Empresas de todos os segmentos do mercado necessitam de informações para traçar estratégias mercadológicas. Mas, como fazer isso? Como obter essas informações de maneira segura e pontual? Através da pesquisa de mercado. Quer saber mais sobre pesquisa de mercado? Então, continue a leitura!
Porque é importante investir em pesquisa de mercado?
Uma pesquisa de mercado, quando feita de maneira correta, traz informações relevantes a respeito do mercado de atuação de uma empresa, apontando as características do segmento em que a organização está inserida, público-alvo, vantagens e desvantagens e diversos outros dados que podem ser relevantes para o aprimoramento dos processos empresariais.
Investir em pesquisas de mercado garante a identificação de estratégias que precisam de melhorias e isso minimiza riscos tanto no faturamento quanto na relação com o cliente. A pesquisa de mercado traz clareza para as organizações empresariais nos mais variados aspectos. É ela que aponta que a sua empresa tem feito de positivo para se destacar dos concorrentes, por exemplo. É a pesquisa de mercado que traz informações que podem ser poderosos insights para novas estratégias de vendas ou melhorias para os produtos e serviços que são ofertados aos clientes.
Por tudo isso, investir em pesquisas de mercado faz toda a diferença para as empresas. É uma forma eficaz de traçar estratégias inovadoras para vendas, relacionamento com o cliente e posicionamento mercadológico.
Dicas de como fazer um relatório de pesquisa de mercado
Agora que você já sabe a importância de investir em pesquisa de mercado, o próximo é saber como fazer. Para te ajudar neste processo, confira a seguir as dicas preparadas pra que você e sua equipe tenham êxito na pesquisa de mercado.
1 – Estruture a pesquisa
Todas as etapas são importantes em uma pesquisa de mercado. Um dos mais importantes é o começo. Estruturar a pesquisa é importante para que não haja dados errados ou informações contraditórias. Portanto, comece definindo o método da pesquisa e, em seguida, a amostra ou espaço amostral. Em seguida, recolha dados a respeito do público-alvo e objetivos da pesquisa. Este passo é importante porque aponta para quem você pretende vender. O objetivo da pesquisa precisa estar claro para todos os envolvidos e responsáveis pela coleta de informações.
2 – Faça um resumo de clientes
É fundamental que as informações sobre os clientes sejam levantadas para que fique claro para todos quem são as pessoas que consomem o que a empresa oferta no mercado. Mas apresente em forma de resumo para que a leitura tenha maior aproveitamento. No resumo de clientes você deve levar em consideração toda a informação dos clientes que conseguiu reunir por meio de questionários, perguntas diretas e comportamento do consumidor na internet.
Esse relatório deve conter:
- Gastos dos clientes em geral;
- Estado civil do público-alvo;
- Faixa etária do público-alvo;
- Pontos mais satisfatórios da sua empresa que eles consideram.
3 -Analise a concorrência
Tão importante quanto saber quem são seus clientes é saber quem são seus concorrentes. Afinal, como criar estratégias sem conhecer seu adversário? Sem conhecer a concorrência qualquer estratégia se torna obsoleta. Portanto, ao fazer a pesquisa de mercado, este tópico é fundamental. Analise a sua concorrência de maneira imparcial. Ao fazer seu relatório sobre a concorrência da empresa, as seguintes informações devem estar citadas:
- Qualidade dos produtos e serviços
- Variedade dos produtos
- Preço estabelecido
- Condições de pagamento
- Localização
- Atendimento
- Serviços ao cliente
- Horário de funcionamento
- Divulgação
- Estrutura
4 – Liste os fornecedores
Não pense que os fornecedores ficarão de fora desta pesquisa. É importante saber também sobre eles e se existem outros fornecedores que oferecem o que os atuais fornecedores tem oferecido para a sua empresa. Quando você depende de um fornecedor específico, sua empresa pode estar em perigo. Por isso, é importante que você saiba com quem está lidando e de que forma. Portanto, é necessário que o relatório traga as informações: fornecedor, tipo, porte, preço, condições de pagamento, prazo de entrega e localização. Tenha sempre outras alternativas de fornecedores para que sua empresa não seja refém de táticas abusivas.
5 – Identifique outras informações relevantes adicionais
É nesse ponto que você deve escrever as informações adicionais importantes para as tomadas de decisão, tais como: quais fornecedores têm produtos que deixam a desejar, quais privilegiam os grandes empreendedores praticando altos preços, entre outras informações que podem ser relevantes.
A maioria das empresas está interessada em táticas de mercado que abranjam todos os pontos referentes a uma pesquisa de mercado bem elaborada. Pois com esta pesquisa você pode tirar conclusões de como se comportar diante das adversidades e ameaças. Vale salientar que a pesquisa de mercado precisa ser feita de maneira imparcial, com olhar crítico e longe do protecionismo para que as informações sejam aproveitadas de maneira justa.
Agora, conte pra gente: sua empresa já fez alguma pesquisa de mercado? Quais foram os resultados obtidos? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe em suas redes sociais.
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