O que é discernimento e por que ele é importante?

Discernimento

É comum ouvirmos por aí que toda pessoa precisa ter capacidade de discernimento, tanto na vida pessoal como na vida profissional. De fato, essa característica é muito importante para que sejamos mais inteligentes, mais estratégicos e mais felizes nas nossas decisões. Mas o que exatamente seria essa qualidade? Qual é a sua importância?

Neste artigo, você vai conferir:

  • O que é discernimento;
  • Qual é a importância do discernimento na vida pessoal e na vida profissional;
  • Como podemos ter mais discernimento no dia a dia;
  • Como podemos desenvolver o discernimento em equipes profissionais.

Continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

Discernimento: o que é?

De acordo com o dicionário, o termo discernimento significa a capacidade de avaliar ou julgar. Apesar de trazer a definição oficial para você, muitas pessoas usam o termo associado ao fato de ser criterioso no dia a dia. Justamente por ser comum, é possível que algumas pessoas não levem a essência do discernimento muito a sério, tanto no mundo profissional quanto pessoal. 

Mas, qual é o efeito de não seguir à risca o que o verbo discernir representa? Não ter discernimento em âmbito profissional dificulta o processo de tomada de decisões eficazes, anula a discriminação do que é ético e do que não é e ainda pode diminuir a capacidade de avaliar situações e pessoas de forma justa e empática. 

Realmente, o discernimento é uma característica necessária para o cotidiano profissional. O desenvolvimento de ações que estimulam o discernimento é um bom caminho para os líderes que estão buscando o equilíbrio entre a produtividade, a qualidade e a presença de profissionais éticos no time.

O discernimento, portanto, consiste em ter bom senso para avaliar o que é bom e correto, separando-o do que é incorreto ou pouco claro. No mundo atual, estamos diariamente expostos a uma infinidade de pessoas e informações. Por isso, precisamos discernir o que é preciso e nos faz bem do que é falso ou inútil.

Qual é a importância do discernimento na vida pessoal e na vida profissional?

Na vida pessoal, precisamos ter discernimento, sobretudo em relação às pessoas com as quais mais convivemos. Será que essa pessoa quer o seu bem? Será que o que ela lhe diz é verdade? É preciso sempre tomar muito cuidado com cada informação que recebemos e com cada pessoa com a qual nos relacionamos.

No consumo diário de informações, também precisamos discernir o que é útil do que não é. A mídia e as redes sociais, como o WhatsApp, podem ser valiosas fontes de dados, mas nem todos eles são verídicos ou úteis. Então, precisamos ter esse senso crítico para separar o que é válido do que não é nas nossas vidas.

Na vida profissional, também é necessário desenvolver essa habilidade. Precisamos discernir o que contribui com a nossa carreira do que não contribui: atividades, projetos, cursos, informações, empregos, parcerias, e por aí vai. Alguns desses itens nos aproximam dos nossos objetivos, enquanto outros pouco ou nada ajudam. Cabe a cada um de nós fazer essa separação.

Como ter mais discernimento?

Agora que você já compreende a definição e a importância do termo discernimento, provavelmente quer saber como podemos desenvolver essa característica no dia a dia, não é mesmo? Para isso, separamos 4 recomendações essenciais. Confira-as a seguir.

 

  • Selecione as fontes das informações

 

Pense em cada informação que você recebe no seu dia. Se foi de uma pessoa, questione-se: quem é essa pessoa? Ela é confiável? Com que intenção ela compartilhou essa informação com você? Ela de fato tem conhecimento acerca do tema?

O mesmo vale para as informações que recebemos pela mídia e pelas redes sociais. É preciso questionar: de onde veio esse dado? Essa fonte é confiável? Os dados estão atualizados? Há outras fontes que também estão divulgando essa mesma informação?  Mesmo com boas intenções, muita gente compartilha dados falsos — as populares fake news. Fique atento!

