Negociar é uma habilidade que está presente em nossas vidas de diferentes maneiras. Na carreira, a negociação se mostra necessária logo na entrevista, no momento de combinar o salário. Depois, vêm as situações do dia a dia de trabalho, com fornecedores, clientes, colegas. Isso sem contar nos relacionamentos pessoais, em que, muitas vezes, também é preciso negociar para chegar a um consenso sobre diversas questões.
Se você deseja desenvolver sua habilidade de negociar, irá gostar das dicas que iremos compartilhar ao longo do artigo, acompanhe!
[php_everywhere instance=”2″]
Como desenvolver a habilidade em negociar? Confira as dicas!
Para se tornar um grande negociador, é preciso considerar alguns pontos chave quando for precisar colocar essa habilidade em prática. Veja quais são eles.
1 – Prepare-se para a negociação
Se você vai ter uma reunião com um cliente, com o proprietário do imóvel que pretende comprar ou qualquer outra situação em que precisará negociar, é fundamental que se prepare. Vá para o compromisso munido das seguintes informações.
- O que espera conseguir com a negociação?
- O quanto está disposto a ceder?
- Tem um argumento realmente forte para convencer a outra pessoa?
- Qual é o melhor e pior cenário ao qual pode chegar?
De posse dessas informações, você conseguirá conduzir a conversa com mais confiança, aumentando as chances de ser bem-sucedido.
2 – Defina metas
Para alcançar qualquer tipo de objetivo é preciso ter metas e com a negociação não é diferente. Por isso, saiba exatamente onde deseja chegar na conversa, construindo uma história, que obviamente deve ser pautada na verdade, para que a outra parte realmente compreenda a sua proposta e concorde com ela.
3 – Tenha um plano B
Se a sua negociação for bem planejada, dificilmente sairá sem uma resposta positiva, mesmo que seja necessário ceder em alguns pontos. Contudo, precisamos convir que pode acontecer de a outra parte não aceitar nada da sua proposta. Nesses casos, é preciso ter um plano B, com alternativas que, mesmo que não sejam seu desejo inicial, podem ter algo de positivo a oferecer.
Se está negociando o preço para comprar um veículo, por exemplo, mesmo que o proprietário não chegue ao valor que ofereceu, você pode considerar alternativas. Talvez, ele ofereça alguns meses de seguro ou os impostos pagos. É preciso enxergar além de uma resposta positiva ou negativa da sua proposta para identificar outras vantagens que também podem ser interessantes.
4 – Evite aceitar algo inferior demais ao que busca
É natural precisar ceder em algumas situações, mas é importante evitar aceitar algo inferior demais ao que estava buscando. Existem pessoas que, dependendo da situação, costumam pedir além do que realmente desejam, porque sabem que a outra parte irá buscar uma redução. Dessa maneira, conseguem chegar mais facilmente ao seu objetivo. Independentemente se for usar ou não essa estratégia, certifique-se de manter o foco no que merece e deseja.
5 – Não tenha pressa
O segredo para uma boa negociação é não ter pressa, pois bons acordos podem levar tempo para serem concretizados. Inclusive, caso não tenha certeza, não se sinta pressionado a decidir imediatamente, peça um tempo para pensar melhor e marque uma nova reunião em outra data.
6 – Tenha a comunicação como prioridade
Antes de ser um bom negociador, é preciso ser um bom comunicador, pois precisará se expressar com clareza para que a outra parte compreenda o que está buscando. Alguns aspectos a serem levados em conta são:
- Estabelecer uma relação de confiança, mostrando sua disposição em ouvir o outro e se comunicar de forma respeitosa.
- Encontrar pontos em comum com a outra parte para criar conexão.
- Manter a simpatia, mas, ao mesmo tempo, o tom profissional.
- Mostrar-se calmo e paciente ao longo da conversa.
7 – Ouça a outra pessoa com toda a sua atenção
Mais um aspecto a considerar ao fazer uma boa negociação é entender o que a outra parte está buscando. A melhor e, talvez, única forma de fazer isso é realmente ouvindo-a com toda a atenção, o que inclui a fala, mas também a observação da expressão corporal, do tom de voz e das emoções expressadas. Através do ouvir poderosas conexões se formam, aumentando as chances de chegar a um bom resultado.
8 – Entenda que erros fazem parte
Assim como ocorre ao longo do processo de desenvolvimento de qualquer habilidade, é natural que cometa alguns erros ao negociar, afinal, errar faz parte. Nesses casos, o melhor a fazer é evitar se culpar e manter o foco em aprender as lições que cada experiência trouxe. Pense bem, o erro já aconteceu, então, use-o a seu favor, refletindo a respeito para entender como poderia agir em uma situação semelhante no futuro.
9 – Converse com bons negociadores
Podemos aprender muito através das experiências de outras pessoas. Então, se conhece alguém que é um bom negociador, seja pela profissão ou na vida de modo geral, peça dicas de como pode melhorar essa habilidade.
Ter essa espécie de mentor irá te ajudar a identificar os pontos em que já está indo bem e outros em que pode melhorar. Outra vantagem é poder aprender através dos erros que essa pessoa cometeu, cortando um caminho para chegar ao estado que deseja, que é ser um negociador eficaz.
10 – Busque um resultado do tipo ganha-ganha
Por fim, é importante ter a consciência de que ser um bom negociador não significa ser alguém desonesto, que tem sempre o objetivo de levar vantagem. O bom negociador é aquele que sabe o que quer, faz o possível para alcançar o que deseja, mas, ao mesmo tempo, também entende que tem benefícios a oferecer para a outra parte.
Dessa maneira, ao iniciar um processo de negociação, busque um resultado do tipo ganha-ganha, em que ambas as partes são beneficiadas através do acordo firmado. Com isso, irá construir uma imagem positiva em relação às suas habilidades de negociação, sem parecer alguém que deseja apenas vencer a qualquer custo.
Viu só como é possível se tornar um grande negociador através do aperfeiçoamento de um conjunto de habilidades? Acredite, com dedicação e determinação você conseguirá chegar lá!
Deixe seu comentário sobre o assunto abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!
Imagem: Por fizkes
[php_everywhere instance=”1″]