Em uma escala de 0 a 10, que nota você dá para a sua oratória? Você verdadeiramente consegue se comunicar com amigos, familiares, colegas de trabalho, superiores e clientes de forma direta? Sua eloquência tem lhe ajudado a crescer pessoal e profissionalmente? Você realmente consegue se expressar de forma satisfatória?
A comunicação é, sem dúvida, uma das habilidades mais necessárias para qualquer pessoa que queira se destacar em alguma área da vida, principalmente no que se refere à carreira. Seja para manter amizades, desenvolver diálogos no relacionamento pessoal, encarar uma entrevista de emprego, realizar uma apresentação na faculdade, comandar uma reunião, convencer um cliente, entre outros inúmeros exemplos, falar com clareza e desenvoltura é uma habilidade a ser desenvolvida.
Afinal, o que é a oratória?
Segundo o dicionário Michaelis, a palavra oratória nada mais é do que a arte de falar em público de forma objetiva, estruturada e deliberada; a capacidade de se comunicar de forma clara e precisa utilizando uma série de técnicas de oratória específicas para este fim.
O objetivo da oratória é fazer com que a pessoa possa falar, informar, expressar, noticiar, instruir, orientar e, principalmente, convencer e influenciar pessoas, independentemente do ambiente em que se está inserido.
Esta capacidade tem sido cada vez mais procurada por profissionais das mais diversas áreas. Para alguns, essa pode até ser uma capacidade inata, mas, para a maioria, é uma aptidão que pode e deve ser desenvolvida continuamente.
[php_everywhere instance=”2″]
Técnicas de oratória
Conheça algumas importantes técnicas de apresentação e oratória que podem lhe ajudar a desenvolver e ampliar ainda mais a sua capacidade de se comunicar em público:
1. Cuide da sua apresentação pessoal
Você já deve ter ouvido falar que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Esse ditado também se aplica na hora de falar em público. Por isso, o primeiro passo é cuidar da sua imagem pessoal, da forma como você quer ser visto pelas outras pessoas.
Procure estar sempre bem alinhado, com roupas e sapatos limpos e adequados à ocasião, além de estar com barba, cabelos e unhas sempre aparados e higienizados. Esforce-se para gerar uma aparência agradável e uma boa impressão em quem lhe vê.
2. Seja natural
Não force a barra na hora de falar e gesticular. Seja apenas você mesmo e evite ser artificial. Aja com naturalidade, e isso já causará uma boa receptividade em quem lhe ouve. As pessoas percebem quando alguém está interpretando um personagem. Quando isso ocorre, o comunicador perde a sua credibilidade, e a audiência já não acredita intensamente naquilo que ele diz.
Portanto, não queira ser alguém que você não é. A autenticidade é uma característica importante na oratória. Você não precisa ser alguém absurdamente engraçado e extrovertido para ter a atenção do público. Seja você mesmo e dê o seu melhor, sem abandonar a sua personalidade.
3. Desenvolva a sua autoconfiança
Essa é, sem dúvida, uma das dicas mais importantes para uma oratória de excelência. Isso ocorre porque a autoconfiança gera ainda mais poder, ousadia e, principalmente, coragem para se comunicar sem medo. Por isso, treine o seu discurso e confie na sua inteligência e na sua capacidade de se comunicar.
Procure dizer mentalmente frases positivas como: “eu posso”, “eu consigo”, “eu sou capaz”, “minha apresentação será bem-sucedida” e “eu sou um profundo conhecedor do tema da minha apresentação” antes de se apresentar ou falar publicamente.
4. Relaxe
Outra dica importante é estar relaxado. Antes de qualquer apresentação, procure fazer pequenos exercícios de relaxamento corporal, como esticar braços e pernas, respirar pausada e tranquilamente, girar o corpo e a cabeça de um lado para o outro. Isso ajuda a descansar o corpo e também a mente.
Se você é uma pessoa naturalmente ansiosa, adote alguns hábitos que amenizam esse fator, como a meditação e a prática regular de exercícios físicos. Se desejar, pode também contar com a ajuda de um psicólogo para ajudar-lhe a lidar melhor com as suas emoções e conhecer técnicas de relaxamento.
