Conheça os principais tipos de segmentação de marketing

Tipos de segmentação de marketing Tipos de segmentação de marketing – saiba quais são

 

Fazer marketing para uma empresa ou marca vai muito além de simplesmente divulgar produtos e serviços em espaços online e off-line. De forma sucinta, fazer marketing é elaborar várias estratégias para que uma empresa consiga adequar sua produção, mercadoria e serviços às necessidades dos consumidores.

As estratégias de marketing serão ainda mais eficientes se a empresa definir uma segmentação de interesses, em relação aos seus atuais e potenciais clientes. Para isso, é preciso elaborar pesquisas e fazer um planejamento que traga resultados positivos para os negócios de uma forma geral.

Levando este ponto em consideração, no artigo de hoje vou falar um pouco sobre segmentação de marketing e como este processo funciona dentro do ambiente corporativo. Acompanhe-me nesta leitura e confira:

[php_everywhere instance=”2″]

O que é marketing?

Antes de falar sobre os tipos de segmentação existentes no marketing, acredito ser importante falar um pouco sobre o conceito relacionado a esta área. O termo market, que vem do inglês e significa mercado, é utilizado para se referir aos estudos e pesquisas voltados para a análise dos dispositivos orientadores das relações de trocas de produtos, serviços ou ideias, sendo que, nesta dinâmica, são levadas em consideração as vantagens daqueles que vendem, assim como a satisfação dos que fazem a aquisição.

Muitos acreditam que o único e exclusivo objetivo do marketing é vender. Entretanto, a sua atuação envolve questões que vão muito além disso. O que quero dizer é que as atividades relacionadas a esta área são desenvolvidas no sentido de atender às necessidades do consumidor e do mercado como um todo, da melhor forma possível e de maneira assertiva.

Além disso, o processo que envolve o conceito de marketing engloba ações que são realizadas antes, durante e depois do momento em que venda efetivamente acontece, trabalhando a imagem da empresa no mercado e administrando, com verdadeira eficácia, a relação que se estabelece entre os parceiros da organização, seus clientes e a sociedade em geral. 

Assim, entende-se que o objetivo do marketing não é pura e simplesmente vender, mas sim aumentar o número de vendas, sem deixar de lado a satisfação completa do consumidor, que é quem ajuda o negócio a se tornar sustentável no mercado em que atua.

O que é segmentação de marketing?

Além do conceito de marketing, é preciso entender também aquele que está relacionado à segmentação dentro desta área. 

Neste sentido, quando uma pessoa fala em segmentação, ela está se referindo ao processo que se preocupa em dividir em grupos e segmentos distintos, os clientes em potencial de uma empresa, levando em consideração determinadas características. Geralmente, as pessoas que são colocadas dentro de tais segmentos, têm atributos que se assemelham e também diversos aspectos em comum.

Trata-se de uma ferramenta verdadeiramente eficiente, utilizada para alcançar o público-alvo com muito mais assertividade, uma vez que o processo torna mais fácil a elaboração e personalização das campanhas da empresa. Isso acontece, porque as estratégias passam a ser cada vez mais focadas naquilo que é realmente necessário e que vai trazer retorno, tanto para o consumidor, quanto para os negócios. 

Pode parecer algo simples, porém, contar com uma definição eficaz de segmentação de mercado, principalmente no momento da elaboração de um planejamento de marketing, contribui para que a empresa economize bastante, já que consumidores com comportamentos e características similares estarão agrupados em um segmento, que facilitará as ações determinadas para atingir cada um deles.

Tipos de segmentação de marketing

Agora que expliquei melhor sobre o conceito e também sobre a definição de segmentação de marketing, convido você a continuar esta leitura, para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto e entender melhor quais são e como funcionam as segmentações existentes na área.

Segmentação psicográfica

Nesse tipo de segmentação, é preciso se atentar ao estilo de vida do seu potencial cliente. As características psicológicas são primordiais para o desempenho de uma boa campanha. Fique atento a sinais como timidez, seriedade, irritabilidade e agitação, analisando também os valores pessoais de cada consumidor.

Prestar atenção nestes pontos é fundamental, pois, no processo de compra de uma pessoa, ela pode muito bem ser diretamente influenciada pela sua personalidade e pelo estilo de vida que leva. 

Segmentação geográfica

O modelo de segmentação geográfica lida com a localização dos clientes. É importante definir e levar em conta este tipo de informação, principalmente na hora de elaborar um planejamento estratégico e de marketing, pois pessoas de diferentes localidades, tendem a ter comportamentos de compra também distintos.

Isso quer dizer, que indivíduos localizados em diferentes regiões, seja do país ou de uma cidade, tendem a ter comportamentos também diferenciados, no que diz respeito à aquisição de um mesmo produto ou serviço. 

Segmentação demográfica

Esta é uma das segmentações mais usadas pelas empresas de grande, médio e pequeno porte. Com ela, a organização é capaz de analisar seus clientes pelo gênero, idade, ocupação, nível de escolaridade, faturamento mensal, estado civil, entre outras características.

Trata-se de um tipo comum dentro das empresas, porque, assim como a segmentação psicográfica, os profissionais da área de marketing sabem que o consumidor tem forte tendência a adquirir os produtos e serviços que almeja, levando também em consideração seus fatores demográficos. 

Segmentação comportamental

Este tipo de segmentação lida com a maneira como o cliente se comporta durante as compras: se ele está acompanhado, se ele está navegando na internet, se ele está nas redes sociais.

Além disso, dentro deste tipo de segmentação, acredita-se que uma pessoa decide adquirir determinado produto ou serviço com base naquilo que ela conhece acerca destes e também do seu uso.

[php_everywhere instance=”2″]

A importância da segmentação 

Investir em segmentação de marketing tem fundamental importância em um negócio, pois, através deste processo a empresa consegue, não só atrair com maior assertividade o seu público-alvo, como também fidelizá-lo, fazendo com que ele volte a fazer compras em seu estabelecimento ou solicite a prestação de seu serviço novamente. 

Em um mercado, em que o consumidor está cada vez mais bem informado e a sua atenção é constantemente disputada pelas empresas, é fundamental contar com estratégias capazes de fazer com que a organização preste a este um atendimento personalizado, fazendo com que ele sinta-se realmente especial. Dessa maneira, as chances de atraí-lo e fidelizá-lo aumentam de forma significativa.

Sendo assim, mais do que focar em vendas, é imprescindível, no cenário empresarial em que nos encontramos atualmente, que você se posicione de maneira a fazer com o seu cliente tenha uma experiência verdadeiramente positiva com a sua marca, pois assim, com certeza, ele voltará a fazer negócios com você.

Para que o seu negócio torne-se verdadeiramente sustentável e para que as estratégias e ações implementadas pela sua equipe lhe tragam os resultados almejados, é imprescindível segmentar o público-alvo da sua empresa, já que, dessa maneira, você terá muito mais chances de fidelizá-lo. 

E você, aplica estratégias de segmentação de marketing nos seus negócios? Quais resultados está tendo com isso? Conte-me mais sobre suas experiências nos comentários e lembre-se de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, para que seus amigos também entendam a importância de segmentar o público-alvo de uma empresa.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: Alex Mit / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010