 pessoas deste grupo que você levaria?

Após todos responderem a este pequeno questionário, com os resultados em mãos, o que você vai fazer em seguida é contar a pontuação que cada um dos membros teve, para que, dessa maneira, você possa descobrir qual é o colaborador em quem a equipe mais confia.

A partir disso, como eu disse mais acima, o gestor poderá elaborar estratégias de motivação, contando com a ajuda e o apoio deste colaborador, “eleito” como líder e representante da equipe por todos (ou pela maioria) os seus membros.

Carta para “você do futuro”

Além de ser uma excelente dinâmica, esta é uma estratégia poderosa de motivação para colaboradores dos mais diversos tipos de empresas. 

Para realizá-la, é necessário que se tenha apenas papéis e canetas, que serão distribuídos entre os participantes da dinâmica. Em seguida, você ou o condutor da brincadeira pedirá que cada um escreva uma carta para si mesmo, falando sobre como se sente no momento atual e como deseja estar em um prazo de 60 dias dentro da empresa. Feito isso, todas as cartas devem ser recolhidas e guardadas.

Após este período, as cartas devem ser distribuídas aos seus respectivos donos, e, depois que cada um tiver a oportunidade de ler o que escreveu, você deve incentivá-los a analisar quais pontos foram melhorados, quais objetivos foram atingidos, quais ainda não foram e o que eles podem fazer para alcançar o que ainda almejam. 

Como eu disse, trata-se de uma estratégia MA-RA-VI-LHO-SA, pois estimula os colaboradores a definirem metas de curto e médio prazo, motivando-os, constantemente, a se comprometerem com cada uma delas. 

“Missão impossível”

Para esta dinâmica, o que você vai precisar é imprimir algumas cópias da missão da empresa, bem como de papéis e canetas, que serão distribuídos entre os colaboradores participantes. Antes de pedir que eles comecem, é importante discutir com eles o conceito de missão empresarial, bem como a sua importância para os negócios de forma geral.

Feito isso, você pedirá a eles que formem grupos de 3 a 5 pessoas, de preferência que sejam do mesmo departamento. Com o material em mãos, a atividade que eles terão que desenvolver é elaborar e definir as missões que acreditam serem essenciais para o setor do qual fazem parte.

Neste contexto, é importante lembrá-los de que as missões que eles terão que definir devem estar em conformidade e de acordo com aquelas sob as quais a empresa em geral desenvolve as suas atividades. 

Ao término da dinâmica, tudo o que foi elaborado pode ser utilizado para motivar os colaboradores, colocando as missões em um mural, de modo que não se esqueçam delas e que as sigam diariamente na execução das suas demandas.

Agora, me conte: você já conhecia a dinâmica do presente? Acredita que ela pode trazer resultados positivos para a sua empresa? Deixe o seu comentário no espaço a seguir, me dizendo o que achou. Além disso, lembre-se de curtir e compartilhar este artigo nas redes sociais, para que os seus amigos também conheçam esta poderosa dinâmica de grupo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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