Como você reage quando está em uma situação de pressão? Caso você consiga lidar bem com isso, saiba que essa facilidade não é uma virtude de todos os profissionais, mesmo sendo essencial para o dia a dia de qualquer empresa.
Para ajudar as pessoas que precisam desenvolver esse tipo de característica, existe uma dinâmica chamada abrigo subterrâneo. O artigo de hoje vai explicar como essa atividade acontece e ainda dar conselhos sobre como se empoderar por meio do coaching. Para saber mais é só continuar lendo o texto!
Como a dinâmica do abrigo subterrâneo funciona
O coordenador da atividade deve começar discursando a respeito do cenário que é este: 12 pessoas, que nenhum dos participantes conhece, estão em uma cidade que está sendo bombardeada pelas tropas inimigas. Então, o instrutor deve informar que há um abrigo próximo, mas que só cabem 6 do total de seres humanos e que todos devem tomar uma decisão a respeito de quem será protegido e de quem não será.
Para clarear as ideias sobre quem é quem, o líder deve informar as personalidades:
- Violinista de 40 anos, narcótico e viciado.
- Advogado de 25 anos com HIV +.
- Esposa do mesmo advogado, que tem 24 anos e acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ficar juntos no abrigo, ou fora dele.
- Sacerdote de 75 anos.
- Prostituta de 34 anos.
- Ateu de 20 anos, autor de vários assassinatos.
- Universitária que fez voto de castidade.
- Profissional da física de 28 anos, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo uma arma.
- Declamador fanático de 21 anos.
- Menina de 12 anos e com baixo Q.I.
- Homossexual de 47 anos.
- Excepcional de 32 anos, que sofre de ataques epilépticos.
Os participantes devem escolher individualmente 6 das 12 pessoas sem se esquecer de que todos estão em uma situação de extremo pânico e perigo. Imagine a pressão! Depois de fazer as opções, todos devem informar quem são seus 6 indivíduo sortudos e as razões por ter feito essas escolhas. A propósito, quem você escolheria e por quê? Escreva nos comentários!
O objetivo da atividade
Apesar de ser exagerado, o cenário proposto na dinâmica do abrigo subterrâneo tem o objetivo de mostrar aos participantes que a agilidade de uma tomada de decisão deve incluir estratégia, inteligência emocional e uma justificativa para cada pensamento. Caso contrário, as deliberações se tornam apenas julgamentos pessoais sem explicação racional.
Levando a lógica de pensamento para o mundo profissional, os colaboradores que conseguem combinar as virtudes acima, para estruturar demandas e resolver situações de pressão que necessitam de um direcionamento, destacam-se. Essa sabedoria também pode ser chamada de habilidade para o gerenciamento de crises. E quem, além de conseguir isso, faz uma análise crítica a respeito da própria decisão e do que aconteceu durante todo o processo ganha ainda mais protagonismo, pois tem senso indagador e humildade para enxergar erros e acertos como aprendizados.
A importância da inteligência emocional
Ter o controle dos próprios sentimentos em todos os âmbitos da vida parece ser uma capacidade difícil de alcançar. E é. Porém, não é impossível. Basta entender como você mesmo funciona e como saber evoluir com as vitórias e as derrotas sempre. Isso se chama inteligência emocional.
Claro que desenvolver esse gerenciamento sentimental não é um processo simples, mas o quanto antes começar, melhor será. Por isso, existe o coaching, um método que contribui para o seu progresso enquanto pessoa fora e dentro do trabalho, inclusive para o exercício da inteligência emocional.
O coaching atua como um ponto de transformação na vida de uma pessoa, pois ensina tanto que é impossível não se sentir alguém diferente após as sessões. No caso da inteligência emocional, o método mostra a necessidade de saber sobre suas ações e reações para conseguir lidar melhor com cenários problemáticos.
Para começar com esse processo, o coaching ensina sobre autoconhecimento. O exercício é uma forma de compreender quais são suas características positivas afloradas e como fortalecê-las; quais são suas virtudes escondidas e que precisam de um empurrãozinho para aparecerem e se destacarem; quais são seus pontos negativos que podem ser desenvolvidos para que se tornem positivos; e quais são suas características sabotadoras que precisam ser controladas ou eliminadas.
Após conseguir toda essa sabedoria sobre si mesmo, o coachee (aprendiz) tem a capacidade de entender como sua mente funciona em diversos momentos. Com isso, é possível desenvolver a habilidade da inteligência emocional, que será muito útil tanto em situações de pressão, como nas simples tomadas de decisão. Tal competência é essencial para conseguir passar pelo dia a dia de maneira bem sucedida e com muitos aprendizados absorvidos.
No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há a formação Professional & Self Coaching (PSC), que tem uma grade de conteúdo capaz de agregar muito no seu cotidiano. São 30 horas de ensino a distância, 96 horas de aulas presenciais e 54 horas de projeto prático do curso que totalizam 180 horas de curso, a maior e mais completa carga horária do Brasil na área. Com dinâmicas, aulas teóricas e práticas, o curso ensina sobre como exercitar o autoconhecimento e a inteligência emocional. Mais do que isso: você irá aprender a como continuar evoluindo com essas sabedorias para sempre, trabalhando com o autodesenvolvimento. Afinal, aprender é algo constante na vida de todos, principalmente dos profissionais que se destacam no mercado de trabalho.
Além disso, a formação ensina sobre a história e os fundamentos do coaching; os princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva; quais são as melhores práticas de uma boa liderança; o que é o processo evolutivo; alguns princípios da ética; e muitos outros pontos essenciais para o progresso humano.
Durante as sessões, você irá usar o Coaching Assessment, uma ferramenta que tem a função de mapear as tendências comportamentais baseada na metodologia DISC (dominância, influência, estabilidade e conformidade, em tradução livre). Esta foi chancelada pela FINEP, Ministério da Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Mineira de Software (FUMSOFT). Além disso, você irá participar de métodos como a Roda da Inteligência Emocional, Rapport, Roda da Vida, Tríade do Tempo, Roda das Competências, Teste de Sistemas Representacionais e muito mais.
Após completar o curso, você terá 6 certificações, que são: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. Além disso, terá certificação de 5 renomados institutos de coaching, que são: Internacional Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.
Todos esses reconhecimentos contribuem para o seu desenvolvimento em todos os setores da vida. No campo profissional, você terá a habilidade de escolher qual será seu próximo passo: buscar por uma movimentação dentro do seu cargo, trabalhar por um aumento salarial, esforçar-se para conseguir uma promoção, mudar de empresa ou até planejar uma troca de carreira. Inclusive o PSC lhe dá a possibilidade de um coach (treinador) e ajudar outras pessoas a se transformarem também.
Ficou interessado? Saiba que o Professional & Self Coaching é realizado em turmas intensivas de 7 dias consecutivos ou em 2 módulos de 4 dias. Conserve com uma das nossas consultoras para saber mais e comece agora mesmo a investir na sua educação contínua! Compartilhe esse artigo com os seus amigos e espalhe o conhecimento.
Copyright: Google – https://epocanegocios.globo.com/