A gestão do tempo tem um impacto profundo no desempenho das atividades e, principalmente, na entrega de resultados. Lidar com o tempo e com as diversas tarefas de um projeto certamente não é fácil, uma vez que no dia a dia são tantos os assuntos que exigem a nossa atenção, que muitas vezes acabamos deixando de resolver uma coisa ou outra, por não sabermos ou não gerenciarmos o nosso tempo de maneira eficiente.
Antes era mais complicado fazer esse gerenciamento de tempo, visto que contávamos apenas com agendas físicas para fazermos isso. Porém, hoje em dia, é possível contarmos com a tecnologia a nosso favor e utilizarmos aplicativos e técnicas que nos ajudam a realizar nossas atividades diárias com eficácia, obtendo os resultados que precisamos para crescermos e para fazer com que nossos projetos tenham a eficiência que precisamos deles.
Este é o caso da Técnica Pomodoro, que cada vez mais tem ganhado adeptos no mundo inteiro e que surgiu para auxiliar pessoas e empresas a alcançarem suas metas e objetivos de maneira assertiva e eficiente. Veja, a seguir, como esta metodologia funciona, quais seus benefícios e de que forma você pode aplicá-la em sua rotina.
[php_everywhere instance=”2″]
O que é a Técnica Pomodoro?
Francesco Cirillo era um jovem universitário que desejava otimizar seus estudos e aumentar sua produtividade. Ao procurar uma maneira de organizar suas atividades, ele utilizou um timer de cozinha para marcar o tempo para cada atividade. O timer (que tinha formato de tomate — que em italiano se diz Pomodoro) marcava 25 minutos e, durante este período de tempo, Francesco se concentrava e mantinha-se 100% focado em suas tarefas.
Foi daí que surgiu uma das técnicas que mais tem ajudado pessoas e equipes de trabalho a se manterem focadas no que precisam fazer no dia a dia, melhorando, assim, a sua performance, produtividade e se tornando indivíduos cada vez mais assertivos em suas rotinas.
Cirillo chegou a esta conclusão, pois viu que se a atividade a ser realizada fosse dividida em blocos, a probabilidade de serem produzidas melhorias, bem como de ser dada maior agilidade ao cérebro, para que este possa executar as tarefas com maestria, seriam muito maiores.
Como utilizar a Técnica Pomodoro
A Técnica Pomodoro é bastante simples. Para aplicá-la, é preciso um cronômetro, lápis, papel e muita disciplina. Siga o passo a passo a seguir:
- Liste as tarefas que devem ser cumpridas no dia;
- Divida seu tempo em parcelas de 25 minutos, chamados de pomodoros;
- Mantenha o foco integralmente na execução das tarefas durante cada pomodoro;
- Faça um intervalo de 5 minutos entre um pomodoro e outro. Aproveite para fazer algo que seja diferente da sua tarefa, como tomar um café ou fazer uma ligação;
- Se as suas tarefas utilizarem mais de quatro pomodoros, aumente os intervalos para 15 minutos;
- Caso você não tenha concluído as tarefas, marque na planilha o nível de percentual que já foi feito desta tarefa.
É importante lembrar…
Dentro do funcionamento da técnica, é importante ressaltar alguns pontos, para que assim ela seja ainda mais eficiente e o ajude a gerenciar o seu tempo da maneira que você deseja e necessita. Veja:
Não ceda às distrações
É fundamental destacar que a técnica exige bastante foco por parte de quem a está utilizando. Sendo assim, realize suas atividades sem nenhuma interrupção, para que assim você se torne cada vez mais produtivo e eficiente. Pare o que estiver fazendo apenas se o que precisar de sua atenção for extremamente importante, caso o contrário, você não terá os resultados que espera.
Se precisar, descanse um pouco mais
Pode ser que descansar apenas 5 minutos seja pouco, ainda mais quando a atividade que está sendo executada exige bastante energia, seja física ou mental, da sua parte. Assim, se ver a necessidade de estender um pouco mais o tempo de descanso, pode fazer isso sem problemas. Porém, volte logo ao trabalho, para que assim você não acabe se distraindo com as coisas ao seu redor.
Adapte o tempo ao que está sendo feito
Muitas vezes, estamos tão empolgados fazendo algo, que se formos interrompidos podemos acabar perdendo o foco e demorando mais para voltar à atividade. Nesse caso, a minha sugestão é que você adapte o tempo ao que você precisa fazer. Se 25 minutos for pouco, aumente um pouco mais e vá observando e adaptando à sua necessidade.
A Técnica Pomodoro e seus benefícios
A Pomodoro é uma técnica eficiente para detectar aquilo que te distrai durante as atividades. Além disso, a metodologia ajuda na manutenção do foco, gerenciamento e otimização do tempo investido nas tarefas, sendo uma excelente ferramenta para que os gestores de projetos identifiquem as tarefas que exigem mais tempo e o que distrai os membros da equipe.
Trata-se de uma técnica altamente eficiente no combate também a um dos grandes males que assolam empresas e equipes atualmente, que é a procrastinação. Muitas vezes, nos vemos tentados a olhar as mensagens recebidas em nossos celulares, a acessarmos nossas redes sociais para conferir o que está acontecendo com nossos amigos e no mundo, tudo isso bem no meio do expediente e durante a execução de nossas atividades.
Quando lançamos mão dessa super técnica de gerenciamento de tempo, evitamos que isso aconteça e, conforme o tempo vai passando, estes momentos de distração passam a ser cada vez menos tentadores. Por isso, é fundamental investir na implementação deste processo e desta técnica nas empresas, para que assim, as equipes tornem-se altamente eficazes.
Dicas de aplicativos
Antes de finalizar, aqui vão algumas dicas de aplicativos que você pode utilizar, para começar a se valer da técnica pomodoro em seu dia a dia:
- Be Focused
- Clear Focus
- Pomello
- Tomato-timer
- Focus Keeper
Estes foram apenas alguns exemplos que você pode utilizar, tanto no smartphone, quanto em seu computador. Além deles, existem muitos outros, que você pode encontrar com uma breve pesquisa na internet.
Tenho certeza, que a partir de agora você estará melhor preparado para gerenciar seu tempo e o tempo de execução de seus projetos da maneira que precisa: eficiente e assertiva.
Gostou deste artigo? Já conhecia esta técnica? Deixe o seu comentário me contando o que achou e lembre-se de continuar acompanhando nossos conteúdos, tanto nas redes sociais, aqui em nosso blog e em nosso canal no Youtube.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 1022803384 – https://www.shutterstock.com/pt/g/opturadesign