Saiba como criar um blog para usar como portfólio

Crie seu portfólio online Blog – Saiba como criar seu portfólio online.

 

Para muitas empresas, o currículo já não é mais suficiente. Por isso, é importante que você já se adiante e crie o seu portfólio online. Quer saber como fazer isso? É só continuar lendo este artigo!

Eleve sua empresa a um novo patamar através do Coaching!
Conheça meu livro “Tudo Sobre Coaching” e saiba como isso é possível!

Os principais passos antes de começar o portfólio

Existem alguns pontos que são importantes para você seguir antes de começar a criar o seu portfólio. Veja quais são os principais passos para prestar atenção:

  1. Organização: antes de pensar em um espaço para inserir os seus trabalhos, é essencial que você reúna todos eles. É possível que muita gente tenha conteúdos de diversos formatos, tais como textos, prints, vídeos ou imagens. A variedade pode usar muita memória do seu computador ou celular, portanto, opte por serviços que guardam arquivos em nuvem para conseguir acessá-los de qualquer lugar.
  2. Pesquise pelas melhores plataformas: é essencial que você estude bem quais são os serviços que possibilitam a criação de portfólio no mercado para entender qual é o melhor para a sua área. Por exemplo, a DeviantArt é uma plataforma que funciona, principalmente, para profissionais relacionados à arte. O Medium é excelente para quem é especializado em texto. Já o WordPress transita bem em todos os setores da indústria.
  3. Insira o conteúdo com padronização: depois de organizar todos os seus trabalhos e escolher a melhor plataforma, é hora de começar a colocar os links, textos, imagens, prints e vídeos. Mas, antes de simplesmente adicionar o conteúdo, crie um padrão. Por exemplo, divida as seções por data e tipos de trabalho, assim fica mais fácil para quem está vendo não se perder.

Pronto! Depois de começar o seu portfólio online, é essencial que você o mantenha atualizado. Para isso, guarde os seus trabalhos e vá adicionado no serviço online. Procure fazer isso a cada 2 meses para não ter que passar muitas horas atualizando.

Mostre o seu trabalho usando o WordPress

O WordPress é uma plataforma de blog e site conhecida no mundo todo. O seu painel administrativo é intuitivo e fácil de ser usado. Ou seja, não precisa se especializar em programação para deixar o seu espaço digital profissional agradável e atrativo. O serviço é tão simples que pode ser uma ótima opção para quem está pensando em criar um portfólio online.

Você pode inserir textos, links, vídeos, imagens, arquivos para downloads e muitos outros tipos de conteúdos que mostram o seu trabalho profissional de forma relevante. Além de permitir a inserção de diversos tipos de materiais, o site ainda apresenta opções de organização para que você exiba os seus trabalhos da forma mais atrativa para o setor que você quer atingir.

Se você é um coach, por exemplo, pode criar um blog no WordPress com o seu método de trabalho, inserir depoimentos de coachees e incluir galerias de vídeos e fotos das suas sessões. Se você é um profissional de artesanato, pode criar um blog no WordPress para mostrar fotos do seu trabalho, como as suas peças são feitas e ainda mostrar as suas inspirações.

Outras 5 opções para criar seu portfólio

Se você quiser montar o seu portfólio fora de um ambiente de blog, pode contar com diversos serviços online gratuitos. Hoje, trouxemos 5 opções de plataformas que são fáceis de usar e que possibilitam uma organização simples do seu trabalho para que todos tenham acesso.

