A Saúde Ocupacional é uma área da saúde responsável por observar e resguardar a qualidade de vida dos trabalhadores. Trata-se da promoção de condições laborais que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos funcionários, promovendo o bem-estar físico e mental, prevenindo acidentes e controlando o desenvolvimento de doenças ocupacionais.
Também é responsabilidade da Saúde Ocupacional cuidar da questão psicológica dos colaboradores. Esta área, portanto, oferece um apoio ao aperfeiçoamento do colaborador e à conservação da sua capacidade de trabalho.
[php_everywhere instance=”2″]
A importância da Saúde Ocupacional
A Saúde Ocupacional é um setor obrigatório dentro das empresas de pequeno, médio e grande porte. Esse setor é bastante vantajoso para a própria instituição, uma vez que um ambiente de trabalho sadio e qualificado para a atuação segura dos colaboradores permite que a qualidade das tarefas executadas seja superior.
É fundamental que a organização saiba observar atentamente o ambiente físico de suas instalações e tome as medidas necessárias para manter sempre os seus colaboradores longe de possíveis riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.
Para isso, o contratante pode solicitar uma vistoria com profissionais especializados em segurança do trabalho. Ao conhecer quais são os riscos existentes em todos os ambientes da empresa, os profissionais especializados indicarão as ações a serem tomadas para evitar a ocorrência de acidentes, de acordo com as regras da saúde ocupacional.
Gostou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo e ajude essas informações a chegarem a mais pessoas por meio do compartilhamento em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Syda Productions / Shutterstock