5. Não antecipe possíveis erros
Por falar em ansiedade, tome cuidado para não se precipitar e adiantar erros que ainda nem foram cometidos. Procure imaginar mentalmente que todo o seu discurso será objetivo, claro e bem recebido pelos ouvintes. Se gaguejar ou cometer um erro ou outro, saiba que isso acontece até mesmo com grandes palestrantes e apresentadores. Ninguém o julgará por isso.
Alivie toda a tensão mental e pense sempre de forma positiva. Lembre-se de que as pessoas estarão ali porque escolheram ouvir você e os seus conhecimentos. Assim, as chances de você ser bem-sucedido em sua oratória serão muito maiores, pois os seus esforços mentais e físicos estarão todos destinados a essa finalidade.
6. Tome cuidado com o vocabulário e com a respiração
Antes de falar, é importantíssimo que você aprenda a controlar a respiração entre uma fala e outra, a fim de não atropelar frases e ser mal compreendido pelo público ouvinte. Isso o ajudará a controlar a pronúncia, a entonação e a velocidade da sua fala.
Além disso, é fundamental tomar cuidado com o vocabulário e com a dicção. Procure pronunciar as palavras de forma correta e bem articulada. Evite gírias e jargões que podem causar uma impressão contrária à desejada. Jamais utilize palavras e expressões que possam ofender alguém ou gerar ambiguidade (exceto se a ambiguidade for intencional).
7. Mantenha uma postura firme
Procure desenvolver uma presença impactante e segura e não faça gesticulações em excesso, que podem demonstrar nervosismo. Evite cruzar os braços, mexer no cabelo, andar de um lado para o outro sem parar, entre outras coisas.
Lembre-se de que o corpo fala. Por isso, olhe com confiança para a sua audiência. Mantenha a postura ereta, deixe as mãos livres e aja com confiança. Se precisar de papéis ou recursos audiovisuais em sua apresentação, alterne a atenção que você dá a eles e ao público. Evite as leituras. Pessoas vão a apresentações para ouvir a explicação de alguém, e não para ler ou ouvir alguém lendo um texto pronto.
8. Conheça o seu público e o local em que vai se apresentar
Antes de iniciar uma apresentação, é fundamental que você conheça quem serão os seus ouvintes, a sua formação intelectual, a sua faixa etária etc. Isso o ajudará a preparar o seu discurso e apresentação, de forma direcionada ao que os seus ouvintes esperam. Uma palestra sobre astronomia, por exemplo, terá dinâmicas muito diferentes se for direcionada ao público infantil, em comparação com o público adulto.
Além disso, é importante conhecer bem o local onde será feita a apresentação. Seja em uma sala de apresentações, um palco ou qualquer outro lugar, visite-o antes, verifique possíveis materiais e equipamentos que serão necessários e se prepare. Não deixe que nenhum imprevisto aconteça no momento da sua apresentação, como falha no aparelho de som, arquivos que não abrem, queda de energia, falta de microfones etc. Teste absolutamente tudo com antecedência e tenha planos alternativos.
9. Controle o seu medo
O medo é algo completamente natural. Todo mundo já sentiu medo na primeira apresentação, e com você não será diferente. O que você não pode fazer é deixar que ele lhe domine e influencie negativamente a sua oratória. Aprenda a administrá-lo e vencê-lo.
A função do medo é fazer com que você se prepare adequadamente para os desafios. Estando preparado, não há mais o que temer. Respire fundo e confie em sua própria capacidade.
10. Utilize todos os seus talentos
Por fim, procure utilizar todas as suas maiores habilidades, como animação, criatividade, bom humor e, principalmente, jogo de cintura, caso haja algum imprevisto ou situação inesperada. Pense em seus pontos fortes e utilize-os a seu favor.
Interagir com o público, contar histórias, fazer uma brincadeira para descontrair, tocar um instrumento musical, fazer demonstrações práticas — todos esses fatores enriquecem as apresentações. Pense naquilo que o deixa mais confortável e explore isso em sua performance.
E você, quais outras dicas considera importantes para fazer uma boa oratória e desenvolver uma comunicação eficaz? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e contribua com o seu conhecimento e experiência. Por fim, lembre-se também de compartilhar este artigo com os seus amigos, por meio das suas redes sociais!
Imagem: dotshock / Shutterstock
[php_everywhere instance=”1″]