  • Kawek: nesse site, você pode inserir os seus trabalhos de forma simples e totalmente personalizável. Você ainda pode escrever sobre as suas atividades inseridas e obter dados de acesso por meio do Google Analytics.
  • Wix: o Wix é um site em que você pode criar o seu site de um modo simples. A plataforma possui templates, ou seja, modelos, já prontos para que você adapte o conteúdo do seu trabalho sem perder muito tempo. Se você é um fotógrafo, por exemplo, pode inserir todas as suas fotos lá de forma organizada.
  • Flickr: aliás, os fotógrafos ou quem trabalha com design e arte em geral pode aproveitar o Flickr para inserir todos os trabalhos organizados por álbuns. Além de ficar visualmente agradável, é fácil incluir as novidades, ou seja, sem procrastinar a atualização.
  • Behance: a plataforma Behance serve para você armazenar os seus trabalhos e mostrá-los com facilidade, assim como comunicar-se com outros profissionais. O serviço básico é gratuito, porém há uma opção para assinatura.  
  • Cargo Collective: o Cargo Collective é uma plataforma em que você pode criar o seu portfólio sem muita complicação e com bons resultados finais. As configurações para a customização são intuitivas e já deixam a sua página profissional ponta para o mercado.

Se você conhecer mais algum site interessante para recomendar é só escrever nos comentários do artigo.

Como as redes sociais podem se tornar repositórios do seu trabalho

Provavelmente, você já leu ou ouviu pessoas dizendo que as redes sociais podem contaminar de as relações humanas de forma negativa. Porém, se usadas de forma saudável, as redes sociais, podem ser uma forma de criar conexões humanas e até de exibir o seu trabalho para alcançar mais pessoas. Quer ver como? Veja as recomendações que sugerimos para o seu Instagram, YouTube e LinkedIn.

  • LinkedIn: a rede social especializada em conexões profissionais é o espaço ideal para você inserir o seu trabalho ou mostrar qual é a sua especialidade. Por meio de artigos, você pode escrever sobre experiências bem-sucedidas que você vivenciou e ainda trazer uma análise a respeito de cada uma delas. Além de mostrar os seus trabalhos de destaque para quem estiver lendo, você também pode inspirar outros profissionais.

Eleve sua empresa a um novo patamar através do Coaching!
Conheça meu livro “Tudo Sobre Coaching” e saiba como isso é possível!

Outra forma é usando a seção “Licenças e certificados”, em que você pode incluir prêmios, diplomas ou outros destaques da sua vida profissional e acadêmica. Além disso, a seção “Conquistas” permite que você inclua publicações, cursos, patentes, projetos, cursos e reconhecimentos, idiomas, notas de provas e mais. Só é bom ficar atento para não trazer publicações pessoais nesse espaço digital.

  • Instagram: hoje em dia, é comum encontrar diferentes tipos de profissionais exibindo o trabalho por meio de publicações no Instagram e no Instagram Stories. É comum encontrar especialistas em marketing, moda e beleza, coaches e tantos outros profissionais mostrando suas experiências como forma de aprendizagem, dando orientações e recomendações e ainda apresentando como é o cotidiano de uma pessoa que trabalha no setor.

Só é preciso ter cuidado para não misturar o perfil pessoal com o profissional, é importante que o seu dia a dia tenha um equilíbrio e atividades separadas. Diferente do LinkedIn, o Instagram também serve para publicações pessoais, portanto, é só separar.

  • YouTube: falando em redes sociais, quem trabalha com vídeos pode organizar todos em um canal do YouTube. Assim como diversos profissionais fazem publicações no Instagram, é possível repetir o feito nessa rede social, atentando-se para o fato de que os trabalhos precisam ser em formatos de vídeos.

Se você é um professor, por exemplo, pode dar algumas aulas em vídeos e sugerir que os alunos assistam como atividade de estudo complementar. Outro exemplo interessante é se você é um coach, você pode gravar pequenos vídeos de orientação para estimular a chegada de mais coachees. Assim como no Instagram, é importante separar os seus vídeos pessoais dos profissionais em diferentes canais.

E agora? Chegou o momento de começar o seu portfólio online! Aproveite para compartilhar esse artigo com os seus amigos nas suas redes sociais. Quem sabe você não ajuda eles a começar o próprio portfólio online?

 

Copyright:1069206707 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gaudilab

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010