Desenvolver habilidades sociais, saber lidar com situações adversas, expressar de maneira honesta a sua opinião em pauta e trabalhar em grupo são fatores essenciais para o corpo funcional de uma empresa. É importante que isso seja feito de maneira segura e conduzido de forma bastante profissional para que todos os envolvidos se sintam confortáveis durante o processo. Neste sentido, as dinâmicas de grupo podem ser verdadeiras aliadas para saber como é o nível de cooperação entre os colaboradores da organização empresarial. E quais dinâmicas podem ser eficazes neste processo? Continue a leitura e saiba mais!
Porque aplicar dinâmicas de cooperação?
Para isso, as dinâmicas de grupo são aplicadas dentro das organizações com intuito de conhecer os colaboradores, identificando o tipo de comportamento adotado por cada um e permitindo a visualização do perfil do colaborador, bem como seus pontos de melhoria.
As chances de uma equipe atingir resultados extraordinários estão diretamente ligadas a seu entrosamento e sua capacidade de motivação. Esse senso de coletividade é promovido por valores que podem ser avaliados dentro das dinâmicas de cooperação de grupo, responsáveis por apontar capacidade de colaboração, compromisso, empenho, foco e determinação.
[php_everywhere instance=”2″]
Dinâmicas de cooperação altamente eficazes
As dinâmicas de cooperação são uma excelente forma de manter a equipe de trabalho sempre motivada. Elas são capazes de despertar em cada colaborador a vontade de dar o melhor de si mesmo por suas carreiras e pela empresa em que trabalham. Confira a seguir dois exemplos de dinâmica de cooperação e como aplicá-las.
1 – Dinâmica das 5 bolas
O objetivo desta dinâmica é promover o trabalho em equipe e assim, avaliar os processos da empresa com o foco nos resultados. Para aplicar esta dinâmica é necessário que haja 5 bolas para os participantes. E quais são as regras?
- Todos os participantes devem formar um círculo e, juntos, contar a quantidade de pessoas na roda
- A bola deve ser passada entre os jogadores, que contarão os “passes” de um até o número total de participantes (por exemplo, de um a 20)
- A bola deve percorrer todo o caminho, de 1 a 20, passando pelas mãos de todos
- A bola não pode ser arremessada a longa distância e deve ser passada por, no mínimo, duas pessoas de distância
- Caso a bola caia no chão, é necessário voltar ao início e recomeçar a contagem do 1
- Poderão ser colocadas até 5 bolas ao mesmo tempo no jogo. O responsável por acrescentar as bolas no jogo é o mediador
- O tempo para realização da tarefa é de um minuto e meio a dois minutos e meio, dependendo do tamanho da equipe
- Antes do início do desafio, são dados 20 minutos para que os participantes possam se planejar.
Abaixo, alguns dos vários temas que podem ser discutidos:
- A importância do foco individual, além de proporcionar a noção sobre visão sistêmica aos envolvidos, o que auxilia na obtenção dos resultados finais
- Compartilhamento da estratégia entre os participantes
- Avaliação do planejamento: o que deu certo e o que não deu?
- Avaliar quem soube ouvir e quem soube se fazer entender.
Esta dinâmica estimula a conversa entre os membros para que juntos todos pensem em soluções para os temas discutidos. Tudo isso de maneira segura e descontraída.
2 – Dinâmica do Balão
Esta dinâmica trabalha com uma situação de risco e que ter pensamento individualista é muito tentador, mas não é o ideal. Quem for o responsável pela aplicação da dinâmica precisa propor a seguinte situação para os participantes:
“Todos os continentes do planeta correm grandes perigos neste momento. Um meteorito acabou de cair no oceano e uma onda gigante foi criada. Os continentes correm risco de serem submergidos com esta onda.”
Avise os participantes que eles estão em um balão sobrevoando a região e ele começa a perder o ar e cair. Alguém vê uma ilha cercada por tubarões famintos. Para que o balão caia na ilha é preciso que um dos ocupantes saia do balão
É importante que os participantes debatam pra escolher quem deve ser eliminado. A regra é que a espécie humana seja preservada e nenhum pode decidir por si só que será eliminado. Deve ser uma decisão tomada em conjunto. Cada participante tem uma função:
- jornalista
- enfermeira
- conselheiro político
- professor
- estatístico
- padre
Esta dinâmica é uma boa forma de analisar as tomada de decisão dos participantes e ver como se dá a comunicação entre eles. Além disso, a dinâmica do balão mostra também como é a cooperação entre os membros. É uma boa ferramenta para que todos possam avaliar se tem cooperado com os bons resultados da organização empresarial e com os colegas de equipe.
Agora conte pra gente: tem alguma dinâmica que você conhece? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e também a sua opinião a respeito do tema.
Você gostou deste artigo? Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: EDHAR / Shutterstock