Se a meta da sua empresa é que as equipe se tornem mais produtivas, mas você ainda não encontrou uma metodologia para tornar isso realidade, talvez seja hora de você conhecer a Teoria U. Não, esta não é uma metodologia voltada para a gestão de negócios, pelo contrário, a Teoria U pode ser aplicada nos mais diversos tipos de organizações.
A Teoria U tem como principal objetivo aumentar a produtividade das pessoas por meio da descoberta de novos conhecimentos. Dividida em sete etapas, esta teoria é baseada no começo, meio e fim do processo de descoberta — e é justamente daí vem o “U”, que simboliza o trajeto percorrido. A primeira parte do U representa o começo, a segunda parte o meio e a terceira parte, o final.
Embora tenha sido desenvolvida por Otto Scharmer, a Teoria U tem raízes na década de 1960, nas pesquisas sobre pedagogia desenvolvidas na Holanda. Scharmer utilizou estes estudos para dar embasamento para a Teoria U, quase 30 anos depois dos estudos iniciais.
Etapas da Teoria U
A Teoria U é composta por 7 etapas:
- Suspensão;
- Redirecionamento;
- Deixar ir;
- Estar presente;
- Deixar vir;
- Decretar a Lei;
- Incorporar.
Benefícios da Teoria U
Uma das grandes vantagens da Teoria U é sua capacidade de promover mudança no modo de pensar e agir dos colaboradores. Por isso, um dos principais requisitos para que ela seja implementada na empresa é que todos os envolvidos nos processos estejam dispostos a aprender e abandonar velhos hábitos.
Assim como qualquer novo procedimento, a Teoria U deve ser implementada por pessoas que entendam do assunto, de modo a garantir que o processo ocorra conforme o esperado. Isso porque o sucesso da Teoria U vem justamente da transformação que ela promove nas pessoas, incentivando-as a serem melhores não só para si mesmas, mas também para os outros.
A Teoria U pode ser benéfica para a sua empresa? O que você pensa a respeito? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e deixar sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: blocberry / Shutterstock