10 atitudes que você deve ter para desenvolver uma liderança inspiradora

10 Atitudes para se Tornar um Líder Inspirador e Engajador

 

Querida pessoa, você já teve um líder inspirador? Ou talvez você mesmo esteja trabalhando para ser um! O fato é que esse tipo de líder motiva e encanta os liderados, incentivando-os a despertarem a melhor versão de si mesmos. Infelizmente, porém, a liderança inspiradora parece ser uma característica rara.

Enquanto muitos líderes atuam de forma autoritária e centralizadora, o líder inspirador motiva, ensina, corrige com paciência, reconhece o valor de cada um e pensa no progresso de cada membro da sua equipe. Neste artigo, você vai conferir 10 atitudes que os gestores devem desenvolver para desenvolver a liderança inspiradora. Confira!

Qual é a importância de uma liderança inspiradora?

Uma liderança inspiradora é fundamental para motivar equipes, promover um ambiente de trabalho positivo e estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Líderes inspiradores não apenas orientam, mas também influenciam pelo exemplo, demonstrando integridade, resiliência e empatia. Eles criam um clima de confiança, por meio do qual as pessoas se sentem valorizadas e comprometidas com os objetivos da empresa.

Esse tipo de liderança fomenta a criatividade, a inovação e a produtividade ao encorajar o potencial de cada membro do time. Além disso, os líderes inspiradores ajudam a reter talentos e a promover uma cultura organizacional saudável e colaborativa.

10 atitudes típicas de uma liderança inspiradora

Veja como inspirar os seus liderados.

 

  • Seja exemplo

 

Demonstre integridade, ética e coerência entre discurso e prática. Os liderados se inspiram em ações consistentes. Portanto, tenha em mente que o seu discurso precisa estar profundamente alinhado com as suas ações. Não cobre pontualidade dos membros da sua equipe se você mesmo chega atrasado. A hipocrisia é um dos maiores impeditivos para que os liderados admirem os seus líderes. Dessa forma, seja você a mudança e a qualidade que deseja ver no seu time, em primeiro lugar.

 

  • Comunique-se com clareza

 

Tenha uma comunicação aberta, transparente e eficaz, garantindo que todos entendam os objetivos e valores. Apresente à sua equipe a missão, a visão e os valores que os devem nortear. Da mesma maneira explique de forma clara aquilo que cada um deve fazer e quais são os resultados esperados. Tanto ao falar quanto ao escrever, certifique-se de que não haja ruídos na sua mensagem, ou seja, que todos possam entender exatamente o que você está comunicando.

 

  • Incentive o crescimento

 

Apoie o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, oferecendo feedback construtivo e oportunidades de aprendizado. Nos momentos de feedback, mostre a cada colaborador, de forma  humanizada, quais são os pontos em que ele deve melhorar e quais são os caminhos recomendados para que isso ocorra. Você pode sugerir leituras, cursos, treinamentos, mentorias, entre outras medidas que estimulem o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.

 

  • Cultive empatia

 

Entenda as necessidades e dificuldades dos colaboradores, criando um ambiente de apoio e confiança. Se hoje você é líder, lembre-se de que, um dia, já foi um liderado. Portanto, coloque-se no lugar das pessoas que você comanda, sendo um líder solícito e justo. Lembre-se de que as pessoas têm vidas — e problemas — fora do trabalho. Procure compreender as adversidades pelas quais os colaboradores passam e ajude-os como for possível. Escute-os na essência.

 

  • Reconheça conquistas

 

Celebre os sucessos da equipe, valorizando esforços e promovendo a motivação. Infelizmente, há muitos líderes que se preocupam exclusivamente com a correção de erros, mas que praticamente não ligam para os acertos. É nesses locais que impera a ideia de “não fez mais do que a sua obrigação”. No entanto, é necessário demonstrar que você está vendo e valorizando os projetos bem-sucedidos do time. Isso aumenta a motivação dos colaboradores no sentido de fazer cada vez melhor.

 

  • Seja resiliente

 

Mostre capacidade para enfrentar desafios e adaptar-se a mudanças, inspirando confiança nos momentos difíceis. Nas adversidades, as pessoas vão recorrer a você, o líder, para saber o que fazer. Portanto, administre as suas emoções e transmita à equipe confiança e esperança de que, com as habilidades de cada um, será possível superar todos os problemas que surgirem. Lembre-se de que não há adversidade que dure para sempre. Os problemas passam, mas a liderança inspiradora continua!

 

  • Promova colaboração

 

Estimule o trabalho em equipe, encorajando a troca de ideias e a cooperação. Uma liderança inspiradora não pode, de maneira alguma, ser autocrática — aquelas em que impera o “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Bons líderes reconhecem a competência de cada colaborador e sabem que precisam dela para alcançar os resultados desejados. Portanto, incentive a colaboração, permitindo que cada membro da equipe tenha voz e vez para dar as suas sugestões.

 

  • Mantenha-se acessível

 

Esteja disponível para ouvir e dialogar, criando uma relação de proximidade com a equipe. Um líder inspirador não pode ser uma figura “intocável” que está sempre distante de tudo e de todos. Você pode e deve dar ordens, mas esteja disponível para escutar solicitações e sugestões, solucionar conflitos, esclarecer dúvidas, explicar processos e compartilhar os seus conhecimentos — afinal de contas, você não chegou à liderança por acaso, não é mesmo? Seja acessível a todos.

 

  • Visão de futuro

 

Tenha uma visão clara e inspiradora do futuro, guiando a equipe em direção a metas comuns. Um bom líder enxerga não apenas o momento atual, mas também o futuro que ele pretende construir na sua equipe. Para isso, é primordial definir objetivos inteligentes, que sejam estimulantes para os liderados, mas sem perder o contato com a realidade. Nesse sentido, é sua função estar sempre antenado em relação às mudanças do momento, certificando-se de que o seu time as acompanhe.

 

  • Seja humilde

 

Por último, mas definitivamente não menos importante, admita os seus erros. Lembre-se de que nenhum líder está imune a falhas. Nesse sentido, busque aprender continuamente e valorize as contribuições de todos. Tenha em mente que é seu papel, assim como dos liderados, estar em constante evolução, por meio de estudos e treinamentos — não apenas sobre a sua área de atuação, mas também sobre a própria liderança em si. Seja um gestor de pessoas, e não apenas um chefe.

Como você pode notar, a liderança inspiradora é resultado de diversos comportamentos, que servem como exemplo a ser seguido pelos liderados. Esses comportamentos incluem pontualidade, dedicação, ética, empatia, clareza de comunicação, humildade, visão de futuro, colaboração, resiliência e reconhecimento. O líder inspirador é alguém próximo dos liderados, que não tem medo de compartilhar os seus conhecimentos, bem como de ajudar a quem precisar.

E você, ser de luz, é um líder inspirador? Consegue identificar a liderança inspiradora no seu ambiente de trabalho? De que formas ela se manifesta? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010