Se você sente que é o momento de trazer novos talentos para integrarem a equipe da sua empresa, é importante considerar alguns pontos para fazer boas contratações. A velha prática de analisar currículos e considerar apenas a parte técnica dos profissionais foi deixada para trás, hoje, é preciso ir além e olhar para o indivíduo como um todo, afinal, os aspectos pessoais contam muito no dia a dia de uma organização.
Siga a leitura e confira dicas para recrutar novos talentos e construir um time coeso, engajado e pronto para trabalhar ao seu lado para alcançar os objetivos do seu negócio.
[php_everywhere instance=”2″]
Dicas para recrutar novos talentos e formar um time de peso
Existem muitos aspectos que devem ser considerados para fazer boas contratações, pontos que não podem ser resumidos a uma análise de currículos e busca por profissionais tecnicamente capacitados. Veja, a seguir, dicas de como realizar um processo seletivo eficaz e com grandes chances de sucesso.
1 – Entenda que tipo de profissional sua empresa precisa
Para encontrar bons profissionais, em primeiro lugar é preciso saber exatamente o que está buscando. Além do nome do cargo, é preciso ter muito bem descritas as características que deseja em um candidato. Faça uma lista com todos os requisitos, diferenciando os que são indispensáveis daqueles que são desejáveis. Essas informações irão te nortear ao longo do processo e facilitar as decisões.
2 – Diversifique as fontes de candidatos
Em vez de recorrer apenas a sites de classificados de emprego, diversifique e lance mão de outras estratégias. Algumas formas de encontrar talentos incluem: busca no LinkedIn, indicação de colaboradores, pesquisas de portfólios (dependendo do cargo em questão), parcerias com universidades.
Inclusive, pode ser interessante até mesmo pesquisar em redes sociais que não são, necessariamente, voltadas para carreiras, como Facebook e Instagram. Dependendo da área, dá para encontrar profissionais bastante qualificados e que utilizam essas plataformas para divulgar seu trabalho.
3 – Busque candidatos internamente
Além da busca externa, é válido analisar os colaboradores atuais para verificar se existe algum que possui as características necessárias para preencher essa nova vaga, o recrutamento interno. Pode acontecer de você ter tesouros escondidos em outros setores ou realizando funções que estão aquém das qualificações do profissional. Além do mais, essa valorização pode estimular o desenvolvimento dos funcionários, já que perceberão que têm chance de crescimento.
4 – Invista em softwares para recrutamento
O processo de recrutamento pode se tornar mais eficaz com a utilização de softwares específicos para esse fim. Esse é um tipo de investimento bastante importante, especialmente para empresas com um número mais significativo de colaboradores. Existem muitas opções no mercado, com funcionalidades diferentes, encontre aquele que melhor atender as necessidades do seu negócio.
5 – Construa uma imagem de bom empregador
Um ponto de grande importância quando se trata de recrutar novos talentos diz respeito à imagem da sua empresa enquanto empregadora. Quanto melhor for essa imagem, mais profissionais terão interesse em fazer parte do seu quadro de funcionários. Se, por outro lado, essa imagem for ruim, as pessoas acabarão aceitando a oferta de trabalho como provisória, até que consigam algo melhor.
6 – Envolva seus colaboradores no processo
Os colaboradores atuais podem ser de grande utilidade no processo seletivo. Além das indicações, eles poderão ajudar a avaliar os candidatos em testes práticos. Afinal de contas, ninguém melhor do que eles, que conhecem a fundo as funções que serão realizadas, para ajudar a selecionar aqueles que irão trabalhar ao seu lado.
7 – Ofereça uma boa remuneração e benefícios
Mais um ponto relevante para recrutar novos talentos diz respeito aos benefícios e à remuneração que pretende oferecer. Não adianta propor um salário abaixo do mercado ou mediano, porque os bons profissionais irão buscar empresas que ofereçam um bom salário aliado a um pacote atrativo de benefícios.
Assim como mencionado anteriormente, se oferecer uma remuneração baixa, irá atrair pessoas apenas pela necessidade. Com isso, mesmo empregadas, elas continuarão buscando novas vagas e irão deixar a sua empresa logo que algo melhor aparecer.
8 – Verifique as referências apresentadas nos currículos
Uma pessoa pode escrever qualquer coisa em um currículo. Por isso, é muito importante verificar as referências listadas, até mesmo para obter uma visão de outro empregador sobre o candidato. Com uma simples ligação ou envio de e-mail é possível saber mais sobre aquela pessoa que deseja trabalhar na sua empresa e, assim, tomar decisões com mais confiança.
9 – Considere ex-funcionários
Se a sua empresa conta com ex-funcionários que saíram amigavelmente, seja porque você precisou reduzir a equipe ou porque precisaram sair por questões pessoais, e que tenham as qualificações necessárias para a vaga, pense na possibilidade de recontratá-los. Essa é uma opção interessante porque são pessoas que conhecem a organização e os colegas, entendem do seu segmento de atuação, então, vale a pena considerar.
10 – Anuncie as vagas de forma detalhada
Ao anunciar a vaga, seja em sites de classificados, redes sociais da empresa ou outros lugares, coloque maiores detalhes sobre ela, incluindo os requisitos essenciais e os desejáveis. Isso facilita o processo porque faz com que atraia pessoas que realmente se encaixem na maior parte da descrição, evitando desperdiçar tempo analisando currículos que não são adequados com as necessidades da companhia.
Reflexão: contrate o caráter, treine as habilidades
Peter Schutz, que foi presidente da Porsche nos anos 80, disse a frase com a qual abrimos essa reflexão. Contratar o caráter e treinar as habilidades, esse é o conselho de um homem que presidiu uma gigante do segmento automobilístico, e ele sabe bem do que está falando.
Por mais que seja importante considerar as qualificações de um candidato, é no dia a dia que ele irá aprender a executar sua função com excelência. Já o caráter e os valores, isso não dá para mudar, a menos, claro, que a pessoa queira. De qualquer forma, o melhor que uma empresa pode fazer para recrutar novos talentos é considerar o indivíduo como um todo, incluindo suas habilidades técnicas e, também, a sua essência.
Gostou das dicas para recrutar novos talentos e construir uma equipe de sucesso? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!
[php_everywhere instance=”1″]