Mesmo diante da forte crise econômica e política, o brasileiro tem se mostrado cada vez mais criativo e inovador. Se o cenário não é favorável e inspirador, a tendência é que as pessoas criem maneiras de sobreviver financeiramente, e muitas delas optam pelo empreendedorismo como forma de se manter e desenvolver profissionalmente.
É neste contexto que surgem as startups, empresas que se caracterizam pelo aspecto inovador e por seu alto potencial de crescimento. Em geral, existem seis tipos de startup: Lifestyle Startup, Small-Business-Startups, Scalable Startup, Buyable Startup, Social Startup e Large-Company Startups. Cada um desses modelos de negócio possui suas especificidades e particularidades, sendo que quatro deles são indicados para o atual momento brasileiro. Descubra quais são a seguir:
[php_everywhere instance=”2″]
Tipos de startup indicados para o momento atual
Scalable Startups
Este é um modelo de empresa replicável e com grande potencial de crescimento, necessitando apenas de investimento. Em outras palavras, é uma pequena empresa formada por uma grande ideia. Trata-se de uma excelente opção para empreender, mas geralmente depende da existência de um investidor.
Large Company Startup
A Large Company Startup é uma grande empresa que está sempre em busca de inovação. É uma organização que se adapta facilmente a novos conceitos de mercado, destacando-se como um modelo indicado para a atual situação brasileira — já que tem condições de absorver os impactos da economia com mais facilidade.
Lifestyle Startups
Este é um modelo de empresa que é movido por um sonho e uma grande vontade de realizar coisas. É aquela empresa cujos profissionais vestem a camisa e lutam por um objetivo em comum.
Social Startups
O Social Startup é um tipo de startup que faz diferença no mundo e são sociais, pois afetam todo o contexto social em que atuam.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: arjuno / Shutterstock