Aprimorar as capacidades profissionais é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. O desenvolvimento de conhecimentos e habilidades gera uma série de benefícios organizacionais. Podemos citar a maximização da produtividade, melhora da qualidade dos serviços prestados, aumento da satisfação profissional e aprimoramento da performance.
A capacitação consiste em treinar e desenvolver habilidades, características, conhecimentos e talentos de profissionais e colaboradores. Assim se torna possível alcançar metas e resultados corporativos cada vez mais satisfatórios.
Existem diversas etapas no processo de capacitação de pessoas, cada uma de acordo com os objetivos e necessidades de cada empresa ou corporação. No artigo a seguir você poderá entender melhor como esse processo de capacitação é realizado.
O que é a capacitação de pessoas?
Uma parte significativa dos resultados obtidos pelas empresas diz respeito à forma como os colaboradores se sentem. Uma companhia de ideias modernas, por exemplo, pode se ver com processos paralisantes caso não foque na capacitação profissional dos seus colaboradores. O empreendimento pode experimentar dificuldades em diferentes níveis quando não existe esse processo de capacitação.
O papel da capacitação de pessoas é justamente ajudar os colaboradores a desenvolver uma visão crítica sobre si e sobre a companhia. Os profissionais precisam ser guiados para entender como devem atuar dentro da organização. Para que a empresa atinja seu objetivo principal, precisa contar com funcionários devidamente preparados para tal.
Como é possível entregar a capacitação profissional adequada?
É essencial que os leitores desse artigo compreendam que a capacitação profissional é muito mais do que uma série de treinamentos da moda. Partindo desse princípio, há uma série de pontos importantes que precisam ser analisados, confira abaixo:
Formação de multiplicadores na empresa
Os multiplicadores são membros das equipes que assumem a responsabilidade de transmitir as informações relevantes para os demais. Devem ser colocados nesse papel os profissionais comunicativos e com perfil proativo. O gestor deve focar em estimular a cultura da inovação dentro da organização. Isso contribui para a disseminação de conhecimento entre os profissionais.
Identificação do cliente interno
Cada processo educacional tem melhor aderência num determinado perfil. O ideal é definir qual é esse perfil para cada atividade obtendo o máximo de bons resultados. É fundamental que seja feita a reflexão das motivações da capacitação e se ela é realmente necessária. Quais são os problemas que se está tentando resolver? Quais resultados são esperados?
Levantamento de necessidades
Para entender quando e que tipo de capacitações são mais relevantes para a equipe é interessante realizar entrevistas, questionários e outras formas de coleta de informações. O foco deve estar em identificar os maiores gargalos de forma a saná-los e resolvê-los diante dos líderes da companhia. Prevenir problemas futuros deve ser um mantra para os líderes.
Execução de um processo controlado
Para garantir o sucesso da empreitada de capacitação de pessoas é determinante desenvolver programas organizados e com resultados esperados definidos. A relação entre custo e benefício deve estar bem clara, assim como os métodos e temas a serem abordados. Quem serão os instrutores? Quais informações serão transmitidas? Qual é a infraestrutura necessária para o treinamento?
Avalie os resultados
Os custos do programa de capacitação devem ser colocados na ponta do lápis. O seu retorno também deve ser considerado de maneira a entender se ele está sendo significativo. O programa agregou valor à empresa? A produtividade aumentou? Comportamentos erráticos foram ajustados?
Conheça as etapas do processo de capacitação de funcionários
Anteriormente explanamos a respeito das bases de um programa de capacitação de pessoas verdadeiramente sólido. A seguir explicaremos com mais detalhes as diferentes etapas do processo de capacitação de funcionários.
1º etapa
Essa etapa consiste na explicação objetiva e completa do que realmente significa desenvolver e aprimorar capacidades profissionais. Entende-se como elas poderão ajudar a potenciar o desempenho dos colaboradores. Em seguida, deve-se identificar as principais dificuldades e limitações de cada colaborador, avaliando o comportamento e a performance de cada profissional.
2ª etapa
Na segunda etapa, a empresa deve elaborar e criar um planejamento eficaz de desenvolvimento de colaboradores. Neste projeto, é fundamental conter: os nomes dos profissionais participantes, o conteúdo que será abordado, o tipo de método aplicado, o local do treinamento e a definição do profissional que comandará este processo.
3ª etapa
Na terceira etapa deve ser definido o modelo de capacitação de colaboradores. Pode ser para socialização de novos funcionários, para cargos ou atividades específicas, para toda a equipe empresarial e treinamentos focados em promoções e planos de carreira.
4ª etapa
Na quarta etapa deve ser colocado em prática todo o projeto de capacitação elaborado pela empresa. Normalmente, ele é aplicado pelo departamento de Recursos Humanos ou pelos principais gestores.
5ª etapa
Nesta fase devem ser mensurados os resultados obtidos na realização do processo de desenvolvimento de profissionais.
Por que a capacitação profissional é importante?
Investir na capacitação dos colaboradores é determinante para melhorar os resultados obtidos pela companhia. Trata-se de uma forma de potencializar a capacidade intelectual dos colaboradores e as suas habilidades mais particulares. Em um ambiente corporativo em que existe essa preocupação em criar novos conhecimentos é possível ter resultados mais significativos.
Há uma série de benefícios óbvios de investir em capacitação profissional como o aumento da produtividade, por exemplo. No entanto, não podemos deixar de olhar também para os pontos mais subjetivos como o fato do ambiente ficar mais leve. A retenção de talentos em um ambiente corporativo agradável se torna muito mais simples.
Os profissionais se sentem bem em estar realizando as suas atividades e podem construir uma relação mais profunda com os colegas. Inclusive, nesses processos de capacitação recorrentes é possível que os colaboradores descubram novos talentos que sequer imaginavam que tinham. Com o passar do tempo, o programa de capacitação se transforma em um gerador de diferenciais.
As empresas que apostam e investem na capacitação tendem a se destacar no mercado por contarem com profissionais habilitados para diferentes situações. Ampliar os horizontes dos colaboradores é ampliar os horizontes da empresa. Os ganhos são palpáveis e mensuráveis. Vale a pena investir na capacitação para estabelecer o crescimento.
Você já participou de algum processo de capacitação organizacional? Como foi essa experiência? Quais conhecimentos agregaram ou melhoraram a sua atuação profissional? Deixe o seu comentário e compartilhe o conhecimento em suas redes sociais!