Descubra o que é controladoria

Todo gestor busca pelo sucesso da sua empresa e, claro, por uma gerência eficaz. A controladoria cumpre com esse papel e aperfeiçoa os processos para garantir que os gestores cumpram com as metas.

É comum que em grandes empresas, todo departamento tenha uma pessoa responsável por gerir o que acontece de positivo e negativo ao longo do tempo. Isso mostra o quanto a organização está comprometida e empenhada a fazer o melhor para o seu cliente.

Antes de qualquer explicação ou definição do que é controladoria, é interessante saber que ela está ligada tanto ao ambiente de contabilidade quanto ao ambiente de administração. Ou seja, a controladoria pode servir tanto à área contábil e financeira quanto à área administrativa de uma empresa.

Independentemente se a controladoria está no lado administrativo ou contábil de uma organização, essa função vai estar sempre sob a responsabilidade de um controlador, que a exercerá de forma eficaz, dinâmica e econômica, se for possível.

A controladoria age como um órgão staff, que é basicamente uma assessoria e uma consultoria para as necessidades que os gestores de uma empresa possuem. Veja como de fato a controladoria atua em uma empresa.

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Qual a missão da controladoria dentro de uma empresa?

São vários os fatores que implicam na decisão de uma organização para pensar, adaptar e por fim inserir de fato a controladoria como um departamento fundamental. Alguns desses fatores são:

  • Competitividade no mercado em que a empresa atua;
  • A constante mudança na área da tecnologia;
  • O nível de exigência dos consumidores que vem aumentando significamente;
  • E tudo aquilo que vai modificando com o tempo o processo de trabalho de uma empresa.

Todos esses fatores influenciam na gestão de uma empresa. São nesses momentos de mudança, que o principal gestor da organização deve manter a calma, o foco e se unir à controladoria para analisar os fatos e tomar as decisões corretas.

As decisões devem atender às necessidades tanto dos clientes quanto dos fornecedores, gestores e sócios, assim como as necessidades da empresa em geral. A verdadeira missão da controladoria é aprimorar o processo de decisão dos gestores, fazendo com que eles consigam adotar as medidas corretas, uma vez que a eficácia da gerência afirma o sucesso da empresa.

Engana-se o gestor que pensar na controladoria como algo de responsabilidade apenas para o topo da pirâmide dentro da hierarquia de uma empresa. Muito pelo contrário, a controladoria, deve ser e estar presente no cotidiano da operação, ou seja, ela deve ser pensada e discutida igualmente com os colaboradores da empresa, assim como é discutida em meio aos diretores e gestores.

Cabe ao controlador mostrar isso aos sócios, gestores e líderes da organização.

Mas o que é função do controlador?

O controlador deve conhecer muito bem cada atividade que conduz o sistema de produção da empresa. Deve também ficar atento aos objetivos e aos acontecimentos financeiros e administrativos da organização.

Dentro dessas duas áreas (financeira e administrativa), o controlador tem ainda as seguintes funções:

  1. Atividades relacionadas à contabilidade da empresa;
  2. Fiscalização de vendas e produções;
  3. Custos;
  4. Planejamentos;
  5. Budget (praticar a previsão orçamentária anual);
  6. Planejamentos estratégicos;
  7. Relatórios e tomadas de decisões.

Com base na listagem das funções de um controlador, nota-se que o “departamento” de controladoria oferece contribuições maravilhosas para uma organização que possui dificuldades no ambiente.

Mas como o controlador entra em ação? Definindo padrões de controle para conseguir projetar os resultados almejados. O controlador deve focar em seu objetivo, analisar o ambiente da organização e colocar em prática aquilo que for decido junto à diretoria e gestores.

Depois de feita a análise, e de ter colocado em prática a decisão tomada, o controlador deve realizar uma segunda crítica, porém, dessa vez será uma análise de resultados.

O responsável fará uma comparação entre os resultados e com isso será observado tudo que foi gasto, investido ou desviado.

Caso tenha cometido algum desvio, o controlador inicia a apuração da ocorrência para encontrar os motivos do problema e também classificá-lo como uma ocorrência baixa, média ou alta.  O controlador, junto à equipe de gestão, e sócios, junto soa colaboradores em alguns casos, podem realizar essa avaliação de forma adequada, buscando sempre novos desafios e resultados extraordinários.

É importante entender que a implantação de todo esse controle em uma organização é considerada uma grande mudança cultural no que diz respeito à gestão empresarial. Por isso, é preciso que todos se adaptem a esse novo modelo de gestão. Só dessa forma a controladoria terá o sucesso esperado.

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Imagem: PORTRAIT IMAGES ASIA BY NONWARIT / Shutterstock

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