Já tentou administrar uma empresa sem ter feito um planejamento prévio? É como decidir viajar sem ter um destino certo: você tanto pode ir a lugares bacanas como pode encontrar um lugar ou situação desagradável. E mesmo no caso em que você chegue a um destino legal, o planejamento poderia ter ajudado a tornar sua jornada mais simples e menos custosa.
Quando falamos sobre planejamento, é importante entender que ele possui algumas esferas. Uma delas é o planejamento tático que foca na otimização de uma área em particular. No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes do que se trata o planejamento tático.
O que é planejamento tático?
Em geral, um processo de planejamento é dividido em três grandes blocos: estratégico, tático e operacional. O planejamento tático procura otimizar uma determinada área da empresa em busca de um bom resultado.
Para isso, ele faz a intermediação entre o nível estratégico e o operacional, abrangendo cada unidade da organização. Atua interpretando as decisões do planejamento estratégico e os transformando em planos concretos dentro das unidades da organização.
Trata-se de um tipo de planejamento feito a nível intermediário da hierarquia da empresa, focando na melhoria dos processos dos departamentos. Baseia-se na definição de metas de médio prazo. É importante ressaltar que o planejamento tático é um desdobramento do planejamento estratégico. Este último é feito em um nível acima, envolvendo a diretoria e a presidência.
O planejamento é essencial para que as companhias consigam ter bases fortes no mercado. Quando não existe planejamento aumenta o risco de ficar à deriva, sendo levado pela força dos ventos provenientes da concorrência. Logo, o planejamento tático é determinante para o crescimento e posicionamento da organização.
Diferenças entre planejamento estratégico e tático
O planejamento estratégico é mais voltado para a empresa como um todo, enquanto o tático é voltado para as áreas dos departamentos. Com isso, podemos dizer que o planejamento tático é mais detalhado que o estratégico, enquanto o estratégico é mais amplo.
No planejamento tático, as projeções são feitas para um período que varia entre um e três anos, no máximo. Entre suas ações, destaque para os planos referentes ao marketing, produção, planejamento de pessoal e planejamento financeiro empresarial.
Questões a serem abordadas no planejamento tático
- O que fazer?
- Há condições de fazer?
- Vale a pena fazer?
- Vai dar certo?
- Quando será iniciado?
É a partir do planejamento tático que é possível definir os objetivos táticos para cada departamento da organização. Esses objetivos devem ser criados para garantir que os objetivos estratégicos possam ser alcançados.
Um processo de planejamento deve ser algo vivo e contínuo nas organizações. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas no processo, maiores serão os ganhos de engajamento e comprometimento com os resultados.
Planejamento tático: como fazer?
Até aqui falamos sobre o conceito e a importância do planejamento tático. A seguir iremos pontuar alguns tópicos relevantes sobre planejamento tático. Entenda como esse planejamento pode ser aplicado na sua companhia com sucesso. Os tópicos abordam de que forma esse planejamento pode ser alinhado com as diferentes áreas da organização.
Planos de produção
O planejamento tático relativo a área de produção diz respeito ao arranjo físico, instalações corporativas, produtividade e eficiência do maquinário.
Planos de Marketing
Incluem os requisitos para a venda de bens e serviços para o mercado com o objetivo de atender aos clientes.
Planos de Finanças
Referem-se à captação de recursos para o suporte das operações da organização.
Planos de Recursos humanos
Relacionam-se com o recrutamento, seleção e posterior treinamento dos colaboradores.
Etapas de elaboração dos planos
É importante esclarecer que todos esses planos têm etapas em comum. Abaixo iremos apresentar todas as etapas com detalhes.
Primeira etapa: averiguar
Essa etapa caracteriza-se por averiguar os problemas existentes na companhia com a posterior análise do impacto deles. Identificando um ponto problemático, é possível traçar algumas soluções para eles.
Segunda etapa: solucionar
Nessa etapa é válido que os envolvidos façam um brainstorming para listar as ideias mais interessantes para solucionar o problema. De que forma a empresa pode ter a questão resolvida sem grandes custos e dificuldades?
Terceira etapa: refletir
Na terceira etapa é válido responder as perguntas provenientes da identificação da problemática. Quais são as soluções mais eficientes? Quais podem trazer melhores resultados? É o momento de colocar as alternativas em perspectiva para chegar às melhores.
Quarta etapa: agir
Finalizando as etapas, chega o momento da ação. Nessa etapa, é essencial estar apoiado em cronogramas e com prazos a serem seguidos. Essa definição de ações e prazos é crucial para que o processo possa caminhar com tranquilidade e cumprindo as suas metas.
Quais são as características de um planejamento tático?
O verdadeiro planejamento tático possui algumas características que apresentaremos em mais detalhes abaixo.
– O planejamento tático acontece contínua e permanentemente;
– Realiza a conexão entre o nível estratégico e o operacional;
– Sua execução fica a cargo do nível intermediário da companhia;
– É pensado para abordar cada unidade do trabalho não sendo nem macro e nem micro-orientado como se dá no planejamento operacional;
– O objetivo principal é definir os meios de trabalho mais eficientes de acordo com os objetivos estratégicos.
Objetivos táticos: o que são?
Ao longo deste artigo falamos bastante sobre os objetivos táticos, mas, afinal, a que eles se referem? Geralmente, quando você planeja algo define objetivos, o que pretende realizar com os planos feitos. No âmbito do planejamento tático, temos objetivos táticos (ou departamentais) que nada mais são do os objetivos definidos para cada departamento.
Os alvos definidos pelo planejamento tático têm como base o estudo de elementos relevantes de dentro e de fora da organização. O ambiente em que a companhia atua é considerado, assim como seus departamentos e suas diretrizes. Também são consideradas as estratégias definidas para a empresa no planejamento estratégico.
Existe o alinhamento entre os planejamentos para que os resultados finais sejam consistentes. Para que essa definição de objetivos seja mais eficiente, pode se apoiar no uso de algumas estratégias e metodologias. O mais relevante é que entreguem o melhor para a organização.
Gostou de saber mais sobre planejamento tático e como ele influencia nos resultados da companhia? Deixe seu comentário abaixo.