Ser um empreendedor não é exatamente uma profissão, mas um estilo de vida que consiste em uma maneira de enxergar o mundo e identificar suas oportunidades. Nesse sentido, o empreendedorismo é altamente valorizado nos dias de hoje, visto que o indivíduo que se arrisca a empreender pode atuar em diferentes campos, e não necessariamente precisa abrir seu próprio negócio. Continue lendo o texto para saber mais sobre o assunto, pessoa querida!
O empreendedorismo no Brasil
Quando falamos de empreendedorismo no Brasil, não é possível desprezar a sua relevância para o desenvolvimento econômico e social do País. Em tempos de crise, um dos aspectos mais relevantes para a caracterização do empreendedorismo brasileiro é a sua capacidade de geração de empregos, com forte ênfase no empreendedorismo de caráter individual, ou seja, o desenvolvimento de uma atividade empreendedora com objetivos de alcançar as condições materiais necessárias para si próprio e família ou a auto-ocupação.
Isso significa que de cada 100 brasileiros e brasileiras no período adulto (18 – 64 anos), 36 deles estavam conduzindo alguma via de empreendedora, quer seja na criação ou aperfeiçoamento de um novo negócio, ou na manutenção de um negócio já estabelecido. Incrível, não é mesmo? Em números absolutos isso representa dizer que é de quase 50 milhões o contingente de brasileiros que já empreendem e/ou realizaram, em 2017, alguma ação visando a criação de um empreendimento em um futuro próximo. Conte-me se voc~e está entre esses brasileiros!
O perfil empreendedor
Para ter perfil empreendedor, a pessoa precisa ter como características principais:
-
- Iniciativa e proatividade: em todas as suas atividades como empreendedor é preciso ter essas duas virtudes. Só assim você ganhará destaque e mostrará o quanto está engajado e quer crescer com o seu modelo de negócio. Agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem.
- Liderança: a capacidade de liderança inclui saber motivar a equipe, corrigir desvios de caminho, avaliar o planejamento, saber selecionar os membros da equipe e estabelecer os desafios para que as metas da empresa sejam atingidas.
- Motivação: ao empreender, você precisa estar ciente de que vai passar por várias fases difíceis e que as crise, seja externa e interna, serão inevitáveis durante a sua caminhada. No entanto, a persistência atrelada à determinação e ao planejamento vão lhe ajudar a driblar os problemas. Nesses momentos, lembre-se de seu potencial e suas habilidades e, a partir daí, iniciar o plano de ação e conquistar seus objetivos.
- Criatividade: A criatividade é uma das melhores formas de encontrar soluções diferenciadas para os problemas e desafios do empreendedorismo. Ser criativo pode tornar suas atitudes mais empreendedoras, e fazer a diferença na criação de um novo negócio e no posicionamento de uma marca no mercado.
- Senso de responsabilidade: o empreendedor não pode esquecer que ele está no comando e que cabe a ele assumir a responsabilidade pelo negócio. É possível e aceitável delegar as funções para os outros, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos de terceiros, por mais competentes e confiáveis que eles sejam.
- Capacidade de assumir riscos: empreender é um ato arriscado e desde o princípio você tem de estar ciente disso. No entanto, correr riscos é diferente de correr perigo. Você corre perigo quando está desinformado. Se tiver as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado.
- Visão de futuro: o desenvolvimento da visão de longo prazo é um dos principais fundamentos do processo de formação de empreendedores. É impossível saber exatamente o que vai acontecer no futuro, mas é possível se preparar usando diferentes técnicas para desenvolver e ampliar a sua visão de longo prazo.
- Bom networking e comunicação: se você vai empreender, é preciso se fazer ver, ser lembrado pelos outros. Por isso, é importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos.
Entenda os tipos de empreendedorismo
Para a melhor compreensão da realidade do empreendedorismo no Brasil, não é suficiente conhecer apenas as características específicas dos empreendedores, é fundamental também que se conheçam os principais elementos que caracterizam o tipo, em sentido amplo, de negócio que está sendo criado, estruturado ou mantido pelo empreendedor brasileiro.
- Corporativo: o empreendedorismo corporativo se refere a identificação, desenvolvimento e implementação de novas ações e oportunidades em determinados negócios e na estrutura de uma empresa. Ele tem como objetivo provocar a inovação nas atividades da organização e, consequentemente, gerar melhorias nos recursos humanos e na estratégia do negócio.
- Social: este tipo de empreendedorismo tem como base a promoção de soluções e mudanças nos problemas da sociedade por meio de uma ideia, gerando desenvolvimento, qualidade de vida, cultura, melhorias ambientais e aprimoramento da economia para as pessoas. Trata-se de uma ação focada na cooperação mútua e não na competitividade.
- Individual: o empreendedorismo individual tem como característica a criação de novas empresas e negócios. Em outras palavras, são as organizações em fase inicial.
E aí, já decidiu qual se encaixa mais com a sua personalidade? Lembre-se de que o tipo de empreendedorismo empregado depende do ambiente em questão, bem como seu contexto, suas oportunidades, quem o pratica, o conceito do negócio e seus valores.
Conheça uma história de um empreendedor de sucesso! De engraxate à capa da revista Forbes.
O coaching e o empreendedorismo
Se você tem dúvidas sobre qual modelo de empreendedorismo você se encaixa ou precisa desenvolver algumas características pessoais para fortalecer o seu lado empreendedor, talvez a metodologia do coaching possa lhe ajudar. A técnica é considerada uma das mais modernas vertentes de desenvolvimento humano e pode transmitir os conhecimentos, as ferramentas e a orientação que você precisa para começar a empreender ou continuar empreendendo.
Com a missão de estimular o espírito empreendedor e inovador das pessoas, de incentivar a busca incessante por conhecimento, por novos métodos e técnicas administrativas, por ideias e soluções criativas, em favor do crescimento e da competitividade do mercado, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), criou o curso MBA Executivo em Gestão Empresarial & Coaching.
Trata-se de uma especialização em gestão empresarial com práticas em coaching, que proporciona a ampliação da visão de mercado e da atuação de líderes e empreendedores que desejam desempenhar seu papel com assertividade no que tange planejamento estratégico aliado ao desenvolvimento humano.
O curso MBA Executivo em Gestão Empresarial & Coaching tem por objetivo formar profissionais capazes de compreender o contexto econômico e sociopolítico em que estão inseridos e de intervir de forma competente na gestão de seus modelos de negócio.
Pretende-se preparar um profissional empreendedor, crítico e reflexivo, que saiba utilizar a metodologia coaching para enfrentar as incertezas, tomar decisões ágeis, solucionar problemas complexos e liderar pessoas, pautado por sua ética profissional e comprometido com as questões sociais e ambientais mundiais, nacionais e locais.
Você consegue identificar que tipo de empreendedorismo você pratica? Quais são suas características? Comente e compartilhe este artigo nas redes sociais.
Imagem: Iconic Bestiary / Shutterstock