 

  • Obtenha diferentes análises de um mesmo assunto

 

Ao formar a sua opinião sobre algo, não seja precipitado. Procure informar-se por meio de diferentes fontes e conversar com pessoas com pontos de vista distintos. Quando analisamos uma situação sob diferentes óticas, conseguimos formar a nossa própria visão, de forma mais completa e equilibrada, sem vieses.

Especialmente em tempos de polarização e intolerância, precisamos ser mais analíticos. Mesmo que você já tenha uma determinada opinião, procure abrir-se a quem pensa o contrário. Você pode se surpreender ou reforçar o que já pensa. Para isso, pare de conversar sempre com as mesmas pessoas ou de se informar sempre pelos mesmos canais de comunicação. Diversifique!

 

  • Acredite na sua intuição

 

Quando falamos em discernimento, também precisamos falar em intuição. A sua intuição é aquela voz interior que diz quando algo ou alguém é confiável ou não. Ela não é algo místico ou mágico, mas resultado de todas as suas experiências e vivências prévias.

Portanto, ouça a sua intuição, pois ela pode trazer uma recomendação do que fazer ou do que não fazer — como confiar ou não em alguma informação ou pessoa. Se você tiver, por exemplo, aquela sensação de que “algo está estranho”, investigue um pouco mais antes de tomar as suas decisões.

 

  • Pense antes de agir e reagir

 

Não tenha pressa para fazer as suas escolhas e/ou formar as suas opiniões. Coloque em prática todas as dicas acima e analise cada informação recebida. Especialmente nos assuntos que forem mais importantes e delicados, verifique as situações sob diferentes pontos de vista antes de agir.

O mesmo vale para reagir, ou seja, responder aos fatos e às atitudes dos outros. Nem tudo é o que parece. Por isso, investigue para saber o que de fato ocorreu, antes de rotular pessoas e afirmar isso ou aquilo. Espere um pouco, aguarde as emoções apaziguarem e, recuperando o pensamento racional, observe atentamente os fatos.

Como incentivar o discernimento na equipe?

A integridade e a honestidade dos integrantes de um time são características essenciais para manter um clima organizacional agradável para se trabalhar. Além disso, esses pontos facilitam a criação e a sustentação de bons relacionamentos interpessoais. 

Para chegar a esse nível, é fundamental que o discernimento dos liderados esteja em dia com o que a empresa, o líder e o mercado esperam dos colaboradores. Nesse caso, ainda é importante considerar o que a sociedade espera, afinal, não é ético descumprir leis para conquistar objetivos profissionais.

Para ajudar nessa tarefa de sempre manter o discernimento em dia, é importante que o líder esteja atento ao que está acontecendo com cada um do seu time, além de sempre promover ações novas. A esse respeito, confira as recomendações a seguir!

  1. Explique a importância de uma decisão precisa

Muito mais do que simplesmente errar ou acertar, a tomada de uma decisão exige que o colaborador conheça o tema em questão e seja preciso a respeito da solução. Existem casos em que a escolha deve ser feita rapidamente e em um momento de pressão, mas existem outros casos em que há tempo para avaliar e reavaliar. 

Não importa qual seja o cenário, é fundamental que a decisão seja feita baseada em fatos e com o objetivo de trazer mais pontos positivos do que negativos. No fim das contas, aquele que tomou a decisão deve ter consciência das consequências boas e ruins e de quais são as principais ações para lidar com  cada uma delas. 

Ao optar pela decisão que é mais justa, o funcionário demonstra discernimento e capacidade de julgar os acontecimentos, sem ceder para as emoções ou para opiniões alheias que não trazem críticas construtivas. É claro que o poder de decisão evolui com o tempo, porém, é importante trabalhar nele todos os dias, por meio de observação, compartilhamento de experiências e até com as próprias ações. 

  1. Estimule o trabalho em equipe

O desenvolvimento de atividades em grupo é uma ótima forma de compartilhar conhecimento e de construir ideias mais estruturadas e complexas. Mesmo contando com casos mais ou menos produtivos, para a empresa, esse trabalho em conjunto pode trazer resultados mais positivos e até mais relevantes. 

Para as pessoas envolvidas, o ato pode fortalecer relacionamentos interpessoais e criar laços de confiança. A troca de conhecimento ainda é um instrumento que uma pessoa tem para ouvir na essência o que o outro tem a dizer e absorver esse conteúdo de forma positiva — diversificando as fontes de dados, conforme citamos acima.

Esse tipo de compartilhamento de ideias, sabedoria e experiências ajuda a criar humildade e empatia, a estruturar uma visão sistêmica da empresa e a ampliar o ponto de vista sobre diversos assuntos. Isso promove cooperação para aumentar o grau crítico dos envolvidos. Consequentemente, o discernimento começa a evoluir nesses momentos. 

  1. Ensine por exemplo

Uma das principais características positivas de um líder bem-sucedido é usar as próprias atitudes como exemplos para que os seus liderados observem e sigam esses passos. Isso não significa que quem lidera uma equipe deve ter a perfeição correndo nas veias, mas basta se esforçar para ser ético, empático e um bom profissional todos os dias. Lembre-se de que erros acontecem, porém, as ações antiéticas representam aqueles que não têm integridade.

Para ensinar sobre discernimento, é essencial que o líder saiba tomar decisões justas, sejam elas pequenas ou grandes. Então, é preciso saber considerar e respeitar todos os pontos de vista, mas fazer a escolha final pensando no que é certo. 

A esse respeito, o curso Leader Coach Training é uma formação de coaching que ajuda a formar líderes de alta performance que conseguem lidar com planejamento, situações de pressão e diversos tipos de cenário, sem perder a estratégia e a inteligência emocional.  

Além das atitudes do próprio líder servirem como exemplo, é interessante também mostrar casos profissionais em que o discernimento foi essencial para o sucesso. Podem ser situações internas, do mercado ou até cenários pessoais. Utilize esses exemplos em reuniões, comunicação interna, formações, cursos, treinamentos e dinâmicas motivacionais.

  1. Faça críticas construtivas

Outro ponto importante do processo de instauração do discernimento é entender que nem todos os colaboradores tiveram a chance de aprender o conceito durante as suas experiências anteriores. Por isso, é fundamental que o líder aponte os momentos em que faltou discernimento ao funcionário. Dessa forma, ele consegue identificar quais são as ações incorretas e se policiar para não repeti-las.

Portanto, faça do feedback uma rotina. Reúna-se individualmente com cada colaborador, avaliando o seu desempenho quanto ao discernimento e compartilhando orientações práticas para que ele desenvolva essa característica no seu dia a dia de trabalho.

  1. Indique livros e outros materiais relevantes

Um caminho interessante para que o time aprenda mais sobre discernimento é incentivar a leitura de livros e materiais importantes nessa área. Você pode elaborar ou comprar apostilas e materiais sobre o tema, bem como compartilhar vídeos e palestras sobre o tema. Além disso, confira alguns livros de destaque no assunto:

  • “12 Regras Para a Vida. Um Antídoto Para o Caos”, escrito pelo psicólogo clínico Jordan Peterson;
  • “O livro da decisão”, escrito por Mikael Krogerus;
  • “Poder da decisão: Na vida, nos relacionamentos, no trabalho e no cotidiano”, do autor Anselm Grün.

Isso vale também para os líderes que ainda não conhecem esses livros. Nada como renovar a biblioteca, não é mesmo?

Concluindo, o discernimento é a capacidade de avaliar fatos e informações de forma crítica, separando o que é bom e útil do que é questionável ou incorreto. Trata-se de uma qualidade primordial para que tomemos decisões de qualidade, tanto na carreira como na vida pessoal.

E você, querida pessoa, já conhecia alguma dessas ações para promover o discernimento dentro de uma equipe? Aproveite, pois elas podem ser o que estava faltando para que o seu time alcance um sucesso ainda maior!

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