A contabilidade gerencial é uma ferramenta que permite a utilização dos registros contábeis como ferramenta de gestão empresarial, identificando, mensurando e preparando dados e informações financeiras para administrar a organização e fazer uso apropriado de seus recursos.
Para facilitar na tomada de decisões, a contabilidade gerencial precisa estabelecer a conexão entre as ações locais dos gerentes e a lucratividade da organização.
[php_everywhere instance=”2″]
Contabilidade gerencial e suas funções
Dentro de uma organização, a contabilidade gerencial vai apresentar informações essenciais para o gestor, ajudando-o nas tomadas de decisões assertivas.
A contabilidade gerencial também tem a função de fazer planejamento, visando alcançar um controle eficaz. O objetivo é controlar as atividades da empresa e organizar o sistema gerencial, permitindo que a administração tenha conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados.
A contabilidade gerencial, portanto, é a base de uma administração segura. Sua utilização traz sucesso para as organizações e reduz o risco de falência. Ela serve como ferramenta que aponta para os gestores a direção, estratégia, ação e os planos a serem seguidos. É como se fosse um termômetro que mede e trata a saúde geral de uma organização.
Ficou clara a importância da contabilidade gerencial para uma organização? Deixe seu comentário abaixo, e aproveite para curtir e compartilhar o texto em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: EM Karuna / Shutterstock