LinkedIn – O que é e como criar um bom perfil?

LinkedIn

O LinkedIn é uma ferramenta extraordinária e pode te ajudar a conquistar o emprego dos seus sonhos.

O LinkedIn é uma rede social voltada para os negócios que foi lançada em 2003 e é utilizada por profissionais e empresas de todo o mundo. Se você não tem um perfil ou já tem e deseja melhorá-lo, vai gostar das dicas que iremos compartilhar ao longo do artigo. Afinal, não basta estar presente na plataforma, é preciso saber fazer um bom uso dela.

Entenda como o LinkedIn pode impulsionar sua carreira

Apesar de o LinkedIn existir há quase 20 anos e ser usado no mundo todo, existem pessoas que ainda duvidam dos benefícios que essa rede social pode oferecer. Veja, a seguir, as principais vantagens que ter um perfil criado e atualizado pode proporcionar para a sua carreira.

Análise do perfil em processos seletivos

O currículo é um documento padrão que as empresas costumam usar na primeira fase dos seus processos seletivos. Hoje, é bastante comum que as organizações peçam o link do perfil do LinkedIn dos candidatos e essa é uma ótima oportunidade de mostrar mais de si do que cabe no currículo.

Na rede social você pode incluir mais detalhes sobre sua formação e experiências, feedbacks de outros profissionais que já trabalharam contigo, interesses, entre outros aspectos. É uma grande oportunidade de se apresentar de forma mais detalhada sem extrapolar os limites adequados para o currículo.

Fazer e fortalecer contatos

Ao longo da trajetória profissional, geralmente se conhece várias pessoas, mas esses contatos acabam se perdendo. Com a ajuda do LinkedIn essas conexões podem ser mantidas, porque você sempre estará por dentro do que está acontecendo na vida das pessoas. E ter bons contatos é muito importante para encontrar boas oportunidades.

Encontrar oportunidades de trabalho

Falando em oportunidades, no LinkedIn também é possível encontrar várias delas. Logo no menu principal há uma opção chamada “vagas”, em que você pode realizar buscas de áreas específicas e filtrando a localização. Além disso, dá para ativar alertas de vagas com o seu perfil, para que seja avisado quando algo surgir e possa se candidatar.

[php_everywhere instance=”2″]

7 Dicas para criar um bom perfil no LinkedIn

Depois de conhecer os benefícios que o LinkedIn pode oferecer para a sua carreira, confira dicas de como criar um bom perfil e usá-lo da maneira certa.

1 – Escolha bem a sua foto de perfil

Em uma rede social somos representados por um avatar, que é o nome dado à foto de perfil. No caso do LinkedIn, é importante que essa imagem seja escolhida considerando que o contexto da plataforma é profissional. Sendo assim, evite poses consideradas informais e com trajes inadequados para o ambiente de trabalho.

Lembrando que isso não significa que precise colocar uma foto do tipo 3×4, com o mesmo tipo de feição formal usada em documentos. Dá para selecionar algo simpático sem ultrapassar os limites do bom senso.

2 – Escreva um bom resumo

O resumo é um campo do perfil que muitos usuários deixam em branco, perdendo uma grande oportunidade de se apresentar com mais detalhes. Seu resumo é uma chance que você tem de contar um pouco da sua história profissional, sua formação, experiências e paixões. Portanto, vale a pena dedicar algum tempo para essa atividade, para escrever, revisar e publicar seu resumo.

3 – Deixe seu perfil bem completo

Quando ouvem sobre os benefícios do LinkedIn, existem algumas pessoas que criam um perfil básico e o deixam lá, abandonado. A verdade é que, para que a ferramenta traga bons frutos, é preciso explorá-la e o primeiro passo é deixar o perfil o mais completo possível.

Se você tem uma rotina agitada, dedique-se alguns minutos por dia para ir preenchendo as informações. Assim, após poucos dias terá um perfil completo e, depois, basta que vá completando conforme tiver novos dados a acrescentar. É muito importante que sua página fique sempre atualizada, mesmo se não estiver procurando novas oportunidades.

4 – Escreva recomendações sobre seus contatos

Uma funcionalidade bastante interessante do LinkedIn é a recomendação. Através dela os usuários podem recomendar competências e habilidades uns dos outros. Assim, um colega de trabalho ou um ex-chefe, por exemplo, pode confirmar certas características que descreveu em seu perfil. Isso é positivo porque dá mais veracidade às informações, funciona quase que como a tradicional carta de recomendação.

A melhor maneira de conseguir que várias pessoas escrevam recomendações sobre você é fazendo isso por elas. Dessa maneira, é provável que várias retribuam e façam o mesmo no seu perfil. De qualquer modo, você também pode pedir essas recomendações, não há problema algum nisso.

5 – Mantenha-se ativo

Uma rede social precisa de atividade para que conexões sejam feitas e se mantenham, o que vale especialmente para o LinkedIn. Adote o hábito de acessar o seu perfil com frequência, ver o que os seus contatos estão compartilhando, interagir, fazer publicações.

Inclusive, se você gosta de escrever e tem facilidade para se expressar dessa forma, use a função de publicar textos mais longos. Você pode criar algo ligado à sua área de atuação, algum tipo de conteúdo que seja relevante e ajude a fortalecer sua expertise perante o mercado e as pessoas.

6 – Aumente a sua rede

Quando se trata de network, qualidade é melhor do que quantidade. Contudo, isso não significa que deva ter apenas poucos contatos no seu LinkedIn. É totalmente possível aumentar a sua rede mantendo a qualidade. Para isso, procure se conectar com pessoas com as quais já tenha tido algum tipo de relação profissional ou que acredite que possam ser interessantes para manter contato.

7 – Compartilhe suas conquistas

Um tipo de informação relevante que vale a pena ser compartilhada no LinkedIn são as conquistas profissionais, afinal, é para isso que essa rede social foi criada. Recebeu uma nova promoção, ganhou um prêmio, conquistou um cliente importante? Compartilhe! Não se sinta acanhado ou com medo de parecer soberbo, lembre-se que se trata de um resumo da sua carreira e é natural incluir esse tipo de informação.

E então, está pronto para criar um perfil completo no LinkedIn e utilizá-lo como uma ferramenta para impulsionar sua carreira? Se tem mais alguma dica a acrescentar, deixe nos comentários abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar a informação adiante!

<p>[php_everywhere instance=”1″]</p>

Imagem: Por BongkarnGraphic

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010