O trabalho dignifica o homem, essa é uma expressão bastante conhecida. Mas será que as pessoas sabem realmente o que ela significa? Dignificar significa dar dignidade, enobrecer e realmente o trabalho possui um papel muito importante para isso, desde que, claro, seja realizado em condições salubres e respeite o ser humano que está realizando aquela função.
Continue a leitura para entender melhor a relação entre trabalho e dignidade e saiba como enxergar a sua carreira dessa forma, como sendo muito mais do que uma mera obrigação e sim uma ação com significado.
[php_everywhere instance=”2″]
O trabalho dignifica o homem: 7 fatos que comprovam isso
Para que entenda melhor a relação entre dignidade e trabalho, veja alguns fatos que comprovam o quanto ter uma atividade contribui para que um indivíduo se sinta digno.
1 – Promove o sentimento de utilidade
O ser humano tem a necessidade de se sentir útil, de saber que suas ações contribuem para algo maior, o que tem tudo a ver com o trabalho. Realizar uma atividade de forma autônoma ou dentro de uma empresa e ver que suas ações resultam em um produto ou serviço que faz a diferença na vida de alguém é fantástico.
2 – Desafia
Desafios motivam as pessoas e no dia a dia de trabalho grande parte dos profissionais é desafiada frequentemente, seja através da cobrança por resultados, da criação de novos produtos ou serviços, de ações voltadas para ganhar a preferência do consumidor e assim por diante. Os desafios estimulam a vontade de crescer e vencer.
3 – Gera o aprendizado constante
Seja em uma empresa, atuando como voluntário ou sendo dono do próprio negócio, todos os dias o trabalho revela algum aprendizado, que pode vir na forma de uma habilidade técnica ou comportamental. Aprender uma nova maneira de executar uma ação é tão importante quanto encontrar melhores formas de lidar com clientes com o ânimo exaltado, por exemplo, tudo contribui para o desenvolvimento.
4 – Fornece sustento
Não podemos deixar de citar o principal motivador que leva uma pessoa a buscar um trabalho, que é o salário que garante o sustento e a realização de objetivos, como ter um lar seguro, ter conforto, adquirir bens, entre outros. Muito da dignidade que vem com o trabalho tem relação com as possibilidades que vêm através do salário.
5 – Fortalece a autoconfiança
O trabalho faz com que as pessoas se sintam capazes de realizar ações úteis e de superar desafios, o que é ótimo para fortalecer a autoconfiança. Isso acontece porque, no dia a dia, é possível ver com clareza os resultados das ações realizadas, o que pode vir na forma do alcance de metas, de feedbacks por parte do chefe e dos colegas, do reconhecimento por parte da empresa, entre outras maneiras.
6 – Leva à criação de conexão com outras pessoas
O padrão de carga horária de trabalho no Brasil gira em torno de oito horas diárias, o que leva muitas pessoas a conviverem mais com os colegas do que com familiares. Essa convivência faz com que laços sejam criados, e isso é muito positivo. Mesmo que amizades não surjam, apenas o fato de se manter relações cordiais já é muito bom.
7 – Ocupa a mente
Existe um outro ditado que diz que a mente vazia é oficina do diabo, ou seja, não ter uma ocupação pode levar um indivíduo a alimentar pensamentos ruins e se sentir deprimido. Nesse sentido, o trabalho entra na vida de uma pessoa e ocupa a sua mente de maneira positiva, evitando que ela tenha espaço para alimentar ideias negativas.
[php_everywhere instance=”2″]
5 Atitudes para construir uma relação saudável com o trabalho
Depois de conferir os motivos que provam que o trabalho dignifica o homem, confira algumas atitudes para colocar em prática e construir uma relação saudável com a sua carreira.
1 – Dê um significado ao seu trabalho
Em vez de olhar para o seu trabalho apenas de forma objetiva, procure ampliar a visão, considerando o todo. Se você é professor de geografia, por exemplo, mais do que ensinar sobre mapas e a superfície terrestre, está contribuindo para a formação e desenvolvimento dos seus alunos. O mesmo se aplica a qualquer profissão, pois todas possuem um grande significado para a sociedade.
2 – Mantenha sua rotina organizada
Para evitar que o trabalho se torne sinônimo de sobrecarga, comece a manter a sua rotina organizada, com horários para as obrigações profissionais, o descanso, os momentos em família, o autocuidado. Mesmo que esteja vivendo uma fase mais atribulada, faça o possível para gerenciar o seu tempo e distribuí-lo de forma equilibrada.
3 – Procure sempre se aperfeiçoar
Independentemente do quão qualificado seja, sempre é possível se aperfeiçoar, principalmente em uma época em que as coisas se transformam a uma velocidade impressionante. Mantenha-se sempre atento ao que acontece na sua área, faça cursos, participe de eventos, pesquise, leia, amplie seus horizontes, quanto mais preparado estiver, maior será a sua motivação em relação ao trabalho.
4 – Saiba o que esperam de você
A melhor maneira de alcançar as expectativas dos seus clientes ou do seu chefe, é sabendo exatamente o que esperam de você. Por isso, peça feedbacks e se mantenha aberto a ouvir o que as outras pessoas têm a dizer sobre o seu desempenho. Assim, conseguirá direcionar as suas ações e, até mesmo, surpreender.
5 – Gerencie suas finanças
Por fim, um tema que, aparentemente, não possui relação com trabalho, mas que tem tudo a ver, porque envolve administrar corretamente o fruto obtido através do seu esforço. Usar seu dinheiro com responsabilidade é honrar as horas que passou trabalhando para obtê-lo. A organização financeira permitirá que faça escolhas inteligentes, realize os seus sonhos e se sinta seguro.
Já tinha parado para pensar a respeito da importância que o trabalho tem em nossas vidas? Vê-lo de forma mais ampla, como sendo muito mais do que um meio de obter sustento, e sim de se sentir útil e desafiado a crescer é o melhor caminho para uma vida com mais significado.
Se gostou, deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!
[php_everywhere instance=”1″]