O ser humano tem a capacidade notável de tomar decisões e avaliar consequências, pelo menos na maior parte do tempo isso acontece. No entanto, essa capacidade muitas vezes é posta em cheque, fortes emoções como raiva, tristeza e até felicidade podem nublar o julgamento, fazendo com que tomemos decisões e ações impulsivas que acarretam arrependimento.
Mas por que é tão difícil tomar decisões sem sucumbir aos impulsos emocionais? Isso acontece porque a parte responsável pelo emocional do nosso cérebro trabalha muito mais depressa do que a racional, por isso o ser humano tem a tendência de agir de maneira mais emocional do que racional.
Mas afinal, o que é Inteligência Emocional?
Inteligência Emocional (IE) consiste em saber lidar e controlar as emoções ao invés de ser controlado por elas, gerindo as emoções negativas, que podem causar ações danosas tanto para si quanto para outros e impulsionando as emoções positivas, fazendo com que tomemos melhores atitudes. A racionalização das emoções acarreta em maior entendimento de suas atitudes e de outros, tornando-se mais fácil de lidar com inconveniências cotidianas.
A IE está intimamente ligada com a percepção que temos das nossas emoções e de outros. O controle de impulsos e a análise sistemática das motivações ajudam a melhorar a interpessoalidade, o que tornará mais atraente o convívio com você, melhorando os resultados dos grupos em que você está inserido.
Essa percepção das emoções ajuda diretamente na sua tomada de decisão, refletir sobre possíveis consequências ao invés de reagir instintivamente aos estímulos, fará com que você decida com mais calma e frieza é uma consequência direta de se ter uma Inteligência Emocional aprimorada.
Os 5 Pilares da Inteligência Emocional
De acordo com Daniel Goleman jornalista científico e psicólogo especializado na área de Inteligência Emocional, existem 5 pilares para se atingir a IE, e são:
1- Autoconhecimento Emocional
Entender-se é a chave da Inteligência Emocional. Compreender as motivações das ações que você toma é essencial. Não é fácil nem rápido, você deve estar ciente que a IE é um processo de aprimoramento constante, sendo assim, não se desespere. Escrever o que está sentindo e tentar entender as motivações dos seus atos é um excelente começo!
2 – Controle Emocional
Lembre-se sempre de que é normal passarmos por problemas na vida, todos nós estamos sujeitos a estresse e as ansiedades do dia a dia. Aprender a controlar esses sentimentos negativos é um grande passo na direção certa.
Lembre-se sempre de que toda situação tem uma saída, evite a negatividade, seja otimista, isso ajudará você a encontrar mais facilmente soluções.
3- Automotivação
Seja positivo, lembre-se sempre que pensar antes de fazer lhe trará melhores resultados e menos conflitos nas suas relações com os outros. Ao usar as suas emoções corretamente em vez dos estímulos negativos primários, você será capaz de atingir os seus objetivos. Otimismo é essencial!
4- Empatia
Entenda o outro, tente colocar-se no lugar das pessoas sempre, entenda que da mesma forma que você reage de forma negativa aos seus impulsos outros também. Seja sensível e demonstre preocupação genuína, isso vai melhorar muito suas relações.
5- Saiba se Relacionar
Ter boas relações com as pessoas à sua volta é vital pois, dessa forma, você criará um ambiente muito melhor, melhorando não só as suas relações como também contagiando quem está ao seu redor.
Vantagens da IE
Entendendo bem os pilares que a Inteligência Emocional se sustenta, é fácil ver os benefícios de se desenvolver constantemente a sua IE. Evidentemente não é fácil, todos estamos sujeitos às ansiedades, frustrações e problemas do cotidiano. Seja na família, trabalho, faculdade ou qualquer outro ambiente é de suma importância manter-se sustentado nos pilares da IE.
Se assim o fizer os seus relacionamentos em todos os âmbitos irão melhorar, você terá mais controle na sua vida, além de decisões mais racionais.Além de menos estresse e menos problemas de saúde decorrentes de emoções negativas.
Você se tornará mais produtivo e autoconfiante, lidando melhor com suas emoções e aflições, transformando-as em algo positivo sempre.
As emoções podem te afetar em todos os aspectos, controlá-las de maneira correta se apoiando nos pilares fará com que você tenha sucesso tanto profissional como pessoal, aumentando significativamente a qualidade de suas relações.
Não desanime! Como já mencionado, o cérebro é muito mais rápido em processar pensamentos emotivos do que cognitivos.
Ter uma Inteligência Emocional avançada é um exercício constante, não é fácil controlar as emoções, menos ainda neutralizar pensamentos negativos, mas com tempo e esforço você colherá os frutos de se cultivar diariamente a sua IE, melhorando a forma como você encara problemas e frustrações e lhe tornando uma pessoa mais acessível e agradável.