A comunicação assertiva é clara e direta, passando adiante mensagens corretas de forma que contribui para o desenvolvimento de um trabalho mais produtivo e com melhores resultados. Profissionais que conseguem desenvolver uma comunicação assertiva no ambiente corporativo se mostram mais bem integrados com a sua equipe.
Essa é uma habilidade que demonstra inteligência social e foco em realizar suas atividades profissionais da melhor maneira possível. Se você deseja desenvolver mais essa forma de comunicação em sua atuação profissional, vai gostar das dicas que darei ao longo do artigo.
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Confira dicas de como desenvolver a comunicação assertiva
Ser assertivo significa demonstrar segurança naquilo que fala e agir de maneira firme independente do tamanho do desafio que tem diante de si. A assertividade resulta da combinação de boa oralidade com excelente comunicação.
É válido dizer que é perfeitamente possível desenvolver habilidades de comunicação assertiva melhorando a interação com os outros membros da equipe, acompanhe e saiba como.
1 – Seja observador
A primeira dica para se tornar um comunicador mais assertivo é tirar o foco da sua forma de pensar e observar as pessoas que estão à sua volta. Entenda qual é a forma como essas pessoas se comunicam e de que maneira você pode estabelecer um diálogo mais claro com elas. Olhar para o outro com interesse e respeitar a sua forma de interagir com o mundo é essencial para se tornar um comunicador mais assertivo.
2 – Preste atenção à comunicação não verbal
Boa parte das mensagens que são transmitidas às outras pessoas não é verbalizada, a comunicação não verbal tem um papel bastante importante na construção do relacionamento com os outros indivíduos. Comece a prestar atenção nos recados que a sua postura e expressões faciais estão passando. Uma forma de se mostrar mais aberto para os outros é tentar reduzir as barreiras existentes, como a timidez ou o desinteresse, tente se interessar mais pelos outros.
3 – Assertividade não é o mesmo que grosseria
Muitas pessoas confundem firmeza na fala com uma postura arrogante e, em muitos casos, até grosseira. É fundamental esclarecer que assertividade significa ser claro nos seus intentos, mas sem precisar ofender ninguém para isso. Comece a observar como as pessoas reagem quando interagem com você, se perceber que há resistência ou desconforto da outra parte repense a sua postura e tom de voz.
O ideal para evitar mal entendidos é ter certeza a respeito do que está falando, mas sem usar um tom de voz autoritário. Tenha em mente sempre que o respeito é a base para gerar interações mais proveitosas e positivas com sua equipe. Demonstrar que está aberto para conversar no caso de alguma situação que tenha sido desagradável para a outra parte é sempre válido.
4 – Atenção ao melhor momento
Independentemente de quanto você seja assertivo em suas falas, é fundamental acertar na escolha do momento para dar início ao diálogo. A escolha de um momento ruim para fazer uma colocação, ainda que esta seja pertinente, pode tornar difícil conseguir a colaboração das outras pessoas e, até mesmo, criar um sentimento desfavorável nela em relação a você.
Considere se o que tem a dizer está adequado à situação atual e se há chances de sua equipe te ajudar nesse momento. Se perceber que o time está demasiadamente ocupado com outros temas mais importantes, considere deixar sua fala para outra ocasião. O tempo certo é fundamental para ser mais assertivo.
5 – Desenvolva o hábito da leitura
Ler desde conteúdos técnicos da sua área de atuação até livros de literatura é essencial para fortalecer sua base de conhecimentos do mundo e de linguagem. Somente se comunica bem aquele que tem o que comunicar, nunca se esqueça disso. Dedicar parte do seu tempo a ampliar seus horizontes literários irá contribuir significativamente para estabelecer um diálogo mais rico e com mais chances de tocar o outro tanto sob um viés objetivo como de uma forma subjetiva.
6 – Seja solícito com os demais
A sua assertividade aumenta conforme você se dedica a incentivar a assertividade dos demais. O ideal é se mostrar solícito com aqueles que têm alguma dificuldade para se comunicar, pois quando você faz a ponte para outras pessoas está aprendendo formas de ser um comunicador mais eficaz. Além disso, para ter firmeza naquilo que está transmitindo é essencial ter o respeito e a boa vontade das pessoas.
7 – Responda perguntas
Mesmo que você seja um comunicador muito assertivo, pode acontecer de as pessoas não compreenderem na totalidade o que está tentando transmitir. Nesse caso, é importante dar abertura para que elas façam perguntas, o objetivo é que entendam bem o que está sendo transmitido.
8 – Evolua continuamente
Compreender que sempre há algo que pode ser melhorado faz parte da construção de uma comunicação mais assertiva. De vez em quando, faça autocríticas e aceite as sugestões daqueles que convivem com você. Ouvir as outras pessoas faz parte do processo para se tornar alguém mais firme em suas opiniões sem ser arrogante. Lembre-se de que firmeza não é sinônimo de arrogância, reconhecer que nem sempre se está certo é o primeiro passo para ser alguém com comunicação mais assertiva.
9 – Seja claro
Uma comunicação somente será assertiva se for clara, ou seja, fale sempre da forma mais objetiva possível para que os demais te compreendam e coloquem em prática o que está sendo pedido. Atente-se para frases que possam ser interpretadas ambiguamente e não dê voltas para dizer o que precisa ser dito. A comunicação assertiva é aquela que diz o que precisa ser feito sem que haja complicações desnecessárias.
10 – Invista em cursos de oralidade
Ser eloquente e claro na sua forma de se comunicar é fundamental para desenvolver uma comunicação assertiva, então, se você tem dificuldades em relação a isso pode e deve investir tempo e recursos em cursos focados em desenvolvimento da oralidade. A capacitação é a base para ser um comunicador cada vez mais assertivo.
Coloque essas dicas em prática e desenvolva uma comunicação mais assertiva. Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar este conteúdo para passar o conhecimento adiante